Dicas para o ENEM 2023

Como fazer a inscrição? 

Pelo https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição Enem 2023. O aluno terá que fazer o login no portal gov.br para iniciar a inscrição. Se não tiver cadastro, basta criar e retornar à Página do Participante. 

Isenção Enem 2023: como conseguir? 

17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante. • Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública; • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; • Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

As inscrições do ENEM 2023 ocorrerá nos dia 05 a 16 de junho, segundo informado pelo portal do INEP. Os estudantes interessados em participar de programas como PROUNI, FIES e SISU, deverão obrigatoriamente realizar o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2023, para ter direito a se inscrever no exame.  A prova está prevista para ocorrer nos dia 05 e 12 de novembro. 

A partir da Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, têm-se mudanças significativas na organização do Ensino Médio. Dentre essas mudanças, destaca-se a nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais , até 2022, devendo esta ser ampliada, de forma progressiva, para uma carga horária anual de 1.400 horas.

Em Santa Catarina, a partir de 2020, 120 escolas-piloto iniciaram a implementação do Novo Ensino Médio. Essas escolas vêm desenvolvendo ações de flexibilização curricular, fornecendo importantes subsídios para a construção da proposta do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino. Dentre as ações de flexibilização realizadas nas escolas-piloto, destaca-se o trabalho com o Projeto de Vida, a Segunda Língua Estrangeira e os Componentes Curriculares Eletivos. 

A organização da Formação Geral Básica encontra embasamento na BNCC, que propõe a organização curricular dos componentes curriculares por Áreas do Conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Já a Parte Flexível do novo currículo é composta pelos chamados Itinerários Formativos que, no Estado de Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida; Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento. Estas últimas, por sua vez, podem contemplar uma área do conhecimento, integrar duas ou mais áreas do conhecimento ou, ainda, estar voltada à formação técnica e profissional.

Sirley . 11.11.pdf
CURRÍCULO CADERNO 5 sem dança (1).pdf

A elaboração do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense foi alicerçada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), caracterizada pela multiplicidade das vozes de profissionais da educação e por uma escrita democrática.

No que se refere ao caráter democrático deste documento, deve-se destacar a participação das Redes do Estado de Santa Catarina e público em geral, por meio da realização de Consulta Pública com mais de 2.120 contribuições nas diferentes áreas de conhecimento.

Ainda, ressalta-se a participação ativa da Rede Estadual de Ensino, a partir da realização de seleção, por Edital Simplificado, de 254 profissionais da Rede, os quais participaram dos Ciclos de Seminários de escrita do documento, realizados em formato remoto ao longo do ano de 2020.

Caderno 1 . Currículo Base do Ensino Médio de Santa Catarina.pdf
Caderno 2 . Currículo Base do Ensino Médio de Santa Catarina.pdf
Caderno 3 . Currículo Base do Ensino Médio de Santa Catarina.pdf
Caderno 4 . Currículo Base do Ensino Médio de Santa Catarina.pdf
Caderno de Orientações Novo Ensino Médio . Finalizada (1).pdf
Proposta_Curricular_final.pdf