Quando o assunto é a produção de textos, vários elementos são importantes, e um deles, sem dúvidas, é a PARAGRAFAÇÃO.
Você sabe o que é paragrafação? Em textos escritos, parágrafo é um elemento muito importante na estrutura textual e consiste em um agrupamento de frases que estão ali, juntinhas, por alguma razão.
Na prática, o parágrafo é marcado por um recuo à esquerda da linha, mas o que é isso? Significa que, antes de começar a escrever, eu deixo um espacinho vago.
"E se eu optar por não separar o meu texto em parágrafos?" Pode ser que o seu texto fique confuso, e o leitor tenha dificuldade para compreendê-lo! E quais são os critérios para a separação entre um parágrafo e outro?
O parágrafo deve ser constituído por apenas uma ideia núcleo, uma ideia central, mais importante. É claro que, a partir disso, serão desenvolvidas ideias secundárias que ajudarão a compreender a informação principal;
A ideia núcleo de cada parágrafo precisa estar conectada à ideia principal do texto como um todo;
Os parágrafos precisam de uma conexão: não podemos passar ao leitor a ideia de que mudamos totalmente de assunto. Embora cada parágrafo desenvolva uma ideia núcleo, todos eles estão conectados, e o objetivo é a compreensão da ideia principal do texto como um todo.
E o tamanho? Qual deve ser o tamanho de cada parágrafo? Não existe uma regra que determine que o parágrafo deve ter determinado número de linhas. É importante sim ter noção de que o texto precisa ser equilibrado: se eu desenvolvi uma ideia em tantas linhas, é importante que eu desenvolva a ideia do outro parágrafo em um número compatível de linhas, mas - repito - isso não é regra! O importante é ler o parágrafo e perceber que a sua ideia núcleo foi desenvolvida de forma completa e colabora de maneira eficiente com a compreensão total do texto.
Em textos falados (linguagem oral), muitas vezes não temos a possibilidade de corrigir o que foi dito, voltar, reformular a ideia, mas o texto escrito, principalmente as atividades escolares, permite-nos fazer isso. Então pratique a reescrita do parágrafo! Reescreva o parágrafo quando você perceber que:
Não ficou bom;
O parágrafo tratou de mais de uma ideia importante (ideia núcleo);
Houve fuga/desvio da ideia principal do texto;
A ideia do parágrafo não foi bem desenvolvida;
O parágrafo não combina com o resto do texto e parece "deslocado".