A MENINA E O PÉ
A MENINA E O PÉ nasceu a partir da pesquisa de mestrado da atriz, diretora e escritora Graziela Barduco, desenvolvida na Escola Superior de Artes Célia Helena, que teve como intuito principal abordar a relação entre o teatro infantil e as manifestações populares da cultura popular brasileira.
A ideia inicial foi ressaltar a importância de uma abordagem mais maciça acerca da cultura tradicional brasileira com o público infantil, refletindo diretamente na formação intelectual e cultural das crianças, bem como contribuindo para que fossem também integrantes de uma plateia com um repertório artístico amplo o suficiente para que haja possibilidade de escolhas.
Oferecer aos pequenos a transmissão de valores culturais pouco difundidos pela cultura de massa e garantir o acesso a estes valores, é inclusive uma escolha de caminho de tentativa de formação de uma plateia apreciadora da diversidade de expressões artísticas do nosso país, multicultural desde suas raízes.
A encenação se dá através de uma grande proximidade entre atores e espectadores, de modo que a interação entre ambos seja favorecida.
O cenário é composto por painéis e objetos de cena que compõem o quarto da menina Beatriz, trazendo elementos coloridos e rústicos, além de diversos instrumentos musicais presentes nas manifestações populares brasileiras.
Os figurinos são inspirados na cultura popular brasileira, principalmente com relação às cores, e a iluminação vem para realçá-los, bem como para realçar os elementos cênicos e a atmosfera lúdica do espetáculo.
Há ainda a utilização de um boneco, para compor o personagem Pezão, inspirado nos tradicionais cabeções da cultura popular brasileira.
As músicas utilizadas são todas autorais e foram concebidas a partir de poemas da diretora. Os atores cantam e dançam em cena, passando por diversos ritmos presentes nas danças tradicionais brasileiras como maracatu, caboclinho, cacuriá, cavalo marinho, coco, batuque de umbigada, jongo, entre outras.
O espetáculo foi premiado no 2º. Festita – Festival de Teatro de Itapevi (2019), nas categorias Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Cenário e 2º. Melhor Espetáculo, além de ter sido indicado nas categorias Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Sonoplastia.
***
SINOPSE:
O terrível Seboso Porcaleone, através de seus causos e percalços, faz uma tentativa de concretizar o seu plano de aprisionamento de pés e podridão universal, presenteando a Menina Beatriz com um par de botinas amaldiçoado, que além de aprisionar os seus pezinhos, acaba despertando neles um tenebroso chulé das catacumbas.
O espetáculo aborda e ressignifica elementos presentes nas manifestações populares brasileiras, além de fazer uma analogia entre o aprisionamento dos pés da protagonista e o cerceamento das ideias, e da liberdade de expressão, que ainda assola o pensamento crítico e artístico.
PERSONAGENS:
Menina Beatriz
Pezão
Mãe de Beatriz
Boneco Arturito
Seboso Porcaleone
FICHA TÉCNICA:
Direção: Graziela Barduco
Dramaturgia: Graziela Barduco e J.P. Rezek
Elenco: Aline Pavani, Gê Mello, Catarina Aretha, David Casanova e Jussara Freitas
Música e Sonoplastia: J.P. Rezek e David Casanova
Preparação Corporal: Maria Eugenia Almeida
Consultoria Vocal: Stephanie Barreto
Cenário: Grazie Grassone
Boneco: Guto Junqueira
Figurinos: Nah Rodrigues
Consultoria em Maquiagem: Pry Chuahy
Iluminação: Graziela Barduco
Fotografia: Rosangela Gois
Produção: Cia Cordiais
Serviço:
A MENINA E O PÉ
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Produção: Cia Cordiais
Site: ciacordiais.com.br