Assembleias e Reuniões

A Seção Local Alfenas-MG convida à todos os associados, não associados, e principalmente os estudantes e professores inscritos no XIX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que acontecerá entre os dias 1 à 8 de julho em João Pessoa-PB.

A reunião tem o propósito em se discutir a análise de conjuntura atual da seção local, bem como definir um posicionamento, contribuindo e representando nossa seção na 134ª Reunião de Gestão Coletiva (RGC) que acontecerá durante o evento em João Pessoa-PB.

Data: 28 de junho de 2018, às 18h, no GERES (B312)

Participe!


O Centro Acadêmico da Geografia Prof° Milton Santos, realizou no dia 18 de abril (quarta-feira) a Assembleia Extraordinária sobre o Novo Programa de Residência Pedagógica com a participação dos professores e estudantes do curso e AGB seção local Alfenas.

De acordo com o MEC, o Programa de Residência Pedagógica, "revigora" e "incorpora" uma maior participação entre universidades, prefeituras e governos estaduais numa maior "imersão na realidade escolar". De acordo com Maria Helena Guimarães, secretária executiva do MEC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) não será cancelado, mas restrito aos estudantes até o 4° período nos cursos de licenciatura. Após dois anos de curso, será oferecido o Programa de Residência, com duração de 400 horas durante 18 meses para o estudante, anunciado no mês de fevereiro pelo ilegítimo governo de Michel Temer.

As questões levantadas durante a assembleia pelos professores e estudantes do curso de geografia da Unifal-MG refletem em preocupações diante dos ataques contra a qualidade de formação de educadores no ensino superior público pelo governo ilegítimo. As amarras institucionalizadas pretendidas pelo programa e um maior corte de bolsas do PIBID foram um dos pontos negativos apontados pelos professores da licenciatura do curso.

Sobre o novo Programa de Residência Pedagógica, algumas questões foram elucidadas:

- Não liberdade de escolha das escolas no município: será ofertada apenas as escolas que se cadastrarem no Programa de Residência;

- O estudante deverá permanecer na mesma escola durante toda a Residência;

- A obrigatoriedade de seguimento da BNCC nas práticas escolares durante a residência, podendo engessar a relação educacional e aumentar um controle político e ideológico do futuro professor, estudantes e escola.

- A bolsa auxílio do programa não deve cobrir nosso aluguel: defendemos que o valor de R$ 400,00 seja inteiramente revertido em investimentos do estudante na compra de materiais, livros e participação em eventos acadêmicos.

Precisamos de uma ampla política de permanência, como a construção da Moradia Estudantil no campus!

Nesta próxima quinta feira, 26 de abril, às 19h no auditório do campus II, a AGB seção local Alfenas e CAGEO Milton Santos irá promover uma mesa de discussões com os professores do curso de geografia, colegiado da licenciatura e seus representantes e o Professor Francisco Xarão, Pró Reitoria de Graduação, para maiores esclarecimentos e compreensão destes processos que estão sendo aprovados às pressas e sem qualquer diálogo com toda a sociedade!

AGB Seção Local Alfenas

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO AGB seção local ALFENAS

16 de abril de 2018, às 14h, na sala do GERES B312, campus II da Universidade Federal de Alfenas.

Participem!