2012.3.3 - Guincho

A caminhada começou na Praia do Guincho, onde se concentraram os 9 participantes, entre os quais a estreia do Domingos Brito.

Com o sol a espreitar por entre as nuvens e um intenso cheiro a maresia, lá seguimos a caminho do Forte das Velas (também conhecido por Forte do Guincho) e que foi construido em 1640, no reinado de D. João IV.

Encontra-se em mau estado de conservação e a aguardar a transformação em Centro de Interpretação do Parque Natural Sintra Cascais.

Descemos depois para a Praia do Abano, onde a foram dadas explicações sobre a história geológica de Sintra e as diferentes composições das rochas que avistávamos. Prosseguimos então pelo PR4, sempre junto à costa e com paisagens magnificas. Entrámos na parte mais radical do percurso, entre trovisco, esteva e carrasco lá chegámos perto da Biscaia.

Passámos então pelo forno da cal a caminho da Malveira da Serra, onde comemos as "sandochas" do almoço.

Após um cafézinho, toca a subir à parte alta da Malveira da Serra, onde se destacam enormes e belas vivendas, rodeadas de arvoredo.

A paisagem desnuda da costa dá lugar a enormes eucaliptos e grandes blocos de granito, do alto dos quais podiamos observar uma fantástica paisagem, incluindo toda a costa de Cascais, Costa da Caparica, Ponte 25 de Abril, etc.

Passando por Janes, Alcorvim e Charneca, chegámos de novo à Praia Grande do Guincho, onde se perfizeram os 13 km do percurso (porque acrescentámos uns desvios para enriquecer mais o passeio...eheh...)

Mas a actividade não acabou aqui... foi dada ordem de marcha até aos famosos "travesseiros" de Sintra, onde de barriga cheia nos despedimos até à próxima aventura...

PARTICIPANTES: Paulo; Isabel C; Rita; Guida; Luis; Irma; Dora; Sónia e Domingos

Fotos: PP