FAUNA ANGOLANA

 
       Os paneis com motivos da fauna Angolana, foram em grande parte inspirados em gravuras baseadas em  desenhos de Roberto Ivens, realizados durante a sua grande expedição que fez com Hermenegildo Capelo e que ficou descrita no livro «De Angola à Contra-Costa» de autoria dos próprios.
 
 
Painel 153 - PALANCA NEGRA, simbolo de Angola
 
 
 153- gravura que serviu de inspiração
 
 
 Painel 94 - Girafa angolana (Nome científico – Giraffa camelopardalis angolensis) – Rara, sem corno nasal. Ameaçada de extinção, vive no sul da linha do Equador, em Angola, Namibia, Botsuana, e Zambia. Pelagem: manchas largas e grandes, sub-quadrangulares com seus contornos bem marcados, algumas com vincos envolta de seus contornos, manchas espaçadas que se estendem às pernas.
 
 
 

 
Painel 97 - Crocodilo a devorar um cão pintura inspirada em gravura, em baixo reproduzida, da obra de Ivens e Capelo «De Angola à Contra-Costa», e do lado direito estão representadas gazelas a pastar.
 
   

Painel antes do restauro

 
 

 
Painel 104 - Painel dividido ao meio por janela com uma Cegonha e uma Avestruz como temas centrais

 
Painel 111
-( promenor) Hipopotamo
 
 ------

 
Painel 112 e 116 - Gnu e do lado direito a cabra capadji a cabra dos pantanos (inspirada em gravura do livro "De Angola á Contra-Costa", de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo
 

 -------

 
 

gravura do livro "De Angola á Contra-Costa", de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo

 

Painel 119 e 123 - Antilopes, com Impalas do lado esquerdo e o outro painel com o Kudu (Tregelaphus strepsiceros) é uma espécie de antílope cujo habitat vai desde a África do Sul á Etiópia. Um touro Kudu pode chegar a uma altura de 1,5 metros e tem uma coloração que vai de um cinzento avermelhado até quase azul. As suas características de visão aguçada, bom sentido de audição, olfacto apurado e grande velocidade fazem dele um animal difícil de capturar.
 
 

Painel 124 - Rinoceronte
 
 

Painel 127 - Antilopes: caama e gunga ( paineis inspirados em gravuras da obra de Ivens e Capelo «De Angola à Contra-Costa»)
 
 
Gravuras da obra de Ivens e Capelo «De Angola à Contra-Costa» que serviram de base de inspiração a varios paineis 
 
 

 

   
 
Painel 134 - Javali e Boi do mato
 
 
   
 
Painel 141 - Elefante
 
 
 
Painel 142 - Zebras na savana
 
gravura do livro "De Angola á Contra-Costa", de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo, que serviu de inspiração. 

   
------
 
 
Painel 146 - Leoa com a sua caça
 
 
Painel 149 - Kobus ellipsiprymnus - Antilope africano
 
 
 
 -----
 

 
 
 
 
 
 
Paineis sobre a fauna Angolana
 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
Comments