Qual o propósito do EFA?
O EFA tem o propósito de fornecer treinamento teórico-prático em método, redação científica e comunicação oral de forma a capacitar estudantes de pós-graduação em ecologia e áreas afins no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de artigos científicos de qualidade. Para isso, o foco é principalmente no processo de formulação de hipóteses e previsões e do uso da teoria na construção do conhecimento científico. O EFA ocorre totalmente em campo, mas possui tanto atividades teóricas (como o fornecimento de minicursos e discussões sobre a estrutura científica dos projetos), quanto práticas (como a obtenção de dados, redação e apresentação oral de projetos de pesquisa de curta duração). As atividades de coleta de dados em campo compreendem uma parcela do EFA. Boa parte do treinamento, entretanto, é feita nos acampamentos ou bases de pesquisa existentes nas diferentes áreas onde o EFA ocorre.
Quando será o EFA?
O evento será realizado inteiramente no campo, em áreas de floresta de terra firme e em grandes rios de planície do estado do Amazonas, entre os dias 29/10 e 27/11 de 2024.
Quando é a inscrição no EFA?
As inscrições vão de 07/agosto a 06/setembro de 2024 (até às 23:59h)
Como faço para me inscrever no EFA?
Veja detalhes na aba Inscrições!
Como o EFA funciona?
As atividades do EFA compreendem palestras, minicursos, e o desenvolvimento de projetos de pesquisa de curta duração. As palestras são ministradas pelo nosso corpo docente e enfocam questões variadas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação científica. Os minicursos são divididos em 1) ecologia e evolução da Amazônia; 2) desenvolvimento de projetos de pesquisa; 3) redação de manuscritos científicos; e 4) apresentações orais. O desenvolvimento de projetos de pesquisa compreende boa parte das atividades do EFA, havendo três tipos: Projetos Orientados (PO), Projetos Livres (PL) e Projeto Final (PF).
Projeto Orientado (PO)
Os POs têm duração de dois dias, são executados em grupos e orientados pelos(as) professores(as). Os grupos são definidos pelos(as) coordenadores(as) com base em uma estratégia que visa combinar competências complementares entre os membros. A ideia geral do projeto é pensada pelo(a) professor(a) responsável. Na noite anterior ao PO, cada professor(a) se reúne com o respectivo grupo para discutir a formulação das hipóteses e das previsões, assim como o planejamento experimental. Na manhã do primeiro dia é realizada a coleta de dados, e a tarde é reservada para processamento e análise dos resultados, discussão dos processos ecológicos ou evolutivos envolvidos no trabalho, e início da redação do manuscrito e da elaboração de uma apresentação oral. O segundo dia é reservado à finalização da redação do manuscrito e à apresentação oral referente ao projeto desenvolvido. Todos os manuscritos são recorrentemente corrigidos pelos(as) professores(as) com o intuito de simular o processo de submissão de um artigo para uma revista científica.
Projeto Livre (PL)
Os PLs seguem um formato similar aos POs, mas com algumas diferenças importantes: (i) o projeto deve ser concebido pelo grupo, não pelos(as) professores(as); (ii) a formação do grupo fica à critério dos(as) próprios(as) estudantes; (iii) têm duração de um dia, incluindo coleta, redação e apresentação oral; (iv) o produto final é um resumo científico e não um manuscrito. Na noite anterior à execução do PL, cada grupo tem que fazer um “papo de elevador” de 2 min, a fim de “vender” a ideia para um(as) dos(as) professores(as), que será o(a) supervisor(a) do grupo. Depois, o grupo faz uma breve reunião com o(a) supervisor(a) para lapidar a ideia.
Projeto Final (PF)
Os PFs serão executados em duplas. Os(as) estudantes têm cerca de duas semanas inteiras para formarem suas duplas e lapidarem suas ideias. Depois, na última fase do EFA, eles(elas) têm um dia para fechar a proposta e discuti-la com os(as) professores(as), um dia para fazer um piloto e ver se a coisa funciona na prática mesmo, e cinco dias para coletar e analisar dados, entregar o relatório (manuscrito) e fazer uma apresentação oral dos resultados. Assim como os POs, os PFs são corrigidos com o intuito de simular o processo de submissão de um artigo para uma revista científica. O PF não necessariamente será o projeto enviado para a inscrição/seleção.
Avaliação
Ao final do evento, o(a) estudante receberá um certificado acompanhado de sua avaliação. A avaliação é baseada na qualidade da participação e desenvolvimento científico de cada participante ao longo de todo o EFA, incluindo o conteúdo de seus trabalhos escritos e apresentações orais, e a capacidade de trabalho em grupo e colaboração para o coletivo.
Será que eu vou gostar do EFA?
É muito comum estudantes criarem expectativas que não estão de acordo com a realidade do EFA. Muitas dessas expectativas são lícitas. Mas imagine passar um mês imerso em um evento de treinamento intensivo fazendo algo que não era o que você queria? Por isso, para evitar que você se decepcione por não receber aquilo que esperava do EFA, avalie com carinho a lista abaixo. Nossa intenção é tentar fornecer o máximo de informações para que interessados(as) em fazer o EFA tenham uma compreensão mais clara do que passarão, caso sejam selecionados(as), e venham para o evento mais preparados(as) para experiência que queremos proporcionar.
O que esperar do EFA:
- Treinamento em método científico, incluindo levantamento de perguntas, hipóteses biológicas e previsões, planejamento amostral, obtenção de dados, apresentação e discussão de resultados
- Treinamento em redação científica
- Treinamento em apresentação oral
- Aprendizado do trabalho em equipe e da absorção de críticas construtivas
- Conhecimento básico sobre Ecologia e Evolução da Amazônia
O que não esperar do EFA:
- Treinamento de técnicas refinadas de coleta de dados em campo
- Longos períodos coletando dados e observando a natureza
- Coletas de espécimes com fins de pesquisas individuais e alheias aos propósitos do EFA
- Conhecimento aprofundado sobre história natural e ecologia de plantas e animais
- Treinamento de bioestatística e uso de softwares/programas de análises de dados
Quais professores(as) são responsáveis pelo EFA?
Três coordenadores(as) são responsáveis por conduzir as atividades ao longo do evento e contarão com um corpo docente composto de pesquisadores(as) convidados(as) de diferentes instituições do Brasil e do exterior. Os(as) pesquisadores(as) ministram palestras na sua área de atuação e atuam como orientadores(as) de grupos de estudantes que trabalharão no desenvolvimento de projetos curtos de ecologia ou evolução. Os(as) professores(as) também atuarão como revisores(as) dos manuscritos gerados nos projetos. Em geral, mais de um(a) professor(a) se envolve no processo de revisão e discussão dos manuscritos, principalmente nos projetos finais.
Idioma do EFA?
O evento será em Português e, consequentemente, participante de países de língua Espanhola ou outros idiomas precisam entender Português, mesmo que se comuniquem em Espanhol ou outros idiomas. Também é desejável ter habilidade mínima em escrita em Português. Palestras ou minicursos em línguas estrangeiras, principalmente o espanhol e o inglês, poderão ser ministradas durante o EFA.
Quanto custa o EFA?
O EFA é gratuito e fornece alimentação, redes de dormir, mosquiteiros, alojamento e transporte local.
O EFA não cobre despesas aéreas de viagens para Manaus e retorno à cidade do estudante. Incentivamos fortemente que os estudantes selecionados procurem recursos dos Programas de Pós-graduação das respectivas instituições para esse deslocamento. Durante os deslocamentos entre as localidades visitadas pelo EFA, gastos com alimentação e demais despesas pessoais serão da responsabilidade de cada estudante. Por fim, o EFA não cobre a contratação de seguro de vida, sendo este obrigatório. Neste sentido, além das passagens aéreas, considere esses gastos com alimentação entre as fases (estimamos em cerca de R$400) e a contratação de um seguro de vida (estimamos em cerca de R$40 para o mês inteiro).
São permitidos coleta e transporte de material biológico?
Durante o EFA não será permitida a coleta de material biológico para terceiros ou a remoção de material biológico para fora das áreas visitadas. No caso da necessidade de coletar material biológico para fins de pesquisa não associada ao EFA, o estudante deve obter todas as autorizações exigidas pelo governo brasileiro para as coletas pretendidas. Nas reservas do INPA e do PDBFF é necessária também a permissão destas instituições. Todas as coletas para fins didáticos durante o EFA possuem as devidas autorizações.
Dúvidas?
Para mais informações:
Telefone: (92) 3643-3229
e-mail: ecologiadaflorestamazonica@gmail.com
Flávia Santana – INPA
Rafael Leitão – UFMG
Carlos Rodrigues-Filho – INPA e Instituto Mamirauá
(Coordenadores do EFA)
Foto: Rafael Leitão