newsletter APAES
Retomámos a edição da Newsletter APAES. Já saiu o 1º número deste ano letivo...
Veja aqui
newsletter do projeto Educar Financeiramente
Já saiu a newsletter do 3º Período do projeto Educar Financeiramente deste ano letivo!
Veja quantas atividades foram dinamizadas neste projeto... Desde o 1°ciclo ao 12° ano.
Muitos parabéns a todos os envolvidos, em especial à sua coordenadora e grande dinamizadora, Profª Ana Callaty Garcia
Acesso ao conteúdo da newsletter
Bandeiras Eco-Escolas
Foram recentemente hasteadas as bandeiras Eco-Escolas na Escola Secundária de Sampaio e na Escola Básica do Castelo, com cerimónias participadas, com os delegados ambientais de cada uma das escolas e alguns convidados, entre os quais, a APAES.
Na escola Secundária, a cerimónia teve lugar no dia 6/11 e na Básica do Castelo, no dia 20/11...
Parabéns a todos os que contribuíram para que tal fosse possível 👏🏻👏🏻
Notícia Eco-Escolas
No dia 10 de outubro, a Secundária de Sampaio e a EB Castelo participaram com alunos e professores numa atividade Eco-Escolas, o Galardão Eco-Escolas, que reúne as escolas nacionais que participam no projeto. O aluno Daniel Nero da turma 10ºC escreveu a notícia (com alguma orientação das professoras) e é responsável pelo design gráfico da mesma.
Apoio Solidário
Após a caminhada pelo Francisco, no dia 13 de outubro, com bastante sucesso, segue-se agora um Magusto onde, para além das castanhas, haverá também uma venda solidária, comes e bebes e não só!
O Magusto solidário será no Parque Augusto Pólvora, no próximo dia 17/11, entre as 15 e as 18 horas.
Apareça! Venha conviver e ajude o Francisco 🫶🏻
12/05/2023 - Cineteatro João Mota
07/03/2023
A APAES agradece à Delta Cafés o amável donativo que foi realizado de 5 mini esplanadas como resultado do pedido por nós efetuado e que tinha como objetivo a reabilitação dos espaços escolares do nosso Agrupamento, através da criação de zonas de "esplanada"/Lazer para os alunos, melhorando as condições escolares dos espaços exteriores, objetivo também preconizado no projeto "Eco-Escolas".
O donativo foi entregue na passada semana e mesas, cadeiras e chapéus já estão a ser utilizados nas 5 escolas do nosso Agrupamento, como demonstram as fotografias.
E, uma vez mais, a Delta demonstra ser uma empresa com grande responsabilidade social e disponível para colaborar com a comunidade, através destas benfeitorias que muito enriquecem as escolas. E, por isso mesmo, o nosso bem haja!!
23/11/2022
Hoje estivemos no Conselho Eco-Escolas da EB1/JI da Cotovia!
Cada turma representada pelos seus Delegados e Sub-Delegados ambientais, expôs as suas ideias e projetos aos restantes e aos adultos presentes: a Direção do Agrupamente, a Coordenadora da Escola, as coordenadoras do Eco-Escolas (1º ciclo e pré escolar), a Junta de Freguesia do Castelo, a Cercizimbra, a Simarsul, a Câmara Municipal, a Proteção Civil e a APAES.
Grandes projetos nos foram contados!...
E também ficámos a saber que hoje, dia 23/11, é dia da Floresta Autóctone, pelo que o Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal e a Proteção Civil entregaram, para serem plantados, um sobreiro e alecrim.
No final, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas, como testemunho do trabalho já efetuado. Bom trabalho, meninos!!!
Mais uma vez, a APAES agradece à Herdade da Mesquita/Sesimbra Natura Park a oferta de pinheiros, oriundos da conversão florestal da mata de Sesimbra, apoiando o Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Sampaio.
Este ano, a data de entrega dos pinheiros será o dia 25 de novembro, na Escola Secundária, mas apenas para quem tenha reservado o seu pinheiro. Por isso, reserve-o já através do e-m@il ecoescolas.ess@esec-sampaio.net
# Sesimbra Natura Park obrigado!!🎄
Caro(a) Encarregado(a) de Educação,
Na sequência da disponibilização de computadores pelo Ministério da Educação aos alunos do nosso Agrupamento, foi-nos colocada por alguns pais a questão sobre eventuais sinistros e, uma vez que todos nós assumimos a responsabilidade por eventuais danos quando os recebemos, foi-nos pedido que tentássemos encontrar uma solução para essa questão.
Após consulta ao mercado das seguradoras, conseguimos, através de um mediador local (Seguros Pedro Filipe), uma proposta da Allianz, que pode aceder aqui.
Para tal, foi-nos pedido que divulgássemos o processo, e criássemos um documento onde seriam solicitados alguns dados, que constam do formulário, que deverá ser enviado diretamente para a mediadora, uma vez que a APAES apenas estabeleceu este protocolo destinado a todos os Encarregados de Educação do nosso Agrupamento, mas todos os detalhes deverão ser tratados diretamente.
No entanto, cá estaremos para esclarecer alguma questão adicional.
Melhores cumprimentos,
A Direção do APAES
Mediador (Seguros Pedro Filipe)
e-mail: seguros@pedrofilipe.com
212288420
Comemorando o dia da alimentação que se celebrou ontem, dia 16 de outubro, a APAES esteve, a convite da direção do agrupamento, e como já vem sendo hábito, a distribuir fruta aos alunos da escola básica do Castelo e da escola Secundária, fortalecendo a ideia da importância de uma alimentação saudável simbolicamente representada pela fruta distribuída...
Encerramento do Projeto PLAAC - Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas)
A APAES esteve presente no Convento da Arrábida na ultima cessão de encerramento da PLAAC, no passado dia 29 de Setembro de 2022.
Convidamos TODOS que tenham interesse neste tema a visitar "até 6 de novembro, o mapa ilustrado sobre os riscos climáticos no Território Arrábida desenvolvido no âmbito do projeto PLAAC - Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas) pelo ilustrador Luis Cavaco (DDLX Design Comunicação Lisboa) estará no Museu do Trabalho Michel Giacometti, numa exposição inserida na Festa da Ilustração 2022 de Setúbal "Os municípios da Arrábida projetam um futuro mais seguro e resiliente aos impactos das alterações climáticas".
O Seminário “Adaptação local às alterações climáticas” apresenta os resultados do projeto PLAAC – Arrábida, que visa a elaboração de planos locais de adaptação para os concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela.
Com o intuito de preparar os seus territórios para enfrentar os impactos das alterações climáticas, os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra participaram, entre fevereiro de 2021 e setembro de 2022, no projeto PLAAC - Arrábida, coordenado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. Deste projeto resultarão planos de adaptação climática à escala local, contribuindo para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta da região aos desafios de um clima em mudança."
Agradecemos o envolvimento da nossa colega Susana Brites de Barros, que acompanhou todo o projeto em nome da APAES.
Biblioteca Escolar da Escola Secundária
A biblioteca da escola secundária desenvolve, ao longo do ano letivo, diferentes atividades para os alunos.
Em anexo, o folheto que as contempla, que está disponível na versão pdf em https://abrir.link/d98yB.
O link ao blogue das bibliotecas, onde se noticiam eventos e se propõem atividades relacionadas com as literacias, é o seguinte:https://aesampaio.pt/bib/
Há total disponibilidade para acolher e integrar atividades propostas pelos Pais ou Encarregados de educação da escola, à semelhança do ano letivo passado, desde que planificadas e calendarizadas atempadamente.
Sugestões ou comentários poderão ser enviados por email para
isabel.gouveia@esec-sampaio.net ou para bibess@esec-sampaio.net
Mais uma vez a APAES, representada por Susana Brites, esteve presente na quarta ação da PLAAC em Setúbal, no Mercado do Livramento.
Cada vez mais, a comunidade escolar alerta para as consequências das alterações climáticas e não há dúvida de que precisamos de tudo e de todos para salvar o nosso planeta. Palmela, Setúbal e Sesimbra avançam na consolidação da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.
Técnicos Municipais e agentes locais de Setúbal, Palmela e Sesimbra participam em sessões de co-construção das medidas territoriais que irão integrar os Planos Locais de Adaptação Climática
Mais uma sessão de trabalho onde a APAES esteve presente!
Técnicos Municipais, Técnicos de Autoridades Locais de Proteção e Segurança e agentes locais dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra participaram, no mês de maio, em duas sessões com o intuito de construir, através de metodologias colaborativas, as medidas territoriais que irão integrar os Planos Locais de Adaptação Climática (PLAAC- Arrábida).
O projeto PLAAC-Arrábida, coordenado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como objetivo principal a elaboração de três planos locais de adaptação climática, visando preparar estes municípios para enfrentar os desafios que as alterações climáticas colocam às comunidades.
As sessões de maio decorreram em formato presencial nos dias 11 (Clube Sesimbrense, Sesimbra) e 30 (Convento de São Domingos, Azeitão) de maio de 2022, reunindo mais de uma centena de participantes dos três municípios que, de forma conjunta, iniciaram a construção de estratégias/ações de adaptação às alterações climáticas para o Território Arrábida, estabelecendo Redes Locais de Adaptação Climática num processo participativo e dinâmico.
Nestas sessões foram caraterizadas as ações que os participantes consideraram relevantes para a adaptação climática no território em setores transversais (mar e zonas costeiras, recursos hídricos, ordenamento do território, segurança de pessoas e bens), bem como setores específicos (agricultura e segurança alimentar; florestas e silvicultura; biodiversidade e património natural; economia; energia e segurança energética; saúde humana; transportes e comunicações; pescas e aquacultura e património cultural).
Os workshops foram dinamizados pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), parceira do projeto, com o apoio das Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, bem como da Junta de Freguesia de Azeitão e a participação do IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Este trabalho conjunto de identificação e co-construção de medidas de adaptação climática continuará nas próximas semanas com a consolidação das medidas recolhidas e a sua integração nos Planos Locais, resultado final do projeto PLAAC-Arrábida
Recordação oferecida à APAES pelos Delegados Ambientais do pré escolar da EB de Sampaio, no Conselho Eco Escolas de 25 de maio de 2022. Obrigado!! Pelo marcador mas, acima de tudo, pelo vosso trabalho como Delegados Ambientais 🌍
Na sequência da intervenção efetuada no nosso agrupamento no âmbito da Atividade “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - TERCEIRO CICLO - ANO LETIVO DE 2021/2022 ”, junto remeto o ficheiro em formato PDF com:
• relatório homologado
Enviado pelo:
Secretariado da Equipa Multidisciplinar da Área Territorial Sul
Veja a versão integral através do seguinte aqui:
No passado sábado, dia 14/5/2022, realizou-se a Assembleia Municipal de Jovens, onde participaram alunos de várias escolas do concelho, nomeadamente da Escola Básica do Castelo.
As propostas ali apresentadas pelas diferentes escolas irão posteriormente ser levadas à Assembleia Municipal que, por sua vez, a levará para serem aprovadas pela Autarquia, em reunião de Câmara.
Esperemos que todas se concretizem e que se dê, cada vez mais, voz ativa aos jovens para o melhoramento das condições escolares. Afinal, são eles que irão usufruir delas.
A APAES sempre presente!
O PLAAC-Arrábida está a desenvolver três Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas nos Municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, preparando o território da Arrábida para os desafios que as alterações climáticas irão colocar à comunidade.
A concretização destes planos baseia-se num processo participativo com os agentes locais do território, sendo por isso fundamentais a sua presença e envolvimento ativo.
A APAES esteve presente no Workshop, realizado no dia 5 de abril, no Grémio Sesimbrense, com a representante Susana Brites de Barros, que já participou no primeiro workshop. Esta ação visa consolidar a Rede Local de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Sesimbra, construir de forma conjunta a visão e objetivos do Plano e avaliar a perceção de risco da comunidade.
Esta é o segundo workshop, onde a APAES esteve representada e que, em conjunto com membros locais de outras associações, empresários e membros da CMS tem vindo a identificar não só as zonas de mais impacto mas também procurar soluções.
A APAES sempre presente!
CONCURSO ECO-EMENTAS MEDITERRÂNICAS
A Escola Básica do Castelo ficou em primeiro lugar no concurso Eco-ementas mediterrânicas, no escalão etário correspondente. Apesar do concurso decorrer no âmbito do projeto Eco-Escolas, este prémio traduz o esforço conjunto dos vários professores e alunos que nele colaboraram.
Assim a ementa foi concebida pela coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, professora Marília Sequeira e pela terapeuta ocupacional Mafalda Pereira. As receitas foram executadas pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) sob a orientação de ambas. No processo contaram com o auxílio das assistentes operacionais afetas ao CAA.
As filmagens e fotografias ficaram a cargo do professor bibliotecário Luís Varela e de algumas alunas do curso profissional de marketing, da escola secundária do agrupamento.
A coordenadora do Eco-escolas, professora Lina Benedito, incentivou a participação no concurso, acompanhou todo o processo, elaborou os slides, provou e aprovou a ementa. Esta fez imediatamente sucesso no bar dos professores tornando-se um dos pratos mais pedidos para o almoço, acompanhados pelo copo de água, tal como dita a tradição mediterrânica.
Clique aqui para conhecer todo o projeto: https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/trabalhos-2020-21/eco-ementas-mediterranicas/trabalho/?school=2214&activity=4&work=1&fbclid=IwAR1bF87tWeeiiBS7wRhL7FHg3O2KPeKIy5kfsJbgF8CBhYBfEbMKnedRBaI
Clique aqui para ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dpPxfU14P3Y&t=130s
O MAR COMEÇA AQUI
O Município de Sesimbra aderiu ao projeto “O mar começa aqui”, no âmbito do programa Eco-Escolas, que pretende alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
Iniciámos no ano letivo 2019/2020 o projeto “O mar começa aqui” com a totalidade das 19 Eco-Escolas a participar, entre as quais as do Agrupamento de Escolas de Sampaio. Infelizmente, face ao contexto de pandemia, só em junho 2021 conseguimos realizar a pintura das sarjetas.
Se no concurso nacional participaram 19 escolas que submeteram 19 desenhos a concurso, na concretização do projeto participaram 20 escolas (mais uma escola nova que foi inaugurada neste último ano letivo e que pretende ser Eco-Escola no próximo ano) e pintámos um total de 31 sarjetas.
Veja as fotografias de todos os projetos realizados pelas escolas do Agrupamento de Sampaio (no Facebook, poderá ver as das restantes escolas: https://www.facebook.com/270083470147638/posts/1114137469075563/
Importa referir e agradecer a todos quanto colaboraram na sua dinamização:
- Professores coordenadores do programa Eco-Escolas, Delegados Ambientais, professores e alunos de Artes e outros professores e alunos;
- Da parte do Município: Unidade Técnica de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divisão de Água e Saneamento, Divisão de Obras Municipais e Gabinete Municipal de Proteção Civil;
- GNR - Escola Segura
- Simarsul
Foi publicado no blogue das bibliotecas, em https://aesampaio.pt/bib/?p=2130, a noticia sobre as exposições patentes na Escola Básica do Castelo, neste final de ano. Através deste link, é possível ter uma ideia dos inúmeros trabalhos que os alunos realizaram nas mais variadas disciplinas.
Segurança na Internet - Será que estamos suficientemente informados?!?...
Veja a interessante apresentação da sessão para Pais e EE, realizada no dia 14 de fevereiro, pelo prof. Luís Varela
A APAES apoia uma iniciativa de um grupo de alunos do 7ºA (2018/19) da Escola Básica do Castelo para o desenvolvimento de um projeto que visa a "eliminação de barreiras" - mais concretamente pela aquisição e montagem de uma plataforma elevatória que permitirá o acesso ao 1º andar do pavilhão A da escola pelos alunos com mobilidade reduzida, de forma a poderem usufruir dos espaços que lá existem: Biblioteca, Sala de Informática e Sala de Música.
Esta iniciativa, integrada no Projeto “Youth Lab 4 Inclusion”, desenvolvido pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal (APCAS), terá um custo total de 14.000,00€, quantia que será obtida através de apoios do Poder Local, patrocínios e diferentes ações de angariação de fundos que tanto a escola, como os alunos e os Encarregados de Educação irão levar a cabo.
Esta iniciativa pretende, acima de tudo, fomentar a cidadania, promover a solidariedade e potenciar a inclusão.
Pode encontrar todos os detalhes em
Mais do que fazer críticas, os Encarregados de Educação têm obrigação de zelar pelos interesses dos seus educandos e tentar, por todos os meios disponíveis, ajudar a melhorar as escolas!
Assim, criámos este questionário, ao qual 150 Encarregados de Educação responderam. Obrigado a quem o fez!!
INQUÉRITO SOBRE REFEIÇÕES ESCOLARES NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO
Veja o relatório final sobre o inquérito realizado pela APAES
GERAÇÃO DEPOSITRÃO
Na EB1/JI de Sampaio, estão a ser recolhidos, entre outras coisas, equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida...
Vamos ajudar?? Quanto mais pesados, melhor! :-)
ATIVIDADES DO PRÉ ESCOLAR POR UM MELHOR AMBIENTE
O pré escolar tem andado ocupado com várias atividades de proteção do ambiente...
Aqui ficam as fotos como registo :-)
Complemento de Educação Artística para os 5ºs e 7ºs anos na EB do Castelo!
Estas atividades decorrem às terças e quintas feiras, entre as 15:35 e as 17:30
Aproveite esta oportunidade para o/a seu/sua educando/a!
A APAES comemorou o Dia Mundial da Alimentação na EB do Castelo e na Secundária de Sampaio
Na manhã do dia 16 de outubro, estivemos nas escolas a mostrar aos alunos como é fácil comer coisas saudáveis.
Foram oferecidas frutas e legumes: melão, melancia, maçã, cenoura e tomates cherry. E não sobrou nada :-)
O Agrupamento de Escolas de Sampaio aderiu à Campanha "Papel por Alimentos" do Banco Alimentar
Os Bancos Alimentares iniciaram uma campanha “Papel por Alimentos” com contornos ambientais e de solidariedade no âmbito da qual o papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares.
E, com os contributos de toda a comunidade escolar, o AgES conseguiu a fantástica quantidade de 1428Kg de papel!!
Com esta iniciativa, para além da ajuda ao Banco Alimentar, cria-se nas crianças e jovens o espírito da entreajuda, da solidariedade e da responsabilidade social.
Parabéns!
"Open Day" no Clube Naval de Sesimbra (CNS) para as famílias dos alunos do Agrupamento de Escolas de Sampaio
A APAES e o CNS estabeleceram uma parceria que visa motivar os alunos do AgES a praticar desportos náuticos. Para tal, existe um protocolo que oferece aos alunos a possibilidade de praticar diferentes modalidades, ficando isentos da taxa de inscrição (30€ na canoagem e 10 ou 15€ na Vela, conforme a classe).
Realizou-se o dia OPEN DAY, no dia 9 de Junho, para que os alunos pudessem fazer a experimentação gratuita destas modalidades, com atividades, tanto para os alunos como para os seus familiares.
Ação de sensibilização sobre alimentação saudável - lanches escolares - 7 de junho 2018
Visando interagir com os alunos durante o intervalo, a APAES esteve na EB do Castelo com uma "montra" de 6 possíveis lanches escolares (descrição abaixo), cujos componentes estavam expostos, dos quais os alunos deveriam identificar quais os que eram saudáveis e os que não e porquê. A adesão dos alunos foi muito boa e, no final da participação, eram brindados com uma mini fatia de melancia.
Estamos convictos de que lhes foram dadas boas ideias para que, de futuro, passem a levar lanches mais saudáveis para a escola e isso já seria motivo suficiente para que a ação valesse a pena!
Também lhes foram dadas receitas para poderem tentar fazer em casa, como por exemplo, das bolachas de aveia, amêndoa e canela que estavam no Menu 1, ou da Granola, do menu 2. Aqui ficam para quem possa ter interesse.
Caminhada Solidária!! no dia 18 de março...
Apoiando a Fundação Maria Cristina, uma portuguesa que se tem dedicado a ajudar crianças dos bairros de lata do Bangladesh através da construção de escola primária, escola
secundária e na faculdade, tem vindo a conseguir introduzir com sucesso a gestão de resíduos, construção de estradas, abastecimento de água potável e saúde para os bairros de lata de Daca. Maria organizou e liderou várias iniciativas de angariação de fundos ao longo dos anos para recolher fundos e de sensibilização para os seus projetos humanitários e, até hoje, os seus esforços ajudaram centenas de famílias carentes e crianças.
De modo a atrair financiamento e patrocínios, Maria também tenta ultrapassar os seus limites físicos, estando a treinar para correr sete maratonas, em sete continentes, em sete dias. Tripla Titular do Guinness World Record, tem trabalhado para a educ
ação e emancipaç
ão de crianças carentes
desde 2005, através da Fundação Maria Cristina.
Esta iniciativa contou com o apoio de diversas entidades locais, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Sam
paio e a Cercizimbra, entre outras. A APAES juntou-se à iniciativa.
veja o vídeo
Vamos ajudar as Escolas de Sampaio? O nosso lixo pode valer dinheiro!!
Para além do habitual concurso Eco Sound, a Amarsul está a promover a ação “Lixo não! Património SIM!”. Este ano são cinco escolas do concelho as pioneiras neste projeto.
Esperamos que, no próximo ano letivo, esta iniciativa seja alargada a todas as escolas do Concelho.
A campanha decorre até 31 de maio.
Nesta campanha, a Amarsul irá conceder a totalidade dos valores de contrapartida para papel/cartão e plástico.
A título de exemplo, se os 600 membros da comunidade escolar entregarem 1 kg de papel/cartão + 1 kg plástico/metal, ter-se-á, como contrapartida, no total, 2 043€.
Para participar, basta deixar no interior da escola secundária, junto ao pombal, e/ou à entrada da básica do Castelo, a nossa reciclagem de Papel e Plástico.
É fácil!! Vamos colaborar?!
Dia 30/11, hasteada a bandeira ECO ESCOLAS na EB1/JI de Sampaio.
Obrigado a todos os que estiveram envolvidos neste projeto, que verá este ano a sua implementação,
ajudando os nossos filhos a tomar consciência da importância de sermos cada vez mais defensores da Natureza, lutando por um planeta melhor para todos
Vamos fechar a torneira à Seca!!
“Vamos fechar a torneira à seca” é o mote da campanha lançada pelo Governo, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com o objetivo consciencializar todos os portugueses de que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.
Numa altura em que Portugal vive uma seca severa e extrema em cerca de 90% do seu território, o Instituto da Segurança Social, sensível a esta problemática, associa-se a esta iniciativa com uma ampla divulgação da campanha e das suas mensagens de sensibilização.
Para mais informações consulte o microsite www.fecheatorneira.pt onde pode encontrar toda a informação sobre a seca e conselhos úteis para utilizar bem a água.
«Um minuto por dia, vamos combater a seca»
Já recebemos a cadeira de rodas do "projeto Tampinhas" na EB1/JI de Sampaio!!
Agradecemos à Lipor por ter acreditado na nossa candidatura.
Um bem haja!!
Ação "O que há na floresta"
Na EB1/JI de Sampaio, as ações no âmbito do projeto ECO Escolas não param!... Recentemente, foi levada a cabo uma ação de formação, com a técnica Carina Sousa da Câmara Municipal, "o que há na floresta" Esteve também presente a Proteção Civil, que ensinou os cuidados a ter com as florestas e o número de urgência que devemos ligar.
Aulas ao Ar Livre
O Jardim de infância da EB de Sampaio também aderiu à proposta nacional de serem dadas as aulas ao ar livre no dia 17 maio e,para além de plantar sobreiros, foram dinamizadas atividades durante o dia no recreio da escola: pintura com os pés, modelagem no exterior, descobrir as texturas do recreio e pintura na película aderente, etc...Integrado no projeto eco escolas, todas as salas do jardim de infância, no dia 17 maio plantaram 13 sobreiros, com a colaboração da Câmara, o Sr. Daniel e a técnica Carina Sousa, (que germinaram das bolotas que uma aluna trouxe). Cinco sobreiros foram plantados, na rua da nossa escola, ao pé da escola do Castelo junto à paragem do autocarro e os outros 8 foram plantados na rua Fernando Caldeira (junto ao Restaurante "Burger o'clock".
Batizados os sobreiros, estão a ser feitos cartazes para serem colocados posteriormente ao pé dos sobreiros a pedir à população para os proteger.