Conteúdo desta página
Notícias
[23/08/2014] Os slides das apresentações sobre Symbian e Windows estão disponíveis.
[15/08/2014] As apresentações dos trabalhos continuam na semana que vem e não esqueçam de nossa segunda avaliação na semana seguinte.
[15/08/2014] Os slides da apresentação sobre Linux estão disponíveis.
[12/08/2014] Hoje concluímos o conteúdo do capítulo 4 do Prof. Maziero e consequentemente o item 6 do conteúdo programático.
[06/08/2014] Hoje iniciamos o item 6 do conteúdo programático. Estamos utilizando o livro do Prof. Maziero como referência e este item é abordado nos capítulos 3 e 4 do livro. Durante a aula tratamos todo o conteúdo do capítulo 3. Apresentação disponível para download.
[04/08/2014] Concluímos os itens 4 e 5 do conteúdo programático. Diferentemente dos outros itens, utilizamos o livro do Tanembaum (3ª ed) como referência. Sobre E/S estudar o Capítulo 5 até a Seção 5.3. Sobre armazenamento auxiliar estudar Seção 5.4, Capítulo 4 e Capítulo 9.
[04/08/2014] Apresentação referente à Armazenamento Auxiliar disponível para download.
[18/07/2014] Apresentação referente à Entrada/Saída atualizada.
[15/07/2014] Maiores informações sobre o trabalho estão disponíveis aqui.
[15/07/2014] Apresentação referente à Entrada/Saída disponível para download.
[11/07/2014] Foi marcada uma aula para o dia 23/07/2014 das 13:00 às 15:30.
[11/07/2014] Segunda avaliação agendada. Quanto ao trabalho, foram definidas as duplas, os assuntos de cada dupla e as datas das apresentações.
[06/06/2014] Apresentação referente à Gerenciamento de Memória atualizada.
[28/05/2014] Faltam 2 semanas para nossa primeira avaliação. Recomendo que estudem pelo livro do Prof. Maziero os capítulos 1, 2 e 5. Além disso, recomendo também o estudo do capítulo 1 do livro de Coulouris e colegas. O Prof. Maziero disponibiliza um caderno de exercícios e no final do capítulo 1 do Coulouris tem lista de exercícios também.
[28/05/2014] Apresentação referente à Gerenciamento de Tarefas atualizada. Pequeno ajuste: desloquei a definição matemática de eficiência para logo depois do critérios de avaliação.
[28/05/2014] Atendendo ao pedido dos alunos, remarcamos a 1ª avaliação do dia 13/06 para 11/06.
[15/05/2014] Apresentação referente à Gerenciamento de Tarefas atualizada.
[15/05/2014] Primeira avaliação agendada.
[15/05/2014] Lembrem que amanhã teremos as cinco aulas da tarde ao invés de apenas as três primeiras.
[10/05/2014] Apresentação referente à Gerenciamento de Tarefas atualizada.
[06/05/2014] Amanhã estarei em um curso de capacitação em EaD destinado aos professores envolvidos com o curso de Licenciatura em Computação que o campus está iniciando. Por este motivo não poderei comparecer a nossa aula de amanhã, mas sexta teremos aula normal.
[25/04/2014] Concluímos o primeiro item do Conteúdo Programático. Sugiro utilizar o capítulo 1 do livro de COULOURIS e colegas e sua respectiva lista de exercícios para estudos acerca de sistemas distribuídos.
[25/04/2014] Apresentação referente à Introdução a SOs atualizada.
[23/04/2014] Concluímos, com exceção da seção 1.6.4 (Máquinas Virtuais), o Capítulo 1 do livro do Prof. Maziero. Sugiro utilizar o caderno de exercícios do Prof. Maziero como lista de exercícios.
[22/04/2014] Apresentação referente à Introdução a SOs atualizada.
[16/04/2014] Apresentação referente à Introdução a SOs atualizada.
[11/04/2014] Site da disciplina no ar.
Docente
André Atanasio Maranhão Almeida
Email: andre.almeida [ @ ] ifpb.edu.com
Dias, horários e local das aulas
Quarta das 7:00 às 8:40 na sala 18 e sexta das 13:00 às 15:30 na sala 13.
Dúvidas
As dúvidas devem ser esclarecidas o quanto antes. Não hesitem em interromper as aulas para esclarecer dúvidas. Podem também enviar e-mails com esta finalidade.
Datas importantes
11/06/2014 - 1ª avaliação, que abordará os três primeiros itens do conteúdo programático (Introdução, Gerenciamento de Tarefas e de Memória)
13/08/2014 - Apresentação de trabalho sobre Linux ou Unix (Laraina e Diego)
19/08/2014 - Apresentação de trabalho sobre Symbian, Android ou iOS (Felipe e Cássio)
20/08/2014 - Apresentação de trabalho sobre Windows 2000 ou Vista (Fátima e Sérgio)
27/08/2014 - 2ª avaliação, que abordará os items 4, 5 e 6 do conteúdo programático
Material didático
Comunicação e Sincronização entre Tarefas
Estudos de caso
Linux (Diego e Laraína)
Symbian (Cássio e Felipe)
Windows Vista (Fátima e Sérgio)
Conteúdo programático
Introdução
Histórico
Tipos de SO
Conceitos de Hardware
Conceitos Básicos
Sistemas Distribuídos
Gerenciamento de Tarefas
Objetivos
O Conceito de Tarefa
Tipos de Sistema
Implementação de Tarefas
Escalonamento
Gerenciamento de Memória
Conceitos
Organização da Memória
Estratégias de Alocação
Localidade de Referências
Fragmentação
Memória Virtual
Gerenciamento de Entrada e Saída
Recursos Básicos
Dispositivos Controladores
Formas de Comunicação com Dispositivos de E/S
Formas de Realização de E/S
Camadas do Software de E/S
Gerenciamento de Armazenamento Auxiliar
Organização de um HD
Formatação de Disco
Escalonamento de Braço de Disco
RAID
Sistemas de Arquivos
Segurança
Comunicação e Sincronização entre Tarefas
Mecanismos Comunicação
Exclusão Mútua
Soluções para Garantir Exclusão Mútua
Impasses
Estudos de Caso
Bibliografia básica
MAZIERO, C. A. Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos. 2013.
COULOURIS, G.; et al. Sistemas Distribuídos - Conceitos e Projetos, 4ª ed. Bookman, 2007
TANENBAUM, A. S. Sistemas Operacionais Modernos, 3ª ed. Prentice-Hall, 2010.
Bibliografia complementar
DEITEL, H. M.; et al. Sistemas Operacionais, 3ª ed. Prentice-Hall, 2005.
SILBERSCHATZ, A.; et al. Fundamentos de Sistemas Operacionais, 8ª ed. LTC, 2010.
TANENBAUM, A. S.; WOODHULL,. A. S. Sistemas Operacionais - Projeto e Implementação, 3ª ed. Bookman, 2008.
TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores, 5ª ed. Prentice-Hall, 2007.
PATTERSON, D. A.; HENNESSY, J. L. Organização e Projeto de Computadores - A Interface Hardware/Software, 4ª ed. Campus, 2014.
KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet, 6ª ed. Addison-Wesley, 2013.
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. J. Redes de Computadores, 5ª ed. Prentice-Hall, 2011.
AHO, A. V.; et al. Compiladores - Princípios, Técnicas e Ferramentas, 2ª ed. Addison-Wesley, 2008.
CORMEN, T. H.; et al. Algoritmos - Teoria e Prática, 2ª ed. Campus, 2002.
Avaliações
Serão realizadas duas provas escritas individuais e um trabalho.
A primeira prova acontecerá ao final do terceiro item do conteúdo programático (Gerenciamento de Memória) e irá abranger os três primeiros itens. A segunda prova acontecerá ao final do sexto item do conteúdo e irá abranger apenas os itens 4, 5 e 6.
O trabalho abrangerá o item 7 e consequentemente abordará todos os restantes.
A média final da disciplina será calculada pela média aritmética das três notas obtidas ao longo do semestre. Haverá ainda uma prova final, que será aplicada aos alunos que obtiverem média final inferior a 7,0 e maior ou igual a 4,0, conforme as normas da instituição. A final será uma prova escrita individual, que irá abranger todo o conteúdo da disciplina.
A nota final, para todos os que participarem da final, será a média ponderada entre a média final e prova final. A média final terá peso 6 e a prova final 4.