Resumo do Projeto

BRINCANDO COM A NATUREZA: Pequenos Conservadores, Grandes Seres Humanos

Coordenação: Wanessa de Souza Baptista¹

1 – Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Tema: Educação Ambiental

1. INTRODUÇÃO

De acordo com MUKHINA,1995 o conteúdo adquirido pelo adulto através de experiência social ou acadêmica, quando passado para a criança, torna- se fonte do desenvolvimento psíquico dela. Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças das estruturas cognitivas, segundo ele, essas mudanças ocorrem por estágios que seguem idades mais ou menos determinadas, divididos em Sensório-Motor (0 - 2 anos), Pré-Operatório (2 -7 anos), Operatório-Concreto (7 - 11 anos) e Operatório Formal (12 anos em diante).

Com essa concepção, esse projeto pretende trabalhar com o estágio pré-operatório, onde a criança possui percepção global sem discriminar detalhes, deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos e não aceita a idéia do acaso, pois tudo deve ter uma explicação.

2. OBJETIVOS

O objetivo geral desta proposta é auxiliar o processo de formação do pensamento ético, social, cultural e ambientalmente consciente de crianças que se encontram no estágio pré - operatório.

Quanto à atitude, espera-se que estas não fiquem restritas ao período do projeto, nem delimitadas ao interior escolar. Mas que, de certa forma, possam ser traduzidas em efetivas ações do cotidiano, contribuindo para uma sociedade ambientalmente mais saudável e socialmente mais justa.

Objetivos específicos:

1. OFICINA de Análise de conhecimento: Avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, referentes aos assuntos que serão trabalhados.

2. OFICINA de Meio Ambiente: Introduzir o tema meio ambiente, para possibilitar o acréscimo de novos conhecimentos aos alunos nas próximas oficinas.

3. OFICINA do Lixo: Conscientizar sobre os problemas do lixo, além de introduzir a idéia dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). [Idéia inicial LEF]

4. OFICINA de Teatro de fantoche: Destacar os problemas causados pelo lixo, e sugerir mudanças nos hábitos dos alunos.

5. OFICINA de Contação de história: Levar aos alunos o problema causado pelo desperdiço e poluição da água, e como eles podem ser evitados.

6. OFICINA de Colorir: Reforçar nos estudantes os conceitos trabalhados na oficina anterior.

7. OFICINA de Filme: Trabalhar o comportamento animal e a interferência humana.

8. OFICINA de Brincadeiras: Fixar os conceitos trabalhados.

9. OFICINA de Análise de conhecimento: Analisar a influência das oficinas no aprendizado dos alunos.

10. OFICINA de Encerramento: Mostrar o trabalho desenvolvido.

3. METODOLOGIA DE TRABALHO

O projeto será desenvolvido no CIEP Francisco Cavalcante Pontes de Miranda, com duração de um ano. Pretende-se trabalhar com uma turma pré-escolar ou do 1º ano do 1º ciclo, onde no decorrer do ano letivo 10 oficinas serão aplicadas em sala no horário de aula, com a presença da professora.

A execução do projeto é dividida em dez oficinas:

1. Análise de conhecimento: Em um papel branco, solicitar aos alunos que desenhem o que eles entendem por meio ambiente, assim também em outra folha, desenhar quais são as ações certas e erradas desenvolvidas pelo homem.

2. Meio Ambiente: Iniciar a oficina com uma pequena conversa sobre o que é meio ambiente, ilustrando com figuras, fotografias, desenhos e até mesmo vídeo (caso possível), aumentando assim a curiosidade e atenção dos alunos.

3. Lixo: Dinâmica de sensibilização, discussão sobre os três R’s e artesanato com oficina da música.

4. Teatro de fantoche: Apresentar uma historinha sobre o lixo, logo em seguida utilizar de meias “velhas” para fazer bonequinhos de fantoche, desenvolvendo uma reutilização.

5. Contação de história: Contar uma história de maneira lúdica, utilizando figuras, e até mesmo pequenas interpretações.

6. Pintando o sete: Vários desenhos serão entregues aos alunos, e eles deveram pintar somente aqueles a qual ação está correta.

7. Filme: Passar a animação “Os sem floresta”.

8. Brincadeiras: Brincadeiras do cotidiano dos alunos serão adaptadas para a fixação dos conceitos trabalhados anteriormente.

9. Análise de conhecimento: Em um papel branco, solicitar aos alunos que desenhem o que eles entendem por meio ambiente, assim também em outra folha, desenhar quais ações certas e erradas, que o homem faz sobre esse ambiente.

10. Vídeo de encerramento: Passar um vídeo com as fotos de todas as oficinas, e de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos.

4. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM O PROJETO

A avaliação das atividades do projeto será realizada por meios complementares:

  1. Observação extensiva: durante as oficinas, os alunos são observados e suas reações, perguntas, interesse e demais meios de intervenção são discretamente registrados.
  2. Análise de conhecimento: os desenhos das duas etapas, prévia e posterior, serão analisados e enquadrados em categorias. Os desenhos de “meio ambiente” nas seguintes categorias: Ambiente Natural, Ambiente Urbano e Ambiente com Problema. E os desenhos das “atitudes humanas”, nas seguintes categorias: Resposta Certa, Resposta Errada.

Essas categorias que definem os desenhos sobre o “meio ambiente” são para observar como os alunos o vêem e o definem, onde:

Na categoria Ambiente Natural, se enquadrarão os desenhos com paisagem natural, como animais selvagens, florestas, praias, entre outros.

Na categoria Ambiente Urbano, se enquadrarão os desenhos com paisagens urbanas, como casa, prédios, escola, ruas e avenidas, entre outros.

Na categoria Ambiente com Problema, se enquadrarão os desenhos que relatam problemas, tanto nos ambientes naturais, quanto nos ambientes urbanos.

Já as categorias que definem os desenhos “atitudes humanas”, são para fazer uma análise quantitativa de erros e acertos, além de observar, o que os alunos entendem por uma boa ou má atitude ambiental.

Na categoria Resposta Certa, se enquadrarão todos os desenhos que definirem corretamente o que foi pedido, ou seja, se na parte de boa ação, estiver um desenho fiel a essa situação, ele se enquadrará na categoria, “Resposta Certa”.

Na categoria Resposta Errada, se enquadrarão todos os desenhos que definirem de maneira errada o que foi pedido, ou seja, se na parte de boa ação, estiver um desenho contrário a essa situação, ele se enquadrará na categoria “Resposta Errada”.

5. CONCLUSÃO

Criar uma consciência ambiental em crianças que ainda estão na fase pré-operatório, é garantia que no futuro existiram adultos preocupados com suas ações e conseqüências das mesmas no meio ambiente.