Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal - PPGCSA

Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Universidade Federal de Campina Grande

INFRAESTRUTURA


As atividades inerentes ao Programa são atendidas pelas Seções Técnicas de Pós-graduação da UFCG. A Seção Técnica de Pós-Graduação da UFCG conta atualmente com vários servidores técnicos administrativos de nível médio e superior e colaboradores terceirizados vinculados a diversos setores administrativos e técnicos que garantem apoio aos discentes e docentes na realização de atividades didáticas e de pesquisa. O PPGCSA conta, portanto, com suporte administrativo e técnico da UAMV/CSTR, das Seções Técnicas de Pós-Graduação, da Unidade de Medicina Veterinária, do CSTR e de instituições científica externa parceiras. O Programa possui adequada infraestrutura para o ensino, pesquisa e extensão, com disponibilidade de espaço físico incluindo laboratórios de pesquisa, salas de aula, auditórios e ambientes de informática, fazendas, áreas experimentais e áreas de reserva natural, conforme descrito a seguir:

Hospital Veterinário Universitário Prof. Dr. Ivon Macêdo Tabosa

O Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macedo Tabosa (HVUIMT) é uma importante unidade de apoio ao Curso de graduação em Medicina Veterinária, ao Programa de Residência Multiprofissional e ao PPGCSA, fazendo atendimentos clínico, cirúrgico e dos distúrbios reprodutivos das diferentes espécies domésticas. É constituído pelo Setor de Clínica Médica de Grandes Animais, pelo Setor de Clínica Médica de Pequenos Animais, pelo Setor de Cirurgia, pelo Setor de Diagnóstico por Imagem e por laboratórios e um auditório com capacidade para 70 lugares, no qual são realizadas palestras e defesas de monografias, dissertações e teses.

Setor de Clínica Médica de Pequenos Animais do HVU

É constituído por quatro ambulatórios para atendimento clínico, um ambulatório para atendimento de emergência e três salas de internamento de caninos e felinos, almoxarifado e farmácia. Também possui um ambulatório para atendimento exclusivo para felinos. 

Setor de Clínica Médica de Grandes Animais do HVU

É constituído de dois ambulatórios com troncos de contenção para bovinos e equinos em atendimento e ainda, currais e baias para internamento e salas de apoio para técnicos e residentes. 

Setor de diagnóstico por imagem do HVU

Composto por uma sala de RX, sala de processamento, sala de ultrassonografia e endoscopia. Conta com um equipamento de raio X digital, um equipamento de raio X portátil, dois equipamentos de ultrassonografia e um vídeoendoscópio para grandes animais.

Complexo cirúrgico do HVU 

O Setor de Cirurgia possui um bloco cirúrgico construído em uma área de 650 m2, dividida em:

- área de Cirurgia de Grandes Animais, constituída de sala de indução e recuperação anestésica, sala de paramentação e sala de cirurgia. Conta com os seguintes equipamentos: mesa operatória hidráulica, mesas de instrumental, aparelho de anestesia inalatória, foco cirúrgico, eletrocautério, aspirador cirúrgico e monitor multiparamétrico. 

- área de Cirurgia de Pequenos Animais, constituída de sala de pré-operatório, sala de cirurgia, sala de recuperação, sala de cirurgia e anestesiologia experimental, sala de paramentação e canil, com os seguintes equipamentos: mesas operatórias hidráulicas, mesas de instrumental, focos cirúrgicos, aparelhos de anestesia inalatória, bombas infusoras de fluidos, eletrocautério, aspirador cirúrgico e monitores multiparamétricos. 

- área de diagnóstico por imagem: sala de Radiologia com equipamentos digitais (portátil e fixo), sala de processamento, sala de ultrassonografia e endoscopia, com aparelhos de ultrassonografia e de endoscopia. - área de processamento e esterilização de material cirúrgico, constituída por lavanderia, sala de processamento e embalagem e sala de esterilização, com os seguintes equipamentos: máquinas de lavar roupa, máquina de lavagem de instrumental cirúrgico, estufas, autoclaves e prensa seladora de embalagens. 

Laboratório de Patologia Animal do HVU

O Laboratório de Patologia Animal apresenta uma ampla estrutura física com salas ou ambientes climatizados, formada por uma sala de necropsia (156 m2) com seis mesas metálicas para necropsias de animais domésticos e selvagens de pequeno porte, além de espaço para a realização de necropsias de animais de grande porte, lavabo e banheiros. Possui uma câmara fria de 5,80 m2, sala de museu para peças anatomopatológicas coletadas durante as necropsias ou de amostras provenientes de biópsias encaminhadas para exames histopatológicos. Também possui quatro salas para professores, dois laboratórios de histoquímica, um laboratório de imuno-histoquímica, dois laboratórios para exames histopatológicos, uma sala para arquivo de peças acondicionadas em formol tamponado a 10% e outra sala para alunos da pós-graduação e estagiários, além de um ambiente para arquivos de fragmentos de tecidos em parafina. 

Temos os seguintes equipamentos utilizados na rotina do laboratório, necessários para a formação de alunos da graduação e pós-graduação, adquiridos com recursos da instituição e de projetos financiados pelo CNPq (Universal e INCT): Microscópio binocular com câmera fotográfica (01 unidade); Microscópio binocular (06 unidades); Microscópio binocular para três observadores (01 unidade); Microscópio binocular para dois observadores (01 unidade); Estufa (03 unidades); Microscópio binocular para cinco observadores - tipo medusa (01 unidade); Histotécnico (02 unidades); Micrótomo (03 unidades); Balança analítica de precisão (01 unidade); Agitador vórtex (01 unidade); Agitador magnético com aquecimento (01 unidade); Balança eletrônica digital (01 unidade); Destilador de bancada (01 unidade); Phmetro de bancada (01 unidade); Geladeira (03 unidades); Microondas (01 unidade); Serra elétrica (01 unidade); Banho-Maria histológico (02 unidades); Afiador de navalha (01 unidade); Freezer (02 unidades); Microcomputador (03 unidades); Câmera fotografia semi profissional (01 unidade); Impressora (02 unidades); Scanner (01 unidade). 

Laboratório de Cardiologia de Pequenos Animais do HVU

O Laboratório de Cardiologia de Pequenos Animais está preparado para atender as necessidades das linhas de pesquisas que envolvem estudos com cardiologia de cães e gatos em nível de pós-graduação e também de graduação, com a realização de aulas práticas e pesquisas (iniciação científica e trabalho de conclusão de curso). O laboratório é climatizado, ocupando uma área aproximada de 25 m2, e os equipamentos incluem eletrocardiógrafo computadorizado, monitor de pressão arterial de alta resolução, monitor multiparamétrico, tonômetro oftálmico e ecodopllercardiograma. 

Laboratório de Reprodução Animal do HVU

Conta com o apoio de diversas instalações para o desenvolvimento das atividades técnicas e cientificas em nível de graduação e Pós-graduação. Possui uma área de 80 m2, contando com balcões e pias de azulejo, onde são realizadas espermogramas e avaliação de embriões de diversas espécies; exames de genitálias oriundas de matadouro para avaliação de aspetos fisiopatológicos; possui ambiente para aulas teóricas e práticas com capacidade para 12 alunos.

Laboratório de Patologia Clínica do HVU

O Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPCV) tem uma área total de 160 m2 quadrados sendo dividido em 4 ambientes (Sala de registro e recepção de amostra, sala de processamento e análise automatizada, sala de microscopia para emissão de laudo e sala de expurgo/destilação). Com uma ampla estrutura para atender a demanda de exames laboratoriais do Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macedo Tabosa da UFCG atuando na área de grandes e pequenos animais da rotina do atendimento clínico cirúrgico veterinário ou em projetos de pesquisa do PPGCSA. O laboratório conta com pessoal técnico especializados composto por 03 servidores veterinários (01 nível superior e 02 nível médio) e 02 residentes Médicos Veterinários. 

A disposição estão equipamentos automatizados modernos que associados a equipe profissional processa mais de duzentas amostras por dia em diversas áreas: Exame de urina: Urina tipo 1 e Determinações bioquímicas em urina; Hematologia e Hemostasia: Hemogramas completos e contagens parciais, Pesquisa de hematozoários, Determinação de fibrinogênio e Provas de coagulação; Citologia: Análise de LCR, Análise de líquidos cavitários e sinovial e Citologia aspirativa por agulha fina; Bioquímica: Função renal, Função hepática, perfil metabólico, eletrolítico, mineral básico e Gasometria; Análise de líquidos cavitários: Fluido Ruminal, Líquidos Cavitários (Abdominal, Torácico e pericárdico), Liquido Sinovial e Líquido Cefalorraquidiano. Desde 2010, o LPCV tem recebido investimento em equipamentos a partir de recursos do INCT Planta tóxicas 2008, FINEP 2010, Reuni/MEC, PROAP/UFCG, Universal CNPq e Emendas parlamentares. Equipamentos disponíveis: 01 Analisador automático de pH e gases sanguíneos (AGS 22 - Drake); 02 Analisador bioquímico automático (Cobas C111 - Roche); 01 Analisador bioquímico semi-automático (Bio 200 - Bioplus); 01 Analisador de eletrólitos automático (Maxion - MedMax); 01 Analisador hematológico automático (PocH 100 iV - Sysmex); 01 Analisador hematológico simples (DA – 500 / CC – 530 - Celm); 01 Balança semi-analítica (BL – 220 AB-BI - Aaker); 02 Banhomaria com circulação (Fanem (mod.100)/ Marconi (MA-159) - Fanem / Marconi); 05 Centrífuga Coleman (mod. 90-1) / Sislab (Micro-hematócrito) / Centribio (TDL80-2B); 02 Destilador (Marte); 01 Freezer (F – 210 - Electrolux); 05 Microscópio Olympus (CX-21 – FS1); 02 Refrigerador (Electrolux (R-360) / Consul (CRD49); 01 Sistema Milli-Q (Master All) Gehaka; 01 Aparelho de coagulometria semi-automático (Clot). 

Laboratório de Microbiologia do HVU 

Possui uma área de 120 m2 estando vinculado ao Hospital Veterinário (HV) do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O referido laboratório presta apoio ao referido hospital nas atividades de isolamento e identificação bacteriana, assim como o desenvolvimento das pesquisas junto aos alunos da pós graduação na linha de resistência antimicrobiana. Conta com os seguintes equipamentos: Estufa de esterilização e secagem, estufa bacteriológica, autoclave vertical, destilador, micro-ondas, balança analítica, microscópio óptico, micro pipetas monocanal e multicanal, geladeira, câmara de anaerobiose, balança analítica, agitador vórtex, freezer -80ºC, freezer comum, capela de fluxo laminar, computador, vidrarias (béqueres, pipetas volumétricas e graduadas, provetas, buretas, balões volumétricos, vidros de relógio, bastões de vidro, erlenmeyers, funis, placas de petri e outras). No ano de 2021, foi aprovado o valor de 30 mil reais pelo Edital Nº 09/2021 DEMANDA UNIVERSAL da Fapesq, destinados a manutenção das pesquisas desenvolvidas na área de resistência antimicrobiana. 

Laboratório de Toxicologia e Plantas Tóxicas do HVU

Com área física de 100 m2 , incluindo um biotério, atua nas atividades de rotina e de pesquisa voltadas para os estudos de plantas tóxicas para animais.

Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR/UFCG) 

A infraestrutura existente no CSTR que dá suporte físico e administrativo ao PPGCSA, de modo geral, e de modo especial as Unidades Acadêmicas de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e de Ciências Biológica tem se aperfeiçoado substancialmente, nos últimos anos, com os incentivos de aporte financeiros provenientes do REUNI, CT-INFRA e PDI, com melhoria de instalações e equipamentos, consequentemente influenciando na qualidade das pesquisas dentro das linhas propostas pelo PPGCSA. 

Na área de avicultura, o CSTR dispõe de excelentes condições para avaliação tanto de frangos de corte como frangas de postura e codornas. No CSTR estão instalados os Setores Didáticos Produtivos que associam o trabalho de pesquisa à permanência do discente no seu local de trabalho. Para tanto, todos esse setor possui salas para discentes (graduação e pós-graduação) e estão equipados com microcomputadores e internet de forma a facilitar que o discente, paralelamente, possa conduzir o seu experimento e desenvolver atividades de estudos. Estes Setores são contemplados com os recursos obtidos em projetos de pesquisas dos docentes, aprovados por órgãos governamentais e outros por parcerias. A seguir segue a descrição dos laboratórios e estruturas de destaque e apoio ao PPGCSA:

Laboratório de Nutrição do CSTR

Composto por dois pavimentos de 300 m2 cada, sendo o térreo com oito compartimentos e o primeiro andar com três compartimentos, aparelhado para realizar todas as análises básicas necessárias aos estudos de nutrição e análise de alimentos, com salas para o Coordenador e Técnicos do laboratório e salas onde estão os equipamentos para os diversos tipos de análises. Para a realização das análises, conta-se com os seguintes equipamentos: Aq Liofilisador, espectrofotômetro de chama, espectrofotômetro de absorção atômica, Aquecedor DE LEO (banhomaria)- Mod 196, Balanças analíticas elétrica, precisão quatro casas decimais, Balanças analítica digital, precisão três casas decimais, Balanças semi-analítica, Blocos digestores de proteína TECATOR - mod. 2012, Blocos digestores de proteína TECNAL - MOD 5-50-C, Biodigestores com acessórios, Bombas a vácuo PRIMAR - MOD. 141, Bomba calorimétrica tipo par, completa, Capela de fluxo laminar vertical de mesa, 1000 m3, Colorímetro fotoelétrico, Condutivímetro de laboratório, Conjuntos de desmineralizador integral, Espectrofotômetro digital, Chapas aquecedoras com termostato, Destiladores de água QUIMIS - mod. Q341.25, Deionizadores por ultra purificação, Conjunto de destilação TECNAL - mod. TE 036/1, Conjunto digestor de fibra, Estufa FABBE - mod. 117, Estufa de secagem e esterilização FANEM - mod . 320SE, Estufa com circulação forçada de ar -FABBE 170, Fornos de incineração, Fermentadores ruminal para digestão in vitro "daisy", Microcomputadores, Manta aquecedora, Moinhos de facas (pequeno, médio e grande), Moinhos tipo Willis, Selador de sacos naylon, Agitadores magnéticos com aquecimento, Balança eletrônica de precisão 2000 g, Estufa de secagem e esterelização, capac. 150 litros, Estufa universal elétrica (100x60x90), Moinho de bola, Conjunto de extração de gordura. Bomba calorimétrica adiabática de Par; Liofilisador; Estufa de ventilação forçada; Banho Maria com controle de temperatura; Sistema de digestão a gás com controle wireless da ANCOM Espectrofotômetro de chama; Sistema de água com temperatura controlada; Três freezers capacidade para 1000 litros; Capela de exaustão; Roto-evaporador; Destilador de proteína.

Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas do CSTR

Com uma área total de 100 m2, atende aos alunos de graduação e pós-graduação do CSTR. Equipamentos: Destilador de nitrogênio semi-micro Keljedhal TE-036/1; Destilador de água Fabbe-108; Bomba de vácuo TE-051; Banho maria Dubnoff-TE-053; Balança semi-analítica 70 Gehaha-BG1000; Bloco digestor para nitrogênio; TE - 040/25; Controlador de temperatura; TE - 007ª; Agitador magnético de soluções TE-085; Microcomputador 400 MHZ, 64 Mb, HD 5.1Gb - LV; Impressora Jato de tinta – HP. Duas Muflas com capacidade de 0,25 m2. Um espectrofotômetro de chama e um fotocolorímetro. Dois medidores de pH.

Laboratório de Solos do CSTR

Com área de 112 m2 , atende aos alunos de graduação e pós-graduação do CSTR. Equipamentos: Medidor de pH - PA200; Medidor de pH/271 - Micronal; Condutivímetro - Quimis; Fotocolorímetro - Micronal; Agitador orbital - Fanem; Balança eletrônica digital cap. 1,0 kg - Gehaka; Fotômetro de chama - Analyser; Estufa de secagem e esterilização - Olidef; Estufa de secagem e esterilização - Fanem; Capela de exaustão de gases c/motor 6 CV - Permution; Manta aquecedora - Fanen; Chapa aquecedora c/duas bocas - Caal; Deionizador de água - RC-5; Agitador magnético c/aquecimento 400º C - Fanem; Destilador de água cap. 5 Lt/h - Quimis; Geladeira doméstica cap. 280 Lt - Consul; Freezer vertical - Consul; 01 Balança analítica cap. 160 g - MLW; Balança comercial cap. 10 kg - Filizola; Exaustores em polipropileno p/capela trifásico - Erbely; Compressor de ½ HP- Leeson; 01 Motor compressor - Fanem; Panela de pressão Richards; Microcomputador; Impressora Jato de tinta – HP.

Laboratório de Bioclimatologia do CSTR 

Possui uma área de 42 m2 , cobertura de telha de cerâmica e forrado, contendo bancada de 10m, banheiro e área anexa com pia. Atendendo aos alunos de graduação e pesquisadores do CSTR. Equipamentos: Termohidrógrafo, Anemômetro digital portátil modelo AM-42010, Termômetros de globo negro; Termômetro sem contato digital portátil infravermelho; Termômetros de máxima e de mínima; Termômetros de bulbo seco e bulbo úmido; Termômetros clínicos veterinários, estação meteorológica automática, computador PC, geladeira, freezer horizontal com capacidade para 420 litros, impressora jato tinta, notebook aspire 5610Z, intel T2060, 1G de memória, Notebook 1068, com Intel Pentium Dual Cor 2.1 GHz, 4 GB, HD 500GB., monitor 14", Câmera fotofrafica digital Cyber Shot SonY Dsc W210, 12.1 Mp, 4 Gb, câmera termográfica (Termovisor da Fluke) Ti25, Software para câmera termográfica, registro de temperatura e unidade HOBO PRO V2 externo, registro de temperatura e unidade HOBO PRO V2 , 4 canais com USB 2 internos e 2 externos, projetor Samsung SP-L220 Wx 2200 lumes.

Laboratório de Parasitologia Veterinária do CSTR

As atividades desenvolvidas no Laboratório, dá suporte as disciplinas Parasitologia Veterinária I e II, e aos trabalhos técnicos científicos de pós-graduação e iniciação científica, concernente a preparação de lâminas definitivas para o estudo morfológico dos artrópodes ectoparasitos e endoparasitos dos animais domésticos, aves, animais de laboratório e homem, oriundos da região semiárida, como também de outras regiões do país. Quanto ao estudo biológico, realiza-se experimento sobre o ciclo de vida de alguns artrópodes ectoparasitos, verificando-se os aspectos de desenvolvimento morfológico e fisiológico, em condições naturais. Equipamentos: Microscópio óptico – binocular; Estereomicroscópio – binocular; Estufa bacteriológica; Estufa esterilização; Placa Aquecedora; Geladeira de 210 litros. 

Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos do CSTR

As atividades desenvolvidas aqui atendem a disciplina Epidemiologia das Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos, e aos trabalhos iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação assim como técnicos científicos da pós-graduação. As atividades desenvolvidas compreendem desde a coleta de material e montagem de peças para aulas práticas, preparação de lâminas definitivas para o estudo da morfologia dos artrópodes ectoparasitos e endoparasitos dos animais domésticos, aves, animais de laboratório e homem do semiárido nordestino, como também de outras regiões do país; até o diagnóstico de parasitismo animal (onde atende as comunidades: local, de municípios e estados vizinhos). Desenvolve testes de fármacos sintéticos e naturais com ação antihelmíntica; modelos alternativos de controle das parasitoses (fitoterapia, microbiológico e aplicação do Famacha). Equipamentos: Microscópios ópticos – binocular; Estereomicroscópios – binocular; Estufa bacteriológica; Estufa esterilização; Placa Aquecedora; Geladeira de 210 litros; BOD; Centrifuga de temperatura controlada; Microscópio de Contraste de Fase com Câmera Acoplada; Balanças. 

Laboratório de Toxicologia do CSTR

Possui uma área física de 45 m2 estando localizado no Centro de Criação e Experimentação em Animais de Laboratório (CCEAL), o qual está vinculado ao Curso de Medicina Veterinária, prestando serviços de extensão à comunidade, no auxílio ao diagnóstico das intoxicações. Equipamentos: Rotoevaporador; Microscópio binocular; Banho Maria; Aparelhos de ar condicionado; Balanças analíticas; Prensas de madeira; Área 100 m2 com cultivo de plantas tóxicas; Coleção de plantas tóxicas dessecadas; Abatedor e Frigorífico para pequenos ruminantes, com área de 55 m2 .

Laboratório de Tecnologia da Carne do CSTR

Possui uma área física de 45m2 e está vinculado ao Curso de Medicina Veterinária, prestando serviços a comunidade universitária. Equipamentos: - Câmara Frigorífica para congelamento; Serra elétrica; Balança capacidade 150 kg; Moinho de Carne; Conjunto de adegas; Mesas de Inox e Freezers.

Laboratório de Doenças Transmissíveis (LDT) do CSTR

O Laboratório de Doenças Transmissíveis (LDT) possui uma área de 84 m2, e as atividades desenvolvidas no mesmo incluem diagnóstico de leptospirose, brucelose e tuberculose. 

Laboratório de Epidemiologia e Estatística (LEE) do CSTR

O Laboratório de Epidemiologia e Estatística (LEE) possui uma área de 32 m2. Neste laboratório são desenvolvidas atividades confecção de mapas georreferenciados, análise estatística de dados e análises espaciais. 

Laboratório de Vacinas e Diagnóstico do CSTR

Com área física de 45m2, as atividades de rotina e de pesquisa estão voltadas para o estudo de bacterioses e zoonoses de animais domésticos e silvestres.

Laboratório de Virologia do CSTR

Com área física de 45m2, as atividades de rotina e de pesquisa estão voltadas para o diagnóstico da raiva.

Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados do CSTR

Com área física de 200 m2, as atividades de rotina e de pesquisa estão voltadas para tecnologia, inspeção e higiene de alimentos, especificamente de leite e derivados. 

Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido (NUPEÁRIDO) do CSTR

O Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido tem como objetivo dar suporte as aulas práticas e pesquisas necessárias aos Cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, assim como aos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal e Ciências Florestais. A infraestrutura do NUPEÁRIDO é compreendida por duas unidades experimentais: Fazenda Experimental do Jatobá (Município de Patos PB) e Fazenda Experimental do Lameirão (Município de Santa Teresinha PB) e mais um Setor de Pesquisa em Pequenos Ruminantes, localizado na Fazenda Jatobá. 

Fazenda Jatobá 

Distante 6 km do Campus de Patos - CSTR, com área de 280 ha e banhada pelo açude Jatobá, com capacidade de 11.000.000 m3 . Apresenta em sua infraestrutura, instalações e centro de manejo para bovinos, caprinos e ovinos. Com um rebanho de 80 bovinos da raça SINDI, 120 caprinos da raça Moxotó e 60 ovinos da raça Santa Inês. Com 10 ha destinados a capineiras (Sorgo forrageiro, Capim-elefante e Capim-Andrequicé). Uma Casa de Hóspedes para docentes, pesquisadores e estudantes e seis casas de moradores, além de um armazém com 300 metros quadrados de área. Em algumas áreas de exploração do NUPEÁRIDO há sinais de processo de degradação dos solos, o que tem sido motivo de pesquisa visando a recuperação dessas áreas ou procurando reduzir a pressão de pastejo.

Fazenda Lameirão 

Localizada no Município de Santa Terezinha - PB, distante 30 km do Campus de Patos, CSTR. Com uma área de 180 ha, compreendendo 50 % desta área de Caatinga nativa, destinada a pesquisas na área de manejo e avaliação de forrageiras da Caatinga. O restante compreendendo piquetes melhorados para pastejo de pequenos e grandes ruminantes e uma área de 10 ha destinados a capineiras, dotada de infraestrutura para irrigação (Poço, sistema de irrigação, etc..). Uma área experimental de 2,4 ha de Caatinga raleada e enriquecida com capim-buffel (Cenchrus ciliaris L.). A área é dividida com cerca de tela para pequenos ruminantes, totalizando quatro piquetes de 0,6 ha, com todos contendo uma área coberta de 2x3m, onde é distribuídos saleiro, cocho para suplementação e bebedouros. Um galpão para experimento com pequenos ruminantes coberto de telhas e com piso de cimento, contendo 24 gaiolas de madeiras e tela, dispondo ainda de instalação elétrica e água canalisada. Uma área demonstrativa das técnicas de manipulação da vegetação lenhosa da Caatinga de 1.200 m2 , subdividida em subárea de 200 m2. Uma área experimental de 10.000 m2 , com 12 piquetes de 800 m2 , todas cercadas de arame farpado e tela. Os estudos de desempenho animal e de forrageiras nativas são realizados nas duas fazendas experimentais, extremamente representativa dos problemas do semiárido brasileiro. 

Galpão de Digestibilidade

Galpão com 90 m2 , localizado no Anexo I do Laboratório de Nutrição Animal. Conta com três baias para ensaios de digestibilidade e 12 gaiolas de metabolismo, para caprinos e ovinos. Dotado de balança de pesagem de animais, freezer, estufa e bancada para amostras. 

Setor de Forragicultura 

Localizado Na Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, possui uma coleção de 73 espécies forrageiras. Parte desta coleção dispõe de um sistema de irrigação por meio de microasperssores. Possui duas casas de vegetação, cada uma com depósito. Uma casa de vegetação possui área de 90 m2 com seis bancadas. A outra casa de vegetação (em conclusão) possui área de 136 m2, doze bancadas, destilador de água com capacidade para 2L/h e balança digital para pesagem de amostras. 

Fábrica de Ração

Construída com recursos do CT-INFRA, apresenta uma área de 150 m2. Misturador em chapa naval, horizontal capacidade para 500 kg, Misturador vertical, capacidade 500 kg, Misturador Y em aço inox, capacidade para 50 kg, Máquina forrageira (N.3) com motor de 7,5 CV, Moinho para grãos (N.3) com motor de 7,5 CV, Balança Eletrônica com capacidade para 150 kg, e máquina fatiadeira ensiladeira com motor de 10 CV.

Herbário do CSTR

O PPGCSA tem a disposição o Herbário/CSTR/UFCG, principalmente para os trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa MANEJO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA. No ano de 1995, a Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, preocupada em dispor de material botânico, para suas aulas, resolveu iniciar a formação de uma coleção didática que iria se constituir no que hoje representa o herbário do Centro. As atuais instalações para a criação do Herbário vieram através de um intercâmbio entre a UFCG/CSTR e o Conservatoire et Jardin Botaniques Ville de Genéve em 2006. A partir desse momento histórico uma pequena construção foi edificada para abrigar 20 armários e equipamentos básicos nas pesquisas botânicas. Nesse período diversas expedições foram realizadas ampliando o acervo de plantas da coleção. A contratação um biólogo e uma taxonomista vegetal para administrarem o herbário veio aperfeiçoar os trabalhos na área, com diversas e novas pesquisas sendo desenvolvidas e alunos sendo treinados em taxonomia e manejo de herbário, bem como o aumento da coleção de Criptógamas e Fanerógamas. O atual acervo do herbário está composto de 1.570 exemplares de plantas, principalmente oriundas do sertão paraibano e fanerógamas. Nos próximos anos teremos como metas a ampliação física do mesmo e o incremento significativo de sua coleção, no intuito de que nosso herbário possa ser referência da flora dessa mesorregião no Estado da Paraíba.

Recursos de informática do CSTR

O PPGCSA conta com um laboratório de informática setorial para atendimento exclusivo aos pós-graduandos, dispondo de 12 (doze) equipamentos atualizados e devidamente conectados a rede internacional de computadores, bem como acesso ao portal da CAPES, além de outros pontos wireless, destinados a laptop e outros dispositivos móveis. Constitui a melhor via de acesso aos periódicos de importância na pós-graduação. Tem uma sala de aula com recursos multimídia. Todas as máquinas estão ligadas através de uma rede de fibra ótica a um provedor local do próprio Centro de Saúde e Tecnologia Rural. Os docentes têm no seu ambiente de trabalho (sala) computadores e impressora e alguns laboratórios também dispõe de sala de informática o que possibilita aos discentes desenvolverem suas atividades acadêmicas onde estão conduzindo suas pesquisas. O CSTR no campus apresenta uma rede de cabos óticos que permite o acesso rápido à Internet, facilitando a atualizada para elaboração de Projetos, revisões, trabalhos acadêmicos, melhorando a qualidade da produção científica. Em diversos Setores do PPGCSA dispõe-se de acesso em sistema Wireless/Wi-Fi para alunos, docentes e visitantes.

Laboratório de informática do CSTR

O PPGCSA conta com um Laboratório de Informática para atendimento a alunos da pós-graduação, dispondo de 32 (trinta e dois) equipamentos atualizados, todos interligados a Internet por sistema de rede com acesso aos periódicos através do portal da CAPES. Com velocidade de dois tipos, 800KBPS e 2 Mega, a cabo 75 sem fio, 3 mega.

Biblioteca Setorial do CSTR

O campus de Patos conta com um novo prédio para a Biblioteca, fruto da expansão provocada pelo Reuni. A Biblioteca possui uma estrutura de informática permitindo aos discentes e docentes pesquisar os bancos bibliográficos, on-line, onde a interligação via INTERNET entre as bibliotecas da UFCG permite acesso direto a diferentes sites de periódicos e informação científica, a exemplo do Science direct, Capes periódicos, BIREME, OIE, CDC entre outros, como também se articula com bibliotecas de referência, por meio do sistema COMUT. Esse suporte de busca bibliográfica está permanentemente ao alcance dos alunos de pós-graduação mediante os recursos de informática mencionados anteriormente. Contêm 07 funcionários treinados em programas de capacitação. Quanto aos catálogos impressos, a Biblioteca possuí Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Dissertações, Teses, Vídeos e CDs Rom, contendo 6.906 títulos e 14.994 exemplares, 651 teses e dissertações, 2.331 folhetos, 15 CD-ROM, 8.200 títulos de periódicos, com 156 títulos cadastrados no CCN, além de mapas e 109 fitas de vídeo. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, diurno e noturno, com atendimento ao publico, tem uma excelente área, recentemente construída e moderna, com computadores em rede, tem serviço técnico de aquisição e tratamento das informações; serviço de referencias, atendimento ao usuário e de documentação. 

Laboratórios em instituições parceiras

Os professores colaboradores e permanentes que fazem parte de outras instituições de ensino superior também disponibilizam os laboratórios para que os discentes do PPGCSA tenham a oportunidade de desenvolverem seus projetos de pesquisa. Isso aumenta a colaboração ente instituições e programas de pós-graduação. São eles:

EMEPA 

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA) na Fazenda Experimental de Pendência, base física situada no município de Soledade PB tem proporcionado a realização de experimentos com pequenos ruminantes, através dos seus 06 centros de manejo para caprinos e ovinos, do laboratório de biotecnologia da reprodução, dos 04 galpões experimentais, balanças para animais e da fábrica de ração.

Laboratório de parasitologia veterinária – LPV/IFPB 

O LPV/IFPB, Campus de Sousa, contém estrutura necessária para realizar análises parasitológicas (helmintos, ectoparasitos, protozoários e riquétsias) de animais domésticos e silvestres. São realizadas pesquisas envolvendo análises fecais, cultivo de larvas de parasitos, análise de raspado cutâneo, diagnóstico morfológico de parasitos e o diagnóstico da resistência a anti-helmínticos e acaricidas. Possui uma área de 40 m2, estando inserido nas instalações do Hospital Veterinário Prof. Dr. Adílio Santos Azevedo, do Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa. É utilizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por discentes do PPGCSA, graduandos de medicina veterinária, professores e pesquisadores do IFPB. Equipamentos: Microscópio binocular óptico Morfométrico com tecnologia Digital LAB-DM300 (01 unidade); Microscópio binocular óptico tipo medusa, 3 observadores (01 unidade); Microscópio binocular óptico (08 unidades); Estereomicroscópio binocular (10 unidades); Capela de exaustão de gases (01 unidade); Balança de precisão analítica 0,0001g (01 unidade); Balança de precisão analítica 0,01g (02 unidades); Estufa de secagem e esterilização (01 unidade); Banho-Maria (01 unidade); Incubadora BOD (01 unidade); Dispensador de reagentes (01 unidade); Freezer vertical (01 unidade); Refrigerador (01 unidade); Agitador de tubos (01 unidade); Centrífuga capacidade 8 tubos rotor fixo (01 unidade); Centrífuga capacidade 16 tubos rotor móvel (01 unidade) e Microcomputador (01 unidade).

Laboratório de imunologia e doenças infectocontagiosas – LIDIC/IFPB

O Laboratório de Imunologia e Doenças Infectocontagiosas dispõe de equipamentos necessários para a realização de diagnósticos imunológicos (sorologia) de doenças infectocontagiosas, tais como Brucelose, Tuberculose, Toxoplasmose, Neosporose, FIV e FeLV, Leishmaniose, Parvovirose e Cinomose. Também realiza isolamento de T. gondii, manutenção in vitro de cepas de T. gondii e confecção de lâminas para o diagnóstico por RIFI. Possui uma área de 32 m2, estando inserido nas instalações do Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo, do Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa. É utilizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por discentes do PPGCSA, graduandos de medicina veterinária, professores e pesquisadores do IFPB. Equipamentos Microscópio Imunofluorescência (01 unidade); Microscópio Invertido (01 unidade); Centrífuga refrigerada capacidade para microtubos, tubos 15 mL e tubos 50 mL (01 unidade); Controlador pipeta 01-200 mL elétrico (01 unidade); Cooler frascos microtubos criogênicos (01 unidade); Estufa de secagem e esterilização 40L (01 unidade); Estufa bacteriológica 60L (01 unidade); Banho-Maria (01 unidade); Freezer vertical (01 unidade); Freezer horizontal 2 portas (01 unidade); Refrigerador (01 unidade); Agitador de placas (01 unidade); Agitador de tubos 02 unidades); Autoclave horizontal 40 L (01 unidade); Micro-ondas 77 (01 unidade); Balança de precisão analítica 0,0001g (01 unidade); Botijão de nitrogênio líquido 40 L (01 unidade); Agitador magnético de soluções (01 unidade); Microcomputador (01 unidade).

Laboratório de biologia molecular – BIOMOL/ IFPB

O BIOMOL/ IFPB está inserido nas instalações do Hospital Veterinário Prof. Dr. Adílio Santos de Azevedo”, IFPB-campus Sousa e possui uma área de 45 m2. O laboratório dispõe de equipamentos necessários para realização de diagnósticos moleculares de patógenos de importância na Medicina Veterinária e na Saúde Única. Equipamentos: Capela de exaustão (01 unidade); Centrifuga (1 unidade); Minicentrífuga “Spin” (1 unidade) Capela de fluxo laminar (2 unidades); Armários (2 unidades); Termocicladores (2 unidades) Microcentrífuga com refrigeração – até 20.000 rpm (1 unidade); Freezer Vertical (2 unidades) Vórtex (1 unidade); Banho-maria seco (01 unidade); Botijão de gás (01 unidade); Fotodocumentador (01 unidade); Microcomputador (01 unidade); Microondas (01 unidade); Geladeira (01 unidade); Barrilete de água destilada - 10L (01 unidade); Mini balança (01 unidade); Transiluminador (01 unidade); Autoclave vertical (01 unidade); Cuba de eletroforese (01 unidade).

Laboratório de Patologia Veterinária da UFPB (LPV-UFPB)

Localizado em Areia PB, é um laboratório interdisciplinar, com área de 52 m², dividido em dois blocos: Histopatologia e Sala de Necropsia. O Laboratório de Histopatologia é equipado para ensino, pesquisa e extensão envolvendo atividades ligadas à morfologia, patologia e testes pré-clínicos . O laboratório está equipado com 15 microscópios ópticos e um de fluorescência, um microscópico multivisão (5 observadores) e um microscópio eletrônico de varredura (multiusuário), ambos com câmara fotográfica acoplada e software de análise de imagem, micrótomo, pHmetro, balança semianalítica, balança de precisão, estufa, centrífuga, microcentrífuga, quatro freezers, duas geladeiras, 79 computadores e vidrarias (béqueres, pipetas volumétricas e graduadas, provetas, buretas, balões volumétricos, vidros de relógio, bastões de vidro, erlenmeyers, funis e outras). Nos últimos cinco anos o laboratório recebeu um aporte direto de aproximadamente 200.000,00 para pesquisa (CNPq, FAPESQ-PB, CAPES E UFPB), além do aporte de laboratórios parceiros que realização análises no LPV, do Brasil e do exterior (Suécia). Esses recursos foram utilizados para a compra de diversos reagentes e kits de coloração.

Laboratório de Técnicas Histológicas e Laboratório de Morfologia Experimental (LABMEX) – UFRN

O Laboratório de Técnica Histológica conta com 3 ambientes, sendo uma sala de técnico, de 7,5m2, uma sala com 1 microscópio de 2 cabeças, para conferência da qualidade das lâminas, com 4m2 e uma sala de processamento, com 16m2. Possui capela de exaustão grande, micrótomo manual, duas estufas de secagem, duas geladeiras, banho Maria, duas balanças analíticas, dois armários de aço para estocagem de material, bancada central e bancadas laterais. O LabMEx, conta com dois ambientes, sendo um com 6m2 com bancada para eutanásia e dissecação e outro ambiente 12m2 com bancada central e bancadas laterais, freezer, lupa estereoscopia e balança de precisão.

IOPEC - Laboratório Multiusuário de Biossegurança para Pecuária – 

EMBRAPA Gado de Corte, Campo Grande – MS 

O Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec) possui área com nível de biossegurança 3 e conta com equipamentos de última geração para uso em pesquisa avançada em biotecnologia aplicada e microbiologia. É uma das infraestruturas de pesquisa que a Embrapa disponibiliza para acesso da comunidade científica-tecnológica e de empresas para uso compartilhado. Atuando com o conceito de saúde única, contribui para evitar as barreiras comerciais-sanitárias para a carne brasileira ao apoiar a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global. Linhas de pesquisa - Encefalopatia Espongiforme Bovina (Doença da vaca-louca); - Brucella abortus (brucelose) - Mycobacterium (tuberculose) - Corynebacterium (mastite e outras doenças) - Burkholderia mallei (mormo) Alta segurança biológica As instalações seguem rigorosas especificações técnicas com objetivo de atender aos requisitos dos níveis de biossegurança NB2, NB3 e NBA3, incluindo: Sistema de condicionamento de ar com controle de temperatura e umidade relativa, fluxo unidirecional, e pressão negativa com filtração do ar de alta eficiência (HEPA), ar condicionado com refrigeração por água gelada, pressão negativa (NB3 e NBA3), no insuflamento e na exaustão. Sistema de banhos na entrada e saída, porta com vedação ativa e intertravamento. Cabines de seguranças biológicas classe II certificadas para a manipulação de materiais contaminados ou de agentes infecciosos realizadas no interior da área biocontida. Superfícies de trabalhos e pisos impermeáveis e construídos de maneira a evitar acúmulos e facilitar a descontaminação. Acesso controlado por senha e biometria, com registro na entrada e saída nas áreas de nível 2 e 3. Retirada de material descontaminado feita por esterilização a vapor ou química, com controle da eficiência do processo. Todo o efluente é esterilizado em sistema automatizado de termodesinfecção. Equipamentos O Biopec tem a disposição de seus usuários equipamentos de última geração para uso em pesquisa avançada em biotecnologia aplicada e microbiologia tais como: espectrômetro de massas; termocicladores para PCR em Tempo Real e PCR convencional; conjuntos para eletroforese horizontal e vertical de alta performance; espectrofotômetros para microplacas e microvolumes; ultracentrífuga refrigerada de alta velocidade para manipulação virológica; autoclaves com dupla porta intertravadas; cabines de segurança biológica classe II A2, com filtro absoluto ULPA e certificação nas normas de qualidade EN12469 (europeia) e NSF49 (norte-americana); conjuntos de racks ventilados com mini isoladores e gaiolas, com insuflamento e exaustão por filtro absoluto HEPA.

Outras infraestruturas disponíveis 

Duas Centrais de Aulas, com vinte e oito salas de aula, cada uma com capacidade para 40 ouvintes, todas equipadas com controle de temperatura (climatizada), data show e/ou retroprojetor. Sendo três destas salas exclusivas ao PPGCSA. 

Dois Auditórios climatizados com acesso a internet: o maior com capacidade para 300 pessoal utilizado em encontros e congressos científicos e outro menor com capacidade para 40 pessoas que pode ser utilizado como sala de reuniões assim como para defesas de dissertações e tese presenciais e híbridas síncronas. 

Quadra poliesportiva coberta e campo de futebol em gramado natural para momentos de confraternização e diversão. 

Restaurante Universitário que oferta três refeições gratuitas para discentes carentes e que também faculta refeições aos discentes em geral mediante pagamento de taxas simbólicas pré-fixadas.

Residência Universitária Masculina e Feminina que oferta acolhimento temporário aos discentes pós-graduandos estrangeiros do PPGCSA oriundos de Programas internacionais de Mobilidade como o GMOB.