As Expedições Atlas constituem um processo de ensino-aprendizagem que propicia a observação e a vivência de experiências fora do cotidiano da sala de aula, sendo uma atividade complementar às aulas teóricas, com o intuito de enriquecer seu conteúdo didático, levando ao conhecimento da natureza e seus processos.
As aulas de campo permitem, ainda, o desenvolvimento da percepção ambiental do aluno, estimulando a capacidade de aprendizado pela observação direta do seu espaço de vivência, estimulando sua capacidade de adaptação social, sua integração e autonomia.
As Expedições Atlas são parte integrante do Projeto Científico e Cultural "Atlas Ambiental de São José dos Campos" e constituem uma atividade complementar a este trabalho, integrada às informações teóricas fornecidas em sala de aula, fazendo do percorrer as trilhas interpretativas um caminho para os conhecimentos previstos nos temas transversais "Meio-Ambiente", "Cidadania", "Ética" e "Trabalho e Consumo", e para os conteúdos para as disciplinas Ciências, Biologia, Geografia e História, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
O professor recebe apoio completo para a realização da Expedição, incluindo o planejamento preliminar, o material pedagógico, o transporte, o acompanhamento na expedição e o auxílio na avaliação do processo extra-classe.
No entanto, o professor não será apenas um agente passivo nesse processo, mas contribuirá com seus conhecimentos nas diversas etapas da expedição, podendo explorar suas vivências posteriormente em diferentes temas e disciplinas.
Arquivo no formato Adobe Acrobat (pdf) do Roteiro das Expedições Atlas para Trilhas Interpretativas da natureza para visualizar ou baixar para seu computador.
O projeto Expedições Atlas foi um projeto integrante e complementar ao projeto Atlas Ambiental de São José dos Campos desenvolvido entre 2001 e 2004.