- Matéria Superdensa no Universo (2014 - atual)
- Descrição: O século 21 começou sem uma resposta satisfatória para um dos maiores enigmas da física da matéria: sob que condições manifestam-se na natureza os graus de liberdade fundamentais da matéria fortemente interagente, quarks e glúons, descritos pela Cromodinâmica Quântica, ou QCD, na sigla em inglês. Existem no Universo sistemas onde se espera que os graus de liberdade da matéria hadrônica apareçam e possam ser relevantes: o interior das estrelas superdensas, no qual a temperatura atinge 10 bilhões de Kelvin e a densidade ultrapassa o valor da densidade de saturação nuclear. Assim, o estudo sistemático e abrangente de sistemas que contêm estrelas compactas fornece a possibilidade real de avançarmos na compreensão do diagrama de fases da matéria sob condições de alta densidade e temperatura. Porém, é necessário apontar que pela complexidade desses objetos, não é possível avançar substancialmente utilizando apenas um número limitado de linhas de pesquisa e ferramentas, tanto teóricas quanto observacionais. Neste projeto temático, propomos uma série bastante abrangente de estudos destinados a melhorar a compreensão do problema das estrelas compactas e seu interior. Diante de novos resultados astronômicos oriundos de recentes missões espaciais, faz-se necessário um avanço teórico que explique a fenomenologia dos objetos compactos revelados. É nesse ponto que este projeto se insere com o objetivo de unir forças de sete instituições paulistas de excelência em astrofísica de estrelas compactas: ITA, IAG-USP, INPE, UNIFESP, UFABC, UFSCAR, UNESP-SJC e IFSP.
- Agência financiadora: Fapesp
- Coordenador: Manuel Malheiro
- New CompStar (2013 - atual)
- Descrição: Ação da Comunidade Européia para o estudo conjunto das propriedades das estrelas colapsadas e sua composição no diagrama de fases da QCD, financiada com recursos do sistema COST e que tem o Brasil como Partner pleno.
- Agência financiadora: CEE
- Coordenador: Jorge E. Horvath
- Protocolo de cooperação ICRANet- ITA (2011 - atual)
- Descrição: Os objetivos deste protocolo de cooperação são, em geral, promover o desenvolvimento e a difusão da pesquisa científica e tecnológica nos campos da Cosmologia, Gravitação e Astrofísica Relativística entre o International Center for Relativistic Astrophysics Network-ICRANet e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA As atividades a serem desenvolvidas no âmbito do presente protocolo de cooperação consistirão de ações conjuntas envolvendo um ou mais dos seguinte itens: I - intercâmbio institucional de docentes e/ou discentes de pós-graduação; II - desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisa, relacionadas às áreas de atuação do ITA e da ICRANet ; III organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração em áreas de pesquisa; IV promoção de atividades e eventos técnico-científicos e culturais abertos à população em geral; V oferta de oportunidades de formação de docentes e pesquisadores, mediante criação de cursos especializados de alto nível; VI oferta de cursos de treinamento e reciclagem, bem como o incentivo à abertura de linhas de pesquisa interinstitucional associadas a programas locais de pós-graduação; VII promoção de publicações conjuntas; VIII - promoção de atividades de cunho social, mediante oferta de atividades de extensão; IX intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa, em cada instituição.
- Coordenador: Manuel Malheiro
- A matéria hadrônica e QCD em astrofísica: supernovas, GRBs e estrelas compactas (2008 - 2013)
- Descrição: Estudo teórico e confrontação observacional dos efeitos do diagrama de fases da QCD (especialmente dos estados de matéria de quarks) na estrutura e evolução das estrelas compactas, incluindo seus eventos de nascimento e fenomenologia observada, e soluções exatas da estrutura com carga e campo magnético.
- Agência financiadora: Fapesp
- Coordenador: Jorge E. Horvath