💡

Para se inspirar...

A Zeropéia

A centopeia está andando por aí quando encontra uma barata e, também, um grande dilema: se com seis pernas a barata consegue ser tão ágil, será que uma centopeia precisa mesmo de cem? O boi, com apenas quatro, sabe se virar muito bem... E o macaco, com duas, consegue fazer tanta coisa... Muitos bichos e problemas depois, a centopeia acaba fazendo uma grande descoberta!

Os dez sacizinhos

Em Dez Sacizinhos, uma adaptação de uma antiga parlenda, Tatiana Belinky, faz uma contagem regressiva fazendo os sacis sumirem cada um de um jeito diferente, o que torna o texto muito engraçado.

O domador de monstros

Ana Maria Machado, faz uma brincadeira com os monstros neste livro divertido e aterrorizante! A cada monstro que aparece ela coloca um número maior de olhos, bocas, narizes, orelhas... É uma brincadeira numérica e emocionante!

Sete cachorros amarelos

A mãe de Teodoro cria galinhas, mas ele não vê nenhuma graça nelas. O menino está tão encantado com os sete cachorros amarelos da sua vizinha que não consegue perceber como as galinhas são especiais. Inconformado, ele tenta surrupiar um dos mascotes da vizinha. E agora, será que Teodoro vai aprender a apreciar o que tem?

Os problemas da família Gorgonzola

Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também têm. Com este livro, o pequeno leitor poderá perceber que a matemática pode ajudar a resolver diversas situações do dia a dia.

Filme: Ser e Ter

Produtora: Les Films d'Ici

Na zona rural da França, o professor Georges Lopez educa 12 crianças, cujas idades variam de 4 a 11 anos de idade. O diálogo travado entre Jojo e seu professor permite refletir sobre as possibilidades de aprendizagem com relação ao conceito de recitação da sequência numérica. É possível perceber as intervenções que o professor faz e que possibilita a criança tomar consciência dos seus conhecimentos.