23 setembro 2022
Hoje é um dia muito importante que fica na história do grupo.
Após os tempos de pandemia, o coro regressou com muitos alunos do 5º ano!
Vai ser preciso muita força de vontade para colocar o grupo onde já esteve, mas vamos conseguir!
Todos juntos!
21 novembro 2015
PROJETO CANTAR MAIS
Foi inaugurado este site com "pompa e circunstância" no Encontro Nacional da APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical) em 21 de novembro de 2015.
Para todos os que gostam de cantar, para todos os que procuram "aquela" canção, este é o sítio. Contém a canção em audio, a partitura e estratégias o que pode facilitar uma exploração pedagógica mais bem conseguida da canção!
Um belíssimo trabalho da APEM! De acordo com os autores do projeto esta é a MISSÂO:
Fazer do cantar uma experiência central da aprendizagem e da vida musical das crianças e jovens, proporcionando as condições necessárias para que essa experiência assuma a qualidade e frequência indispensáveis ao seu enriquecimento estético, artístico, social e pessoal na escola e na comunidade.
Disponibilizar recursos artísticos e pedagógicos multimédia e tutoriais de formação para educadores e professores de modo a que a música nas escolas seja uma realidade para todas as crianças e jovens no âmbito do desenvolvimento de um currículo que proporcione experiências artísticas, musicais, sociais e culturais diversificadas e abrangentes.
Incentivar a realização de atividades artísticas e de criação musical no interior das escolas e das comunidades
Promover atividades artísticas e de criação musical através de apresentações públicas articulando com instituições de carácter formativo e cultural.
Contribuir para a promoção e valorização da língua e da cultura portuguesas e as suas articulações com diferentes saberes e comunidades, através da música e do cantar.
Vivamente aconselhado a todos os professores e educadores. Requer um registo faz-se em apenas um minuto!
Este projeto conta também com a participação do Musicentro e Vozes do Mar dos Salesianos do Estoril.
Pode visitá-lo aqui: CANTAR MAIS
15 setembro 2013
Recomeço dos ensaios
Na próxima semana recomeçam os ensaios com os mesmos horários do ano passado.
Ver na secção "Concertos" o que temos já agendado.
Primeiro Ciclo - quarta-feira | das 12:15 às 13:30 | Sala de Música do 1º Ciclo. Início a 18 de setembro.
Segundo e Terceiro Ciclos - sexta-feira | das 14:15 às 16:00 | Sala de Música do 2º e 3º Ciclos. Início das atividades: 20 de setembro.
18 maio 2013
MISSA COM O REITOR-MOR EM FÁTIMA
No passado dia 18 de maio de 2013 o Vozes do Mar esteve em Fátima a abrilhantar conjuntamente com o Coro ESSA a Eucaristia que marcava o Encontro da Família Salesiana com o Reitor-Mor dos Salesianos. Estamos de parabéns pela alegria, pela disponibilidade revelada quer na ida, quer na vinda. Mais uma vez as pessoas que nos escutaram foram unânimes em reconhecer a qualidade vocal do nosso coro, a começar pelo nosso Reitor-Mor!
Desta vez, houve ainda outro fator que enriqueceu a nossa experiência: o convívio com os nossos "irmãos mais velhos", o Coro ESSA. Dizia uma das cantoras do coro ESSA "adorei o ambiente e espírito de união que se viveu no sábado, não só entre o coro ESSA, mas também com o Vozes do Mar! É muito saudável o intercâmbio de gerações! Sábado, foi um dia que ficou gravado no meu coração, pelas melhores razões".
Vale a pena, ainda, ler com atenção a emoção do Padre Tarcízio, acabado de chegar do encontro com o Reitor-Mor:
Caros amigos e amigas!
Acabo de chegar do último evento associado à vinda do Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez, e queria dizer a todos, em nome próprio e em nome da comunidade, um grande obrigado!
A nossa participação e presença nos grandes momentos da visita do Reitor Mor comovem-me e fazem-me perceber como toda a dinâmica que empreendemos nos deve levar à descoberta do que é essencial: saber viver, saber conviver, descobrir a Verdade e ser felizes. Esta foi a mensagem fundamental que nos deixou d. Pascual Chávez; esta é a mensagem que deixo a todos com sentido de grande gratidão: pelo empenho, pelo sacrifício, pela disponibilidade, pela corresponsabilidade em tudo o que a nós diz respeito.
Posso afirmar que o Reitor Mor partiu muito satisfeito connosco. Com todos. Pela alegria e simplicidade. Pela interioridade e sentido de festa. Pela forma de rezar e de estar. Por todos formarmos uma grande família!
Que fique também muito clara a minha alegria pela nossa presença e o meu agradecimento a todos e a cada um pela vivência destes dias.
Valeu a pena! Sentimo-nos felizes e podemos partilhar a alegria e a nossa felicidade!
D. Bosco vive em nós!
Obrigado!
Pe. Tarcízio
3 maio 2013
Dia da Mãe
Hoje cantámos no Bom Dia a nossa canção dedicada a todas as mães. Foi lindo de ver e de ouvir! Podes recordar clicando aqui!
10 março 2013
TESOURO DOS SONS - CICLO DE MÚSICA SACRA (3ª Edição)
Cumpriu-se a terceira edição do "Tesouro dos Sons" (Ciclo de Música Sacra) nos passsados dia 10 e 17 de março de 2013.
No Concerto do dia 10, o Vozes do Mar esteve presente e encantou a audiência com a interpretação de peças do repertório clássico - Ave Maria de Bach / Gounod, o Pie Jesu de Andrew Lloyd Webber. Este ano a surpresa foi a estreia do Ave Maria de Caccini. A perfomance do Vozes do Mar foi muito aplaudida. É sempre de enaltecer quando um grupo infanto-juvenil ousa cantar, num tempo que privilegia o pop e o rock, temas dos autores clássicos. Ficamos ansiosos pela próxima edição do Tesouro dos Sons.
Juntamente com o Vozes do Mar esteve o nosso irmão mais velho, o Coro ESSA, que nos brindou com belas composições de Bach, Marco Frisina, Kodaly, Mozart. Os temas "Jesus Bleibet Meine Freude", o "Stabat Mater" e o "Ave Maria" do fundador do Coro ESSA, Padre foram dos mais aplaudidos. Com a entrada de novos membros coros em Janeiro, o Coro ESSA está mais coeso e equilibrado. Este coro já deu provas nos anos transactos, mas agora promete ainda mais!
Esteve ainda connosco um coro convidado, o Coro Vox Maris, superiormente dirigido pelo maestro Rui Pinto. Este coro veio abrilhantar a nossa tarde de música clássica e dizer-nos que não estamos sozinhos. Este coro também promove anualmente um ciclo de música sacra.
No concerto do dia 17, o concerto contou com as presenças do Coro ESSA, Coro de Câmara de Cascais e do Coro Vozes do Estoril.
Os coros utilizando os espaços do presbitério e do coro alto, e as peças acompanhadas por órgão de tubos e à capella, trouxeram um dinamismo e uma arte muito grandes.
Não faltaram os clássicos, os espirituais negros, excertos da Missa Étnica. A qualidade deste concerto dá-nos a garantia que estamos a trilhar o caminho certo. Venha a 4ª edição do Ciclo de Música Sacra!
23 março 2012
Festa da música 2º Ciclo
A convite do Dr. André atuámos na Festa da Música do 2º Ciclo. Tivemos ocasião mais uma vez de mostrar a nossa afinação e a nossa alegria. Foi uma das melhores atuações. Cantámos este repertório: Kumbayah, Dá-me Abraços (estreia), Acreditar, Meu Pai Querido e Livres Para Amar. As duas primeiras acompanhadas à guitarra e as últimas ao piano pelo nosso maestro.
Que pena os pais não terem assistido! Só alguns sortudos... É nestes dias que até apetece ser "Vozes do Mar"! Um agradecimento muito grande à equipa técnica liderada pelo Pedro Figueiredo que fez um trabalho muito profissional.Infelizmente não temos gravações. Se alguém tiver...
Dia do Pai 2012
Foi com muita alegria que cantámos hoje no "Bom Dia" a canção que o nosso maestro compôs para este dia. Interpretámos ainda o "Kumbayah" e "Livres para amar". Aqui fica a canção em honra do pai e que poderás descarragar livremente. É a nossa homenagem a todos os pais do mundo.
4 de março de 2012
Jornada Salesiana em Mogofores
A convite da Direção dos Salesianos na pessoa do Padre Sílvio, nosso pastoralista, o Coro Vozes do Mar deslocou-se a Mogofores para uma atuação na Eucaristia das 12 horas e um pequeno Concerto pelas 15:30 horas. Ambos os eventos tiveram lugar no Santuário de Mogofores tendo sido transmitidos em direto para a Rádio Salesiana para todo o mundo. O Concerto decorreu com muito agrado. Interpretámos algumas canções originais e outras de autores clássicos. As palmas generosas do público confirmavam a boa afinação, alegria e concentração do coro. Duas peças sobreassairam neste espetáculo: o Pie Jesu de Andrew Lloyd Webber e o Livres para amar do nosso maestro.
O sorriso estampado no rosto dos coralistas quando chegámos, apesar duma viagem relativamente longa, foi a melhor prova de que tínhamos passado um belo domingo. Agradecemos ao Padre José Fernandes (grande impulsionador do nosso coro) e ao João de Brito (diretor da escola salesiana de mogofores) o acolhimento que nos prestaram e todos os meios que puseram ao nosso dispor para que esta nossa jornada tenha sido um grande êxito.
Ficam aqui alguns momentos mais significativos.
22º Encontro de coros de Carcavelos
No dia 12 de Março, o coro Vozes do Mar participou no 22º encontro de coros a convite do Coro Infantil de Carcavelos. Além do nosso coro, participaram ainda o Coro Juvenil e Pequenos Cantores de Carcavelos, o Coro Infantil de Óbidos e o Coro Orfeão de Almeirim.
Às quinze horas, tal como combinado, estávamos às portas do ginásio da Rebelva. Sentíamo-nos contentes e entusiasmados por ir participar nesse evento. Passados alguns minutos, fomos sentar-nos nos nossos lugares. Lá esperámos que os outros grupos ensaiassem no palco as suas canções. Finalmente chegou a nossa vez de marcar os lugares no palco e realizar um pequeno ensaio. Fizemos um pequeno exercício de aquecimento de voz, e de seguida ensaiámos todas as canções do nosso programa. Depois disso, voltámos aos nossos lugares e o espectáculo começou.
Nós éramos o terceiro coro a actuar. Quando chegou a nossa vez, iniciámos o concerto com o “Kumbayha”, depois com o “Jubilate Coeli”, a seguir “Livres para Amar” , depois ”Diferentes Especiais” e a última foi “Acreditar”. Todos aplaudiram!
Algumas das canções foram acompanhadas à viola e outras foram à capella. As músicas foram praticamente todas feitas pelo nosso maestro, António Ferreira.
Quando todos os coros acabaram de cantar, o Presidente da Câmara falou um pouco sobre a sua infância e de como gostou do concerto.
Depois todos os coros cantaram o Hino da Alegria. Acabámos de cantar e fomos lanchar. Foi pena que muitas pessoas dos coros já tivessem ido embora, por o encontro ter acabado mais tarde do que o previsto.
Apesar de haver alguns coros melhores do que outros, no geral cantaram todos bem. Eu achei que foi um 22º encontro muito divertido porque as músicas eram giras e os coros interpretaram-nas bem. Todas as pessoas que lá estiveram também acharam. A forma delas o mostrarem foi batendo muitas palmas e cantando connosco as músicas.
Beatriz Ferreira
19 Março 2011