Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais - PPGCF
Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal
Centro de Saúde e Tecnologia Rural
Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal
Centro de Saúde e Tecnologia Rural
Universidade Federal de Campina Grande
LABORATÓRIOS E AMBIENTES - PPGCF
O PPGCF tem à sua disposição os seguintes laboratórios e ambientes para o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, além das pesquisas, todos pertencentes ao Centro de Saúde e Tecnologia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos:
1 Laboratório de Botânica
Além de viabilizar aulas práticas dos alunos de graduação e de pós-graduação, dá suporte ao desenvolvimento de pesquisas e também viabiliza atividades de extensão para difusão dos resultados da pesquisa, tais como a realização de cursos, treinamentos, palestras etc. Dispõe também de um Herbário em ambiente conexo, com uma área física de 49,6 m2, onde se encontram os seguintes equipamentos e materiais: 05 armários de aço de duas portas; 01 estufa de secagem; 09 lupas e 06 microscópios.
2 Laboratório de Ecodendrologia
Possui uma área física de 40,0 m2, compreendendo uma sala para permanência de professor (com um birô de madeira, outro de aço e cadeiras) e outra com espaço para aulas, equipada com cadeiras, retroprojetor e quadro negro. Os demais equipamentos e materiais são: 01 estante de aço pequena; 02 estantes de madeira; 01 lupa estereoscópica completa e 01 mesa de madeira grande.
3 Laboratório de Entomologia Florestal
Dá suporte ao desenvolvimento de estudos de pragas de espécies florestais, ornamentais e frutíferas e de culturas da região semiárida, além de estudos específicos sobre criação de abelhas sem ferrão (jandaíra). Possui uma área física de 40,0 m2, onde estão instalados e distribuídos os seguintes equipamentos e materiais: 01 armário de aço; 01 armário com gaveta (para coleções entomológicas); 02 balanças de precisão; 01 fogão portátil; 01 geladeira; 09 lupas estereoscópicas; 01 microscópio; 01 processador; pulverizadores manuais de plástico; 01 retroprojetor; vidrarias diversas e outros materiais de uso permanente e de consumo.
4 Laboratório de Fisiologia Vegetal
Com área física de 30,0 m2 é destinado a atender às aulas práticas da disciplina Fisiologia Vegetal e também dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas da graduação e pós-graduação.
Equipamentos e materiais: 01 agitador magnético; 01 armário de aço; 01 banho- maria com agitador; 01 bomba de vácuo; 02 câmaras de germinação BOD; 01 dessecador; 01 estante de aço; 01 estereomicroscópio binocular; 01 microscópio binocular com máquina fotográfica; 01 pH-metro digital; analisador IRGA; bomba de Scholander; osmômetro; retroprojetor; tela para retroprojeção.
5 Laboratório de Geoprocessamento, Manejo Florestal e Recursos Naturais
O objetivo deste laboratório é apoiar a realização de aulas práticas das disciplinas Fotogrametria e Fotointerpretação, Sensoriamento Remoto, Topografia, Manejo Florestal, Geotecnologias Aplicadas aos Recursos Florestais, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Pertencem a este setor: estereoscópios de espelhos pequenos; estereoscópios de lentes; planímetros; curvímetros analíticos; 01 curvímetro digital; bússolas; 03 teodolitos; 01 teodolito eletrônico; 01 nível; miras, balizas, trenas, tripés e outros materiais; drone.
6 Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas
Possui área física de 48,0 m2, com os seguintes equipamentos e materiais: 01 autoclave; 01 balança semi-analítica; 01 bloco digestor; 01 centrífuga; 01 deionizador; 01 destilador de água; 01 destilador de nitrogênio; material de consumo; reagentes; vidrarias diversas. Dá suporte ao desenvolvimento de pesquisas de alunos da graduação e das Pós- Graduação em Zootecnia e Ciências Florestais deste Centro. Possui em anexo uma casa de vegetação (30,0 m2) e área de preparação de material (10,0 m2).
7 Laboratório de Patologia Florestal
Neste laboratório são realizadas aulas práticas da disciplina Patologia Florestal e estudos sobre micro-organismos mais frequentes que atacam as culturas expressivas da região semiárida. A área física totaliza 40,0 m2, onde estão instalados e distribuídos os seguintes equipamentos e materiais: 01 capela de madeira para isolamento de microrganismos; 01 destilador de água; 01 estereomicroscópio completo; 01 geladeira doméstica (280 L); 11 microscópios binoculares; 01 microscópio monocular; 01 retroprojetor.
8 Laboratório de Produtos Naturais
Além de atender aos estudantes de graduação, com a realização de aulas práticas, o Laboratório de Produtos Naturais dá suporte à fabricação de produtos naturais à base de plantas, viabilizando ainda atividades de extensão para difusão dos produtos nele fabricados, e a realização de cursos, treinamentos, palestras, etc.
Seu público alvo se estende além dos estudantes de graduação, à comunidade em geral, mediante a execução de projetos de extensão, a exemplo do Projeto de Plantas Medicinais.
É constituída de uma área para preparação e fabricação de produtos e uma sala com capacidade para 10 lugares, normalmente usada para cursos e treinamentos. No total, possui uma área física de 42,0 m2 e os seguintes equipamentos e materiais: 01 encapsulador em PVC rígido; 01 geladeira doméstica (280 l); 01 perculador em aço inoxidável, cadeiras e quadro-negro.
9 Laboratório de Sementes Florestais
Unidade de apoio ao setor de Silvicultura e Proteção Florestal dá condição à realização de aulas práticas das disciplinas Biologia e Produção de Sementes Florestais e Viveiros Florestais. Oferece condições para o desenvolvimento de projetos que envolvem germinação de sementes. Possui uma área física de 80,0 m2, onde estão instalados e distribuídos os seguintes equipamentos e materiais: 02 balanças de precisão digital (2 kg); 01 balança hectolítrica; 03 câmaras de germinação; 01 câmara fria com acessórios 01 determinador de umidade; 01 diafanoscópio; 01 divisor de sementes com 18 canais; 01 escarificador de sementes; 04 estereomicroscópios completos; 02 estufas de secagem e esterilização; 01 geladeira doméstica (200 L); 01 higrometro; 01 homogenizador de sementes; 01 lupa estereoscópica binocular com acessórios; 01 lupa para mesa com iluminação; 01 prensa em aço com 100 pinos; 01 selecionador de sementes com acessórios.
Em anexo, existe um ambiente para permanência de professor, com área aproximada de 12 m2, além de dois banheiros.
10 Laboratório de Análise de Solos e Água
Equipado para realizar análises física, química e de fertilidade de solos e de parâmetros de qualidade da água para irrigação. Presta serviços ao público externo de pequenos e médios produtores rurais da região e dá apoio a aulas práticas e pesquisas envolvendo trabalhos, monografias de graduação, PIBIC e Pós-Graduação.
A sua área física é de 64,77 m2, onde se encontram instalados os seguintes equipamentos e materiais: 01 agitador magnético com aquecimento (400 ºC); 01 agitador orbital; 01 balança analítica (160 g); 01 balança comercial (10 kg); 01 balança eletrônica digital (1,0 kg); 01 capela de exaustão de gases com motor 6 CV; 01 chapa aquecedora com duas bocas; 01 compressor de ½ HP; 01 condutivímetro; 01 deionizador de água; 02 destiladores de água (5 L/h); 02 estufas de secagem e esterilização; 02 exaustores em polipropileno para capela; 01 fotocolorímetro; 01 fotômetro de chama; 01 freezer vertical; 02 geladeiras domésticas (280 L); 01 impressora jato de tinta HP; 01 manta aquecedora; 01 medidor de pH/271; 01 medidor de pH PA200; 01 microcomputador 150 MHZ, 16 Mb, HD 1.7Gb; 01 motor compressor; 01 panela de pressão Richards. Além destes equipamentos utilizam-se vidrarias e reagentes diversos.
Existe ainda uma sala para recepção e secagem de amostras, com cerca de 30,0 m2.
11 Laboratório de Mecanização e Ergonomia Florestal
Este laboratório atende a diversas demandas de aulas práticas das disciplinas de Ergonomia Florestal, Segurança do Trabalho na Indústria Madeireira, Mecanização, Colheita, Transporte e Logística Florestal nos Cursos de Graduação em Engenharia Florestal. Na Pós-Graduação em Ciências Florestais, o laboratório atende às demandas das disciplinas Ergonomia, Colheita e Logística Florestal.
Na área de pesquisas o laboratório é equipado com diversos equipamentos, tais como, decibelímetro, dosímetro, acelerômetro de corpo inteiro, luxímetro, IBUTG, além de motosserra, perfurador de solo, roçadeira multifuncional e pulverizador costal semimecanizado.
Podem ser feitas as seguintes análises: Ambiente de Trabalho (ruído, vibração, conforto térmico e iluminação); Posturas no trabalho; Dimensionamento de postos de trabalho, máquinas, ferramentas e equipamentos com análise antropométrica do trabalhador; Avaliação ergonômica de máquinas florestais (acesso, posto de trabalho, assento, ruído, conforto térmico, vibrações, exaustão de gases, fuligens e poeiras, iluminação, visibilidade, controles e instrumentos);Dispêndio energético e capacidade aeróbica (testes de esteira, bicicleta ergométrica e bancos); Avaliação nutricional do trabalhador; Carga física do trabalho; Análise técnica e econômica da colheita e transporte Florestal; Estudo de tempos e movimentos: análise de produtividade, rendimentos, eficiência e disponibilidade de máquinas, equipamentos e ferramentas; análise do transporte rodoviário; análise técnica, econômica e ambiental de estradas florestais.
12 Laboratório de Hidráulica, Ambiental, Irrigação e Drenagem
Possui condições para análise da qualidade da água para irrigação e consumo, prestando auxilio a comunidade rural, apoio a aulas práticas e pesquisas cientificas envolvendo os alunos de graduação e pós-graduação. Possui uma área física de cerca de 40 m2, além de banheiro e cozinha. Os equipamentos que fazem parte são: 2 Notebooks; 1 Medidor da qualidade do ar; 1 Turbidimetro digital; Datashow; 1 Medidor de pH/cond/tds/salinid/oxigenio dissolvido; sistema de irrigação por gotejamento; Drone; GPS; Paquimetro; fita métrica (provenientes do projeto Fapesq); Armário (proveniente do projeto FUNBIO), um infiltrômetro de anel e um tanque classe A.
13 Laboratórios do Setor de Tecnologia de Produtos Florestais
Uma área total de 301,17m2 distribuídos em diferentes laboratórios apoiam as disciplinas da graduação em Engenharia Florestal (Estrutura Anatômica e Química da Madeira; Propriedades da Madeira; Tecnologia e Industrialização de Produtos Florestais; Utilizações Energéticas da Madeira; Biodeterioração e Preservação da Madeira; Identificação de Madeiras; Processamento Mecânico e Acabamento da Madeira; Produtos Florestais Não-Madeireiros e Tecnologia de Celulose e Papel) e do PPGCF (Biodeterioração e Preservação de Produtos Lignocelulósicos; Energia da Biomassa Florestal; Estrutura Anatômica, Química e Qualidade da Madeira; Tecnologia dos Produtos Florestais Não Madeireiros). Além disso, dão todo o suporte para o desenvolvimento das pesquisas dos discentes e docentes do PPGCF.
A seguir, áreas e equipamentos específicos dos laboratórios pertencentes a este setor:
13.1 Laboratório de Anatomia da Madeira (Área física = 40,0 m2)
Equipamentos e materiais: 01 agitador magnético com aquecimento e reostato; 01 balança analítica (160g); 02 banhos-maria; 01 birô em aço; 01 birô em madeira; 04 caixa para lâmina; 06 carteiras escolares; 01 estante em aço; 01 estéreo microscópio com zoom; 01 estufa de circulação de ar; 01 fogareiro elétrico; 01 formão (1’); 01 fotomicroscópio PM - 10AK3; 01 geladeira doméstica (280 L); 06 lupas de 10X; 01 manta aquecedora (45 ºC); 01 mesa em madeira; 01 micrótomo de guia (01); 04 microscópios binoculares; 04 microscópios binoculares completos; 01 microscópio de contraste binocular com acessórios; 01 microscópio triocular; 01 pinça hemostática; 01 pinça para erlenmeyer; 01 projetor de medição com objetivas (10x e 50x); 01 quadro verde; 01 suporte para bureta; 01 ventilador de coluna giratória.
13.2 Laboratório de Biodeterioração da Madeira (Área física = 43,0 m2)
Equipamentos e materiais: 01 balança analítica (160 g); 01 balança digital (2000 g); 01 balança mecânica (2 kg); 01 bico de busen; 01 bomba de vácuo e compressores rotativos; 01 botijão de gás de 13 kg; 01 birô em madeira; 01 dessecador com chapa de porcelana; 01 dessecador sem chapa de porcelana; 01 estufa para secagem e esterilização; 01 geladeira doméstica (280 L); 01 incubadora para DBO; 01 manta aquecedora; 01 medidor de umidade da madeira portátil; 01 mesa em madeira; 05 micrômetros externos; 01 microscópio binocular com câmara fotográfica; 01 paquímetro digital; 01 termohigrógrafo com registro de temperatura; 01 termostato para líquido; 01 ventilador de coluna giratório; 01 viscosímetro com acessórios.
13.3 Laboratório de Celulose e Papel (Área física: 63,80 m2)
Equipamentos e materiais: 01 autoclave; 01 birô em madeira e cadeiras; 01 desintegrador com motor de ½ Hp; 01 distribuidor e classificador para celulose; 03 estantes em aço; 01 Shooper Rugleer (01); 01 ventilador de coluna giratório.
13.4 Laboratório de Energia da Madeira (Área física = 62,0 m2)
Equipamentos: 01 aerômetro de peso específico; 01 balança analítica (160 g); 01 capela para exaustão de gases (01); 01 chapa aquecedora com termostato; 01 destilador de água (05 L/h); 01 determinador Muller para resistência de papel; 01 digestor; 01 distribuidor e clarificador de celulose; 01 estufa para esterilização e secagem; 05 mantas aquecedoras; 01 medidor de umidade da madeira portátil digital; 01 moinho de faca; 01 moinho para café (doméstico); 01 moinho para laboratório; 01 Mufla; 04 peneiras para análises de solo; 01 prensa em madeira; 01 shooper rugler; 01 termômetro digital portátil.
13.5 Laboratório de Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira (Área física = 52,0 m2)
Equipamentos: 01 agitador de peneiras (06 peneiras); 01 arco dinamômetro de alta pressão; 01 balança mecânica (50 kg); 01 balança mecânica (10 kg); 01 banho-maria (até 06 provas); 01 chapa aquecedora com termostato; 01 fogão elétrico com 02 bocas; 01 forno mufla de alta temperatura; 02 mantas aquecedoras (até 450 ºC); 01 máquina universal para ensaios estáticos e dinâmicos; 01 moinho de bola com motor ¼ CV; 01 moinho tipo Wiley; 02 paquímetros; 01 pinça para béquer; 02 termohigrógrafos; 01 termostato digital portátil com acessórios;
13.6 Marcenaria (Área física: 96,76 m2)
Equipamentos e materiais: 01 alicate de bico; 02 alicates universal; 03 chaves de boca; 01 chave de fenda comum; 01 chave de fenda estrela; 01 chave de fenda grande (01); 01 compasso manual; 01 desempenadeira simples; 01 esmeril elétrico; 01 esquadro (35 cm); 01 estojo de chave de boca com 07 unidades; 05 formões; 01 furadeira elétrica Bosch; 01 lixadeira de fita para madeira; 01 máquina furadeira horizontal com motor de 2 HP; 02 martelos de unha; 01 plaina manual; 01 sargento de 2 cm; 01 serra circular de mesa inclinável; 01 serra de fita; 01 serrotes costa de 12’’; soldadeira elétrica; 02 travadeiras de serrote; 01 tesoura para cortar metal; 01 torno de bancada; 01 torno elétrico; 01 tupia com motor de 1 HP; 01 ventilador de coluna giratória (01).
14 Museu de Solos “Prof Lourival Ferreira Cavalcante”
O Museu de Solos “PROF LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE”, pioneiro no estado da Paraíba, está vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal e tem como objetivo ser um espaço interativo de difusão da Ciência e Tecnologia sobre a temática “Natureza, uso e manejo dos solos da Região Nordeste”, visando caracterizar e classificar os principais solos com a utilização de macromonolitos (coleção de solos de referência da região intermédiárias da Paraíba), e monólitos dos solos, conhecer os diversos tipos de rochas, suas cores, clivagem, identificar os minerais.
O Museu está instalado no subsolo da Central de Aulas 1/CSTR/UFCG, em uma sala de 30m2, onde permite a entrada de 12 visitantes por vez para apreciação do acervo. A sala é composta por bancadas de madeira e metalon onde são expostos os exemplares de rochas, minerais e fósseis, sendo o ambiente refrigerado.
No prédio anexo do Museu localizado na área do Viveiro Florestal/UFCG, em área de 36m2, funciona um espaço interativo, chamado “Experimentoteca de Solos” para realização de experiências práticas e criar espaço para difusão e popularização dos conhecimentos de solos, com a ministração de palestras, cursos e minicursos para professores e alunos do ensino médio e fundamental da Paraíba e Estados vizinhos (Pernambuco e Rio Grande do Norte), evidenciando as atividades de Extensão dos professores ligados ao PPGCF.
O Museu é uma ferramenta pedagógica para professores e alunos dos cursos de graduação (Engenharia Florestal e Ciências Biológicas) e da Pós-Graduação em Ciências Florestais do CSTR/UFCG. Informação importante é que o Museu de Solos está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão ligado ao Ministério da Cultura.
15 Viveiro Florestal
Possui uma área física de 2,26 ha, onde se encontram galpão, escritório, almoxarifado, casas de vegetação e canteiros para produção de mudas, dando suporte total ao desenvolvimento das pesquisas do PPGCF.
16 Fazendas Experimentais
As fazendas experimentais são o NUPEÁRIDO e Fazenda Lameirão. Tais fazendas apoiam as atividades práticas dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Saúde e Tecnologia Rural. Localizam-se em áreas externas ao Campus que exigem a utilização de veículos do CSTR para transporte de alunos, professores, pesquisadores e funcionários até o local.
NUPEÁRIDO – Com aproximadamente 250 ha, localiza-se às margens do Açude Jatobá, na vizinhança deste Campus. Nesta área são realizadas algumas pesquisas com espécies florestais nativas da Caatinga (potenciais madeireiro e forrageiro) e exóticas (adaptabilidade e outros fins).
FAZENDA LAMEIRÃO – Com aproximadamente 150 ha localiza-se no Município de Santa Terezinha, cerca de 1 hora do Campus. Esta área está sendo estruturada para realizar estudos em sistemas agrossilvipastoris (alguns estudos já estão em andamento), em conjunto com as Pós-graduações em Zootecnia e Ciências Florestais. Além das fazendas pertencentes à UFCG, são mantidos contatos e parcerias com outras instituições (a exemplo da EMEPA) e propriedades privadas (a exemplo da Fazenda Tamanduá – com RPPN), para viabilizar aulas práticas, visitas técnicas e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão.
12.10 Auditórios
O Centro de Saúde e Tecnologia Rural tem um auditório climatizado, destinado a grandes eventos com capacidade para 200 pessoas. Conta também com um mini auditório, com capacidade para 40 pessoas, climatizado usado para a realização de pequenas palestras, defesa de monografias e apresentação de seminários.
12.11 Biblioteca Setorial
A Biblioteca Setorial do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) corresponde a uma unidade de informação técnico-científica entre as nove do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande (Sistemoteca/UFCG) distribuídas em sete municípios da Paraíba (Patos, Sumé, Pombal, Campina Grande, Cuité, Sousa e Cajazeiras).
No que tange a infraestrutura, a Biblioteca do CSTR, responsável por atender a comunidade acadêmica dos Cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Odontologia e Programas de Pós Graduação em Ciência e Saúde Animal e Ciências Florestais possui, desde a sua reinauguração em outubro de 2009, uma área total de 520m², sendo o pavimento inferior destinado ao acervo físico, guarda- volumes, salão de estudos, cabines de leitura individual, um terminal de consulta especializado, dois computadores para pesquisa acadêmica e recepção; já o pavimento superior, é destinado ao processamento técnico, catalogação, restauração e classificação temática dos materiais bibliográficos. A equipe de funcionários conta com o apoio de uma Bibliotecária-Documentalista, um Analista de Informação, dois técnicos- administrativos e três auxiliares administrativos.
O acervo técnico-científico está disponível ao acesso de alunos, docentes e funcionários em suporte físico através de 15.188 exemplares de livros, 6.200 títulos de periódicos, 2.400 folhetos e 28 CD-ROM; e em suporte virtual a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG (BDTD), Portal de Periódicos Capes - cuja inscrição na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) inclui 126 bases de dados referenciais e mais de 38 mil títulos, além da assinatura institucional na Biblioteca Virtual Pearson com mais de 16.000 e-books científicos e literários. A consulta ao acervo físico e virtual pode ser realizada remotamente a partir do catálogo disponível nos canais oficiais de atendimento (site institucional, e-mail, chat síncrono com a equipe e redes sociais) e presencialmente através do terminal de consulta especializado na recepção da biblioteca. Em caráter funcional e operacional, a Biblioteca do CSTR oferece aos usuários os serviços descritos abaixo:
● Empréstimo de Livros Físicos: seis livros simultâneos por usuário durante 21 dias (renovável por igual período);
● Acesso à Biblioteca Virtual Pearson: login autorizado aos alunos regulares, docentes e funcionários com matrícula ativa na UFCG;
● Salão geral de estudos e Cabines Individuais de leitura: funcionamento ininterrupto de segunda à sexta-feira das 07h às 21h;
● Visita orientada: mediante agendamento prévio com o setor para apresentação das classes temáticas do acervo aos alunos;
● Serviço de Referência: levantamento bibliográfico para produção científica;
● Elaboração de Fichas Catalográficas: catalogação descritiva segundo a AACR2 de Livros, Monografias, Dissertações e Teses da comunidade acadêmica do CSTR;
● Acesso à Comunidade Acadêmica Federadas (CAFe): provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), permite aos usuários ter acesso de forma remota ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos Capes.
● Comutação Bibliográfica: gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o programa permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras, periódicos e serviços de informação e cooperação internacionais.
● Emissão de ISBN: registro do International Standard Book Number junto à Câmara Brasileira do Livro com o objetivo de individualizar publicações monográficas, tais como: livros impressos, e-books, anais de congresso, audiolivros, mapas, atlas, entre outros;
● Acesso a Portais de Pesquisa Científica: dois computadores disponíveis para realização de trabalhos acadêmicos;
● Revisão de Normalização Bibliográfica: auxílio para a produção científica conforme as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR);
● Educação e Treinamento de Usuários: objetiva desenvolver aptidões informacionais no que tange à pesquisa em bases de dados científicas através de cursos promovidos periodicamente pela biblioteca;
● Editoração: apoio à diagramação e editoração de livros e e-books publicados pela comunidade acadêmica do CSTR;
● Repositório Digital Institucional: publicação das produções científicas do CSTR em base digital de dados com acesso aberto e cadastrada na Rede Brasileira de Repositórios do IBICT;
● Apoio à Emissão de ISSN: auxílio no processo de registro do International Standard Serial Number (ISSN), código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada (periódico);
● Podcast “Pega a Referência!”: disponível no canal de streaming Spotify, o podcast objetiva publicizar a produção acadêmica do CSTR e serviços da biblioteca;
● Empréstimo entre Bibliotecas: rede de colaboração do serviço de empréstimo a partir dos materiais bibliográficos disponíveis em outras bibliotecas da Sistemoteca/UFCG.
Os serviços de coleta, tratamento, armazenagem, recuperação e disseminação científica oferecidos pela Biblioteca do CSTR estendem-se à toda a comunidade universitária e também paraibana, a fim de contribuir com a responsabilidade educativa e sociocultural dos programas de ensino, pesquisa e extensão da instituição.