Histórico

O texto abaixo é resultante de uma breve pesquisa junto aos irmãos e irmãs da Igreja local. Caso alguém possua fatos ou fontes mais precisos, favor entrar em contato com o irmão Felipe Ferreira, a fim de que as alterações e/ou correções sejam devidamente efetuadas. Toda informação é importante e bem-vinda. Deus abençoe aos irmãos em Cristo.

O ide do Senhor, escrito em Mateus 28:19, alcançou os confins da Terra, chegando a Coremas em 1962, ocasião em que os coremenses ainda não conheciam a Assembléia de Deus. Tratava-se de um grupo especial, diferentemente de todos os grupos religiosos já vistos na cidade, pois apresentava a particularidade do pentecostalismo, caracterizada pela manifestação dos dons do Espírito de Deus em todo aquele que nasce de novo e crê. Como o Espírito de Deus conclama ao crente a glorificar e exaltar o nome do Senhor Jesus (também em alta voz), tornava-se motivo de escândalo algumas das reuniões dos primeiros crentes coremenses. Os cultos eram tidos como liturgias bizarras, resultando em reações pejorativas por parte dos que estavam de fora.

O servo do Senhor Hermenegildo Estrela Dantas, foi o pastor designado para iniciar o culto pentecostal em Coremas, há 50 anos atrás. Não foi tarefa fácil para o irmão, pois a sociedade o via com desdém, visto ser o catolicismo a religião dominante na época. Apesar da liberdade de culto já ter sido determinada no Brasil por lei, desde 7 de janeiro de 1890, em decreto assinado pelo então Presidente Marechal Deodoro da Fonseca, sua aplicação era quase ignorada em Coremas, devido talvez aos precários meios de comunicação de massa. O testemunho de alguns irmãos da época é que o pastor Hermenegildo fora duramente perseguido, ameaçado de morte e até espancado por amor à Obra do Senhor a ele confiada. Mesmo diante de tamanha barreira, iniciou seu ministério de pregação local e o Espírito Santo começou a convencer os pecadores a respeito do pecado, da justiça e do juízo vindouro (João 16:8-11). A primeira alma a aceitar a Cristo pelo ministério do irmão Hermenegildo foi a senhora Guiomar (DNOCS). Após Guiomar converteram-se a senhora Maria Antônia Filha e Maria Antônia da Conceição, mãe e filha, juntamente. Para glorificarem a Deus e sentirem a presença do Espírito Santo, a irmã Guiomar cedeu uma salinha em sua residência onde os cultos eram realizados e, mesmo com tanta resistência, a obra crescia. Já com 8 membros, o pastor Hermenegildo resolveu alugar um salão para a realização dos cultos, na Rua do Antigo Açougue de Coremas (hoje Rua João Salviano), onde funciona atualmente a Câmara de Vereadores. Ameaçado de morte, o irmão Hermenegildo prudentemente entregou a obra ao seu sucessor, o pastor Benedito Carneiro e foi-se para outros lugares dar continuidade à Obra. A igreja, então, ganhava novos membros na gestão do irmão Benedito, juntamente com a necessidade cada vez mais crescente de ampliação do local de cultos.

Sucedendo o pastor Benedito Carneiro, chega a Coremas, em 1965, o pastor Francisco Braga, realizando o 1° batismo nas águas com 8 novos convertidos, e consolida a compra de um terreno próprio para o templo, na Rua José Américo de Almeida, onde, por muito tempo, cultuaram a Deus numa casa de pau a pique ou casa de taipa, que foi alvo constante da intolerância de alguns moradores. Com muita fé em Deus e a ajuda da Igreja, que crescia cada vez mais, o pastor Francisco Braga conseguiu construir o templo da Assembléia de Deus, dando-lhe a forma que ainda hoje se vê, e que, por décadas, abrigou muitos crentes coremenses que vinham se render aos pés de Cristo. O antigo templo foi o palco de 4 décadas de belas e gloriosas histórias de crentes que acreditaram na pregação do evangelho e entregaram suas vidas ao Filho de Deus. Uns já descansam no Senhor, outros ainda batalham pelo evangelho e outros, infelizmente, pararam na caminhada.

Findo o ministério do pastor Francisco Braga, trabalha em Coremas os pastores Edson Carloto, Antônio Pereira, Antônio Ferreira, Aluísio Benedito, Antônio Pereira pela segunda vez, o pastor José João Gonçalves, o pastor Francisco Francelino, o pastor David Pereira, o pastor Prudêncio, o Pastor Benedito,o Pastor José Carlos, o Pastor Expedito Morato e o atual Pastor Adeilton Canuto.

O modelo de templo idealizado pelo irmão Francisco Braga foi se tornando obsoleto pelo tempo, haja vista as modernas construções em voga no mercado imobiliário. Aconteceu, porém, que o pastor José João Gonçalves, com muita boa vontade vinda de Deus, desejando, certamente, um espaço bem maior, amplo, a fim de acomodar um número maior de pessoas, fez uma pequena reforma naquele templo da Rua José Américo, porém significativa, dando-lhe um aspecto mais moderno, conseguindo ampliar em cerca de 18 m² o salão do templo, colocando o piso de cerâmica, antes de cimento comum, e renovando portas e janelas frontais.

A casa pastoral e a congregação filial da Linha de Ferro foram construídas na gestão do pastor Francisco Francelino (1997-2006). A casa pastoral acomoda todos os obreiros designados para pastorear a igreja local.

Após o pastor Francisco Francelino, chega a Coremas o pastor David Pereira de Araújo. Deus é Aquele que tem a sua multiforme sabedoria, e trabalha de uma forma que nós muitas vezes não a compreendemos e gosta de fazer surpresas ao seu povo. Quando quer realizar uma grande obra, não necessita escolher os melhores, nem os fortes, nem os sábios, nem os eloquentes, mas melhora aquele que é ruim, fortifica aquele que não tem forças, dá sabedoria aos néscios e eloquência aos pesados de boca e pesados de língua.

Doado à igreja desde a década de 90 pelo senhor João Pereira de Almeida, Vereador na época, o terreno do atual templo mais parecia uma enorme cratera, passando por dentro um enorme esgoto, que foi posteriormente canalizado pela Prefeitura Municipal, razão maior do descrédito de uns, desconfiança de outros, desânimo de alguns e até repúdio de muitos. Como para Deus nada é impossível, consequentemente, para a fé do crente também não há impossível. Apesar de o pastor David procurar incansavelmente pela cidade um terreno situado em local mais central para o novo templo, as portas se fecharam e a única alternativa foi mesmo lutar contra a adversidade. O mesmo Espírito que moveu o povo de Israel a trazer diante de Moisés o necessário para a obra do Tabernáculo, trabalhou na Igreja de Coremas e até mesmo em pessoas não assembleianas de nossa cidade, para contribuir com o necessário.

A resistência de outrora há muito caiu por terra, e hoje a nossa igreja não é mais vista com desdém, mas como modelo cristão. Com muito ânimo, coragem, firmeza, fé em Deus e altruísmo, o pastor David iniciou as obras de construção do novo templo em março de 2007 e, em 1 ano e 6 meses, os crentes da Assembléia de Deus de Coremas puderam usufruir e compartilhar este glorioso presente de Deus. Neste tempo tão difícil de competitividade e de escassos recursos, vê-se a potente mão de Deus trabalhando pela igreja, através do ânimo de seus servos.

De uma forma bastante especial destacou-se o Conjunto Filhas de Sião, as senhoras guerreiras do Senhor, que não mediram esforços para ajudar na construção do novo templo, através de seus trabalhos para angariar fundos e aplicá-los nos serviços e compras de materiais.

O mérito da obra é de Deus, da igreja, de todos os irmãos que por aqui passaram, os de longe e os de perto, até daqueles que já descansam no Senhor e também do ministério, que tem em seu meio o pequeno gigante David Pereira. Que Deus abençoe a todos. Amém!

Felipe de Araujo Ferreira

Coremas-PB, 16/072017