Sinopse
Na celebração dos 150 anos do nascimento de José Maria Alves Caetano este Livro constitui o repositório do seu Apostolado Cívico pela Escrita, exercido por quase 30 anos, entre 1911 e 1940, na Imprensa Regional de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.
Durante muitos anos os principais artigos – os chamados “artigos de fundo” – de A Comarca de Arganil eram de sua autoria. O grande objecto do que escrevia visava o aperfeiçoamento dos seus patrícios como cidadãos e a melhoria das condições de vida das populações das aldeias daquelas longínquas serras beirãs, desamparadas pelos poderes políticos.
Os obstáculos à frutificação dos seus ideais eram o individualismo e a política partidária, desde a Monarquia. Contra eles combateu, anos a fio, sem desfalecimento. Por isso foi o grande impulsionador do Associativismo Regional, mobilizador das vontades, tanto nas populações locais como nos núcleos de emigrados, principalmente em Lisboa.
As suas convicções religiosas eram profundas. Vivia o Cristianismo em plenitude, tendo sido católico praticante e de apostolado num tempo em que era perigoso sê-lo em Portugal. Sofreu perseguições com a vida em risco e teve artigos cortados pela Censura Republicana. Nos seus artigos evidencia-se que a doutrinação religiosa e moral tinha de ser a base da formação cívica dos cidadãos.
Neste Livro é Alves Caetano que se expressa em plenitude. Ninguém por ele. É o seu pensamento, a sua vontade, o seu querer, a sua abnegação, e é a sua escrita, “primorosa”.
Pormenores
Autor: José Maria Alves Caetano (1863 - 1946)
Organização e notas: António Alves-Caetano e Miguel de Barros Alves Caetano.
Direcção de Arte, Edição e capas: Pedro Lupi Alves Caetano
Encadernação: Capa dura – 600 páginas
Idioma: Português
ISBN: 978-989-20-4164-3
O APOSTOLADO CÍVICO PELA ESCRITA
José Maria Alves Caetano
(1863 - 1946)
Lisboa 2013
Livros em Associação