Palestras
António Dias Farinha (FLUL - CH, Prof. catedrático jub.)
Vítor Serrão (FLUL - IHA, Prof. catedrático, colab.EAs)
Comunicações e apresentações
Ana Paula Avelar (U. Aberta - CHAM, ass. CH-FLUL, colab.EAs)
António Barrento (FLUL, colab.EAs - Doutorando U. Londres - SOAS)
Cátia Barbara Dias Candeias (Bolseira Instituto Camões; Ass.cult. Korsang di Melaka)
Ernestine Carreira (U. Provence, F)
Joseph Levi (George Washington University, USA)
Lúcio Sousa (NICPRI.UE)
Manuel Lobato (IICT)
Marco António Martins (NICPRI.UE)
Maria de Deus Beites Manso (U. Évora - NICPRI) - coord.
Maria Augusta Lima Cruz (U. Minho)
Maria Fernanda Matias (F.C. Gulbenkian)
Maria José Grosso (FLUL - CAPLE, colab. EAs)
Maria Leonor García da Cruz (FLUL - CH) - coord.
Nuno Carlos Almeida (IPAD 2006-10)
Serafina Martins (FLUL - CLEPUL, colab.EAs)
Posters
Luís Miguel Martins (Mestrando FLUL)
Maurício Ieiri (CLEPUL, Mestrando FLUL)
Mónica Reis (CHAIA, Doutoranda U.Algarve)
ORADORES CONVIDADOS PRESENTES
Conseguiu-se reunir neste projecto docentes e investigadores de diversas Instituições de Ensino Superior, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento dos estudos sobre a Ásia e relações com a Europa em áreas coordenadas de Humanidades e de Ciências Sociais.
Dos Estudos Asiáticos da FLUL participam professores doutorados e investigadores doutorandos que exercem a docência no Curso de Licenciatura (no seu terceiro ano de funcionamento) e se preparam para assegurar seminários de pós-graduação da FLUL nesta área de especialização (criação em curso na FLUL). Provêm, ocasionalmente, de instituições de formação e de estágio profissional, europeias e asiáticas.
Os investigadores docentes do NICPRI.UE e do CH/FLUL evidenciam, naturalmente, um largo curriculum científico e pedagógico nas duas áreas atrás mencionadas.
Trata-se de um conjunto de especialistas a conjugar com outros residentes ou estantes na América e na Ásia (EUA, Brasil, China e Japão), cuja participação no Colóquio se pretende assegurar, de forma a consolidar intercâmbio científico e desenvolvimento de redes institucionais de nível internacional.
O Colóquio integra espaços de palestras, comunicações e posters, de debate e de actividades culturais. Visa a captação e envolvimento de estudantes e de investigadores em formação para o prosseguimento de pesquisas sobre o SE asiático e as suas comunicações inter-regionais e intercontinentais, desde os primeiros contactos sistemáticos com a Europa (protagonismo de Portugal) até à actualidade.