Imagem mitológica do Titã Atlas em seu castigo eterno de carregar a abóbada celeste e (a direita) a sua acepção atual como "coleção de mapas", demonstrando em perspectiva os mapas do município de São José dos Campos produzidos no projeto Atlas.
O Atlas Histórico do Patrimônio Ambiental de São José dos Campos compreende uma coleção de mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, documentos históricos, vídeos, sons, gráficos e ilustrações, utilizando textos descritivos e analíticos que retratam a origem e a evolução do patrimônio ambiental de São José dos Campos.
Integra referências e fontes para pesquisa universitária e difusão didático-pedagógica. Propõe-se a demonstrar os principais patrimônios ambientais do município e a traduzir complexos processos ambientais e culturais envolvidos na transformação da paisagem, tornando-as acessíveis ao público em geral, principalmente alunos e professores do ensino fundamental e médio, por abordar de forma multidisciplinar e integrada, as transformações do espaço vivido.
A paisagem do município é considerada um grande patrimônio ambiental e cultural, sendo apresentados em temas relacionados a seu suporte , sua cobertura, e seu envoltório.
São enfocados o distrito de São Francisco Xavier, o Banhado, a Reserva Ecológica Augusto Ruschii, o Parque da Cidade, o Rio Paraíba do Sul e as Praças Afonso Pena, João Mendes (do Sapo) e Cônego Lima (da matriz).
Os processos abordados serão os de evolução geológica, transformação da vegetação natural, na hidrografia, preservação e conservação do patrimônio ambiental e o turismo ecológico-cultural.
O "Atlas" enfatiza as relações "ambiente-sociedade" na transformação da paisagem, abordando o processo de planejamento na organização do espaço e na melhoria da qualidade ambiental.
A intenção do Atlas é promover o real através do virtual, demonstrando ao público em geral e, especialmente, aos professores e alunos do ensino fundamental e médio, os patrimônios ambientais que existiram no passado, a riqueza ambiental que ainda existe e o que poderá acontecer com os patrimônios se nada for feito no presente para protegê-los. Essa intenção pode ser descrita nas seguintes questões que procuramos responder:
O que Herdamos? O que Deixamos de Herdar? O que Iremos Deixar de Herança?
O Atlas pretende ajudar a responder estas tão importantes questões e provocar mudanças de atitude na população em relação aos Patrimônios Ambientais Joseenses, auxiliando concretamente na sua preservação