HISTÓRICO

Nossa História

 

Politicamente, Rio dos Cedros pertenceu à Blumenau até 1916, quando se tornou um distrito chamado Encruzilhada. Em 1934, com a criação do município de Timbó, Encruzilhada passou a fazer parte do novo município. Em 1942, tornou-se a Vila de Arrozeira e, finalmente, em 1961, Rio dos Cedros foi estabelecido como município independente.

No contexto educacional, as comunidades locais reconheciam a importância da educação, especialmente para os imigrantes italianos que valorizavam a educação em sua cultura de origem. Para atender a essa necessidade, eles construíram suas próprias escolas, ainda que modestas e desprovidas de conforto, onde os bancos eram feitos à mão. Os recursos educacionais eram limitados, com um quadro negro, um mapa da Itália, livros, penas de madeira para tinta, papel escasso e um crucifixo decorando a sala de aula.

A Escola que deu origem à atual Giovani Trentini foi a primeira na região. Ela começou em uma pequena igreja, com o ensino privado subsidiado pelos pais. Neste período, meninos e meninas eram separados em turmas diferentes. Com o tempo, a escola começou a receber apoio do Conselho Italiano na capital e, em 1932, tornou-se uma escola estadual. Até então, os professores eram escolhidos entre os mais cultos da região. Eles eram remunerados pelas famílias, além de receberem uma pequena subvenção dos consulados italianos. Com a transição para escola estadual, os professores passaram a ser contratados e nomeados pelo governo.

A escola funcionou como Isolada Estadual até 1947. Neste ano, as Escolas Reunidas Professor Guiomar de Oliveira Goeldner foram criadas na Vila de Arrozeira, município de Timbó. Em 1957, as Escolas Reunidas foram extinta, dando lugar ao Grupo Escolar Padre Aleixo Costa. Em 1958, começou a operar como tal, em prédio alugado da Mitra Diocesana, até a inauguração do novo Grupo Escolar Padre Aleixo Costa em 1963, que era de propriedade do Governo Estadual.

O parecer n. 379/75, aprovado em 22 de dezembro de 1975, autorizou o funcionamento do Colégio Estadual Professor Giovani Trentini, que passou a ofertar cursos com as habilitações em Técnico de Secretariado e Comercialização em Mercadologia, a partir de 1976. Por fim, em 28 de março de 2000, o nome da instituição foi alterado para Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini.

Graças ao árduo trabalho de todos, a única escola de Ensino Médio de Rio dos Cedros foi fundada. Hoje, a Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini é mantida pela SED (Secretaria de Estado da Educação) a partir da CRE (Coordenadoria Regional de Educação) de Timbó, oferecendo um ensino de qualidade e ótima infraestrutura. Isso evita que os jovens tenham que se deslocar para cidades vizinhas para concluir o Ensino Médio.