PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROFESSORA : ANA MARIA DE PAULA E SILVA
PONTES E LACERDA - MT 2019
PÚBLICO ALVO: 2º ANO A
Tema: Alfabetização
Objetivos : Leitura, Escrita e Interpretação de Textos que compõem uma disciplina de Português, Matemática entre outras.
INTRODUÇÃO
O letramento que compreende o livro de leitura e escrita como o contato com o mundo, é o foco central desse projeto. A classificação das turmas, que foi um primeiro estágio, foi realizada nas fases de controle nas etapas do programa de alfabetização e letramento. Todo o projeto será norteado nas diretrizes e nas orientações das equipes do BNCC e dos Objetivos do Sistema de Educação do Estado de Mato Grosso.
JUSTIFICATIVA
Diante de um diagnóstico feito na turma do segundo ano A, a escola observou a defasagem na leitura, escrita e interpretação de textos, fez-se necessária a realização de um projeto de Intervenção Pedagógica para o desenvolvimento de uma maior Aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.
PROBLEMAS DETECTADOS DO 2º ANO A MATUTINO
Estudantes com dificuldade em leitura,escrita e interpretação.
Ausência do hábito de estudos e leitura de livros em geral
Falta de compromisso e de responsabilidade com seus deveres
Alunos com grandes dificuldades em atividades que envolvem raciocínio lógico matemático;
Alunos com dificuldades de lidar com regras e limites;
METAS:
- Motivar as crianças com atividades extracurriculares na escola
- Tornar a sala de aula mais agradável, proporcionando atividades lúdicas e atrativas aos alunos.
- Mudar o conceito de autoridade dentro da sala de aula.
Como atividades de ensino de aprendizagem, com a escrita. Recursos Livros literários: Contos, Poemas, Fábulas, Músicas, Desenhos, Filmes, Gráficos, Tabelas, Histórias em quadrinhos, Ilustrações, Jornais, Quadro de giz, etc.
- Incentivar o trabalho de pesquisa na sala de aula, patrocinado pela atividade: roda de conversas, plenária sobre o que foi aprendido, etc.
- Fazer tarefa de casa em forma de trabalho de pesquisa
- Diversificar disposição de carteiras.
- Monitorar as atividades em sala de aula
- Trabalhar dinâmicas de concentração associado ao lúdico.
- Orientar os pais com uma base de estudos sobre a casa para que eles possam ter mais autonomia.
- Alunos com grandes dificuldades de lidar com regras e limites
- Dialogar e orientar sobre a postura do educando.
- Disponibilizar palestras ou filmes direcionados ao tema.
- Trabalhar dinâmicas de grupo.
- Informe à família, sempre que precisas uma postura inadequada do aluno.
- Proporcionar atividades de acordo com o nível de desempenho de cada turma, indo gradualmente a função.
- Rever e diversificar, sempre que necessário, a maneira de ministrar aulas.
- Optar pela qualidade e não pela quantidade de matéria.
OBJETIVO GERAL
Oferecer às crianças atividades diversificadas e de forma individualizada, com uma diferenciação que minimiza uma defasagem de aprendizado escolar.
Ampliar as possibilidades de aprendizagem dando-lhes uma oportunidade de se sobressair ou superar as carreiras de dados na Base Nacional de Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Possibilitar as crianças se desenvolveram oralmente, identificando, comparando, arrecadar relações, analisar e classificar.
· Elevar a autoestima e o valor escolar dos participantes.
· Reforçar e dar suporte ao material de pesquisa e de matemática e língua portuguesa.
· Aprimorar a leitura e a escrita, de modo a dominar uma interpretação e produzir texto.
· Aprimorar os estudos que envolvem a adição, subtração, multiplicação e divisão.
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Estudantes com muita dificuldade na leitura, interpretação e produção de textos.
- Utilização de uma aula de aula de textos variados, oriundos de fontes diversificadas.
- Trabalhar em produção de texto de gêneros variados focalizando uma comunicação comunicativa.
- Incluir novos projetos de leitura e produção de texto.
Desenvolvendo atividades de conto e reconto dramatização
Escrita trabalha com uma construção e ampliação de frases.
CONTEÚDOS
Sílabas simples e complexas; (canônicas e não-canônicas) · Encontro vocálico e consonantal; (junção das vogais, junção das consoantes) · forte; · Acentuação; · Caligrafia; · Ortografia; · Paragrafação. Palavras, frases e interpretação de textos pequenos
· Produção textual: narração e descrição; (oralidade)
MATEMÁTICA:
- Alunos com grandes dificuldades em atividades que envolvem raciocínio lógico matemático.
- Atividades desafiadoras: xadrez, bingos matemáticos, dominó envolvendo as operações matemáticas.
- Atividades que envolvem uma linguagem matemática no cotidiano do aluno: noções de espaço, tempo, quantidade, lucro e prejuízo, desconto, áreas e volumes, bem como as figuras geométricas em todas as formas da natureza.
- adquirir materiais concretos, audiovisuais, despertando uma curiosidade e aproximando o conteúdo e uma experiência vivenciada em seu dia a dia.
Números: Números pares e ímpares; Antecessor e Sucessor; números ordinais · Números de 2 em 2; 3 em 3; Números e contribuições; · Fixação da tabuada; 2 ao 3, Adição e Subtração; · Multiplicação e divisão; · Tabelas e Gráficos; Espaço e forma; Grandezas e Medidas. Problemática simples do cotidiano do aluno em várias operações e sistema monetário.
DESENVOLVIMENTO
As aulas são ministradas de forma diferenciada com funções lúdicas, jogo sensorial e cognitivo, atividades impressos e de uso de revistas, revistas, propagandas e receitas, músicas, filmes, materiais de ouro e / ou outros materiais concretos que sejam necessários.
RECURSOS
· Textos diversos; Alfabeto móvel; · Filmes pedagógicos; · Jornais / revistas; · Atividades impressas; · Músicas; · Materiais de contagem; · Material lúdico / dourado; · Quadro / Giz; Computador e todo material concreto confeccionado em oficinas e cursos ministrados pelo Cefapro e dentro da escola .
PERÍODO
Será trabalhado dentro da sala no período das aulas e extra sala e com o horário inverso uma vez por semana
METODOLOGIA
Uso de Material concreto nas disciplinas e colocar em prática , sempre que possível, material para uma introdução ou consolidação de algum conteúdo.
Observar o conhecimento prévio dos alunos, introduzindo o conteúdo de uma forma clara e precisa, estimulando uma troca de conhecimentos.
Utilizar diferentes portadores de textos como: literários , cotidianos , jornalísticos,científicos e Histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será diagnóstica e processual, para que as professoras possam rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração. Cronograma de Atividades do Projeto de Intervenção. Se necessário, reelaborar a proposta do Projeto de Intervenção de modo continuado, com o período de aula normal e com o objetivo de analisar o crescimento do aluno através de sua participação e aplicação nas atividades pedagógicas.
CONCLUSÃO
Esperamos que a partir da intervenção baseada na Alfabetização e Letramento Leitura, Escrita e Interpretação de Textos que os alunos consigam alcançar todas as capacidades referentes a este ano, estando em condições favoráveis cursar ano seguinte. Consolidação do domínio da leitura e da escrita
Para obtermos sucesso nessa caminhada, teremos que contar com a participação de todos.
_____________________________________________________________________________
ESCOLA ESTADUAL / PONTES E LACERDA / MT - 2018
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
PROFESSORA : ANA MARIA DE PAULA E SILVA
DISCIPLINAS : PORTUGUÊS; MATEMÁTICA; ARTES
PÚBLICO ALVO : 2º CICLO 1ª FASE - 4º ANO: B / C
PREVISÃO DE TEMPO : 8 AULAS
GÊNERO TEXTUAL : MÚSICA / POEMA
TEMA: “AQUARELA” - Compositor: Toquinho / Vinícius de Moraes
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (DO SISTEMA) SEDUC _MT
PORTUGUÊS:
Localiza informações explícitas nos gêneros textuais
Identificar o assunto de um texto.
Lê com fluência em diferentes situações
TÓPICO / DESCRITOR / BNCC / OBJETIVO
Oralidade
Oralidade pública / Intercâmbio conversacional em Sala de aula
Escute retirou a fala espontânea Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala.
Relato oral / Registro formal e informal. Leitura / escuta
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professor e colegas, formular a pergunta pertinente ao tema e solicitar esclarecimentos sempre que necessário
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor
(EF15LP13) Identificar as finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
EF (EF15LP15) Reconhecer os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (DO SISTEMA) SEDUC _MT
◦ARTES
◦Contextos e práticas
◦Elementos da linguagem
TÓPICO / DESCRITOR / BNCC / OBJETIVO
◦Música
EF (EF15AR13) Identificar e ampliar criticamente as formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e funções da música em contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
EF (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), jogos de música, brincadeiras, dança e dança, dança e execução musical
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (DO SISTEMA) SEDUC _MT
MATEMÁTICA
◦ Identificar formas e figuras geométricas planas e sólidos geométricos.
◦ Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características
Ret Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares
◦ Reconquistar ângulos em figuras planas (poligonais) e identificar o ângulo reto.
TÓPICO / DESCRITOR / BNCC / OBJETIVO
GEOMETRIA
EF (EF04MA17) Associar as suas políticas e programas, analisar e nomear os seus próprios dados, estabelecendo-se entre as representações planas e espaciais.
EF (EF04MA18) Reconhecendo “retos e não retos em figuras poligonais como uso de dobraduras,
esquadros ou softwares de geometria.
OBJETIVOS GERAIS:
Implantando a habilidade de leitura de leitura e escrita de texto. Envolver o gosto pela linguagem poética declamar e cantar
Valorizar o poema como a linguagem de metáforas
Compreender o funcionamento da língua como veículo de comunicação e expressão dos povos.
Identificar as plantas geométricas e os sólidos.
Identifique nos enunciados como orientações e explicações através do Leitura e interpretação
Desenvolver habilidades de criação e recriação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Preparar o aluno para a aprendizagem da leitura (dramatização, narratividade, entonação);
Preparar o aluno para uma atividade de escrita (escrita com os sentidos e com a apropriação da escrita)
Refletir sobre os efeitos éticos, culturais e culturais produzidos pelos poemas / músicas brasileiras.
Identificou as formas físicas nos sólidos geométricos na natureza e no cotidiano.
Empreendedor de relações e diferenças entre prismas e pirâmides.
Identificar e médias e diferenças entre os corpos redondos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PORTUGUÊS E ARTE:
Leitura, interpretação, estrutura do poema na oralidade (versos, rimas e estrofes)
Entoação de cantos e dramatizações da música.
Ilustração: desenhos animados por alunos ou desenhos e pinturas xerocadas
Trabalhar na oralidade com os cores quente e fria sem vídeo
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
Registro das figuras geométricas: formações planas e sólidos geométricas de triângulo, quadrado, retângulo, cone, cilindro e esfera.
Ponto, retas (vertical, horizontal e horizontal), ângulos (360º, 180º, 90º)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O vídeo e cantar uma música “Aquarela”.
Entoação do canto
Elaboração das atividades envolvendo o Tema
Trabalho com o sólido calculado Geométrico Com o livro didático.
RECURSOS MOTIVACIONAIS
Questionamentos e conversas, a partir do texto de acordo com uma curiosidade de cada aluno e instigar a criatividade e imaginação.
Dominó das formas geométricas para fazer comparações entre representações bidimensionais de objetos físicos e representativos bidimensionais de objetos geométricos espaciais. Material: - 21 cartas (peças de dominó).
RECURSOS E MATERIAIS
Os dados mostram, livro didático, cópias, desenhos e atividades xerocadas e impressas, quadro, pincel, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, sólidos geométricos, papel pardo e cola.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Trabalhar com a música torna a aula mais atraente, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Assim, através da música, podemos trabalhar a língua em funcionamento, mostrando as relações interdisciplinares que o poema proporcionam. Pelo canto, valorizar a participação dos alunos como questionamentos e benefícios, uma observação e sua contextualização do tema com a sua realidade, oralidade e o envolvimento da turma nos questionamentos propostos durante toda a aula. Os alunos podem ser desafiados a verificar a compreensão do conteúdo, através da elaboração de questionários na oralidade. Ao término da aula, como tarefa de casa, resolução de atividade de matemática e artes. Todo o trabalho, de sala e de casa, será avaliado pelo desempenho de cada aluno sobre as habilidades e habilidades mobilizadas pelas atividades necessárias, ou seja,
Música
Aquarela
Vinicius de Moraes Compositor: Toquinho / Vinícius de Moraes
Sol amarelo
E com cinco ou seis retras é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e eu dou uma luva
E se fazer chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagina uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes um piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Qualquer um dos Efeito de Navegação
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra com base em segundo
Giro um simples compasso e num. Eu faço o mundo
Não chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela sabe bem para bem onde vai dar
Vamos tudo numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retras é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num. Eu faço o mundo
Que descolorirá
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/758190/
https://aprendendocomtiadebora.blogspot.com/2013/08/cores-quentes-e-cores-frias-mosaico.html
https://www.youtube.com/watch?v=su_A7jgvJr8
https://www.youtube.com/watch?v=NmXIFCPJbUM