Este breve tutorial foi feito com o intuito de auxiliar pessoas que tiveram o mesmo problema que eu ao tentar utilizar o modem 3g Huawei E156C em ambiente GNU/Linux. Esta solução foi encontrada através de pesquisas no projeto Universidade Livre, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas, que propõe a implantação de software livre no ambiente acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas - Campus III.
Conectando o Modem Oi 3G Huawei E156C no Ubuntu 10.04
Descrição: O modem E156C é um terminal que possibilita o usuário acessar a internet através da rede 3G (UMTS) com a melhor performance (dados do fornecedor).
Plataforma: Windows XP 32bits / Windows Vista 32 e 64 bits / Windows 7 32 e 64 bits / Macintosh OS: 10.6 ou anterior
O Problema: O fabricante do modem 3G Huawei E156C não disponibiliza drivers para o ambiente GNU/Linux.
Solução: Foram feitas várias tentativas de conectar este modem à rede através do Ubuntu, tanto utilizando os drivers nativos do Sistema Operacional quanto através de outros discadores (e.g. wvdial, kppp, et cetera). Várias "macumbas" também foram feitas, mas nenhum resultado impressionante. A solução encontrada foi: a própria Huawei, fornecedora do modem, também disponibiliza outras referências de modems para operadoras como a Vivo, Tim, Claro, entre outras. Logo, tentamos utilizar os drivers, bem como o discador, disponíveis para o modem Huawei E226, da Vivo. Instalamos como indica o manual (acessando o diretório e executando o arquivo install através do Terminal, como usuário root: "sudo ./install"), depois conectamos através do discador da Vivo (apesar de serem operadoras concorrentes, o que muda é apenas a interface visual). Funcionou perfeitamente. Espero ter ajudado.
Download do driver: http://www.huawei.com/pt/file.do?f=489