Quando é a inscrição no EFA?
Período: 07/agosto a 06/setembro de 2024 (até às 23:59h)
Como faço para me inscrever no EFA?
Para realizar sua inscrição, preencha a “Ficha de Inscrição EFA2024” (link abaixo)!
https://forms.gle/Gy4fEeNH2vP1bo729
Além de um conjunto de informações pessoais e profissionais que você fornecerá ao longo do preenchimento da ficha, você deverá anexar:
1. Vídeo de Intenções. Vídeo de no máximo um minuto, descrevendo os motivos que o(a) levaram a querer participar do EFA, e como o EFA pode contribuir para a sua formação. Uma dica é procurar conhecer previamente o conteúdo e a dinâmica do EFA com ex participantes. Isso mostra que você já tem uma noção do funcionamento do evento e como ele pode ser importante para você. Reforçamos que não desejamos um vídeo de apresentação, na qual você discorra apenas sobre sua formação profissional. Procure ser sincero(a) e original. Isso é fundamental para que o comitê de seleção saiba se o EFA, de fato, será capaz de atender as suas expectativas. Lembre-se de que passar um mês em um evento em campo intensivo que não era o que você esperava pode ser bastante frustrante.
2. Projeto de pesquisa. Breve proposta de projeto para desenvolver em um prazo de cinco a sete dias, sendo até três deles dedicados à coleta de dados em campo. A proposta deve conter título, introdução, métodos e referências. A avaliação do projeto é de caráter classificatório. A partir do projeto, o comitê de seleção irá avaliar a sua noção sobre método científico. O projeto deve ser pensado para ser desenvolvido em uma floresta de terra firme, em ambientes terrestres ou aquáticos (pequenos riachos/igarapés). É muito importante que você seja coerente e esteja atento(a) para que seu projeto apresente embasamento teórico, hipótese(s) clara(s) e adequação metodológica. Não será viável a execução de projetos sobre temas associados à fragmentação (ex: efeito de borda, com moradores do entorno de fragmentos florestais), ou projetos em ambientes aquáticos de grandes rios, ou quaisquer outro tema que não associado a floresta de terra-firme. Projetos que não tratem do mesmo tema que o estudante trabalha em seu mestrado e/ou doutorado e que apresentem originalidade da ideia serão mais bem pontuados. Portanto, seja criativo na hipótese, mas sem perder a coerência lógica! Os candidatos podem pesquisar livros de campo dos últimos anos, para terem uma noção mais precisa da forma e conteúdo dos trabalhos que foram desenvolvidos. Mas cuidado para o seu projeto não ser uma cópia de um projeto anterior, mesmo que seja desenvolvido com outra espécie de animal ou planta. O projeto precisa ser original e redigido com suas próprias palavras. Plágios serão desclassificados.
ATENÇÃO:
Candidaturas incompletas serão descartadas do processo de seleção.
Aconselha-se a enviar sua inscrição o quanto antes para garantir que os documentos estejam organizados para análise e seleção.
A coordenação entrará em contato confirmando o recebimento dos documentos. Caso você não receba um e-mail de confirmação de recebimento da sua inscrição, entre em contato pelo e-mail ecologiadaflorestamazonica@gmail.com.
Candidatos(as) estrangeiros(as) precisam se informar com antecedência sobre como obter visto para participar do EFA.
Como é a seleção?
O EFA tem 20 vagas e é voltado para estudantes de pós-graduação em ecologia e áreas afins. A preferência é dada para estudantes que estão cursando o mestrado, que terminaram o mestrado, mas ainda não ingressaram no doutorado, e para doutorandos(as) com até um ano de curso. Mas estudantes que já estão no segundo ano do doutorado podem concorrer. Estudantes já graduados(as), mas que ainda não ingressaram em um programa de mestrado ou que ainda estão cursando a graduação não podem concorrer. Parte das vagas será destinada a cotas afirmativas (negro/as, pardo/as ou indígenas). Um comitê de seleção formado pelos(as) coordenadores(as) selecionará os(as) candidatos(as) visando maximizar a diversidade de estudantes tanto nos interesses de pesquisa, quanto nas regiões, países e instituições.
Divulgação dos selecionados
A partir de 20 de setembro de 2024.
Foto: Rafael Leitão