2021-2022

A Tartaruga e o menino do Mar

Trabalho elaborado pelos alunos do 4.º A e 4.º B de 2021-2022 no âmbito da residência artística "A Tartaruga e o Menino do Mar"...

Esta residência fez parte do programa CULTURA É EDUCAÇÃO, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de São Bruno e a Fábrica das Artes / CCB. Após os alunos verem o espetáculo, as artistas Margarida Botelho e Ana Sofia Paiva vieram à nossa escola trabalhar com os alunos. O 4.º A trabalhou com a atriz Ana Sofia Paiva, tendo pesquisado sobre o mar e escreveram um reconto da história que deu origem a este espetáculo.  O 4.º B trabalhou com a artista plástica e escritora Margarida Botelho, tendo explorado as técnicas usadas na cenografia deste espetáculo.  Inspirados no jogo desenvolvido por estas artistas, construíram dados gigantes, máscaras e outros elementos cénicos. Por fim, criaram um espetáculo final onde integraram o reconto num vídeo. Veja o resultado! 

Tomás Longo e Bruna de Moura

No ano letivo 2021-2022, no âmbito do programa CULTURA É EDUCAÇÃO tivemos duas residências artísticas dinamizadas por dois dos novos criadores para a infância, apoiados pelos Sete Lágrimas: a Bruna de Moura e Tomás Longo. Inicialmente os alunos do 9.º B e 8.º C foram ver o espetáculo dos Sete Lágrimas "Olá zente que aqui samo". Depois a Bruna e o Tomás vieram à nossa escola passar uma semana com cada uma das turmas. Aí exploraram competências musicais, corporais, de coordenação, de criatividade, entre outras, criando objetos artísticos que incorporavam referências trazidas por cada um dos alunos. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de falar e dar de si, ao mesmo tempo que aprendiam inúmeras técnicas artísticas. No fim da residência os alunos apresentaram os resultados à comunidade. Também voltaram ao CCB para ver um novo espetáculo criado pelos novos criadores para a Infância em que a Bruna e o Tomás eram dois dos protagonistas, passando ferramentas de leitura e apreciação muito superiores às iniciais. Este é um vídeo síntese que resume os vários passos das duas residências. Mesmo em plena pandemia, fez-se arte e educação artística de muita qualidade! Veja aqui o vídeo.


A Balada das vinte meninas friorentas - Margarida Mestre

No ano letivo 2021-2022, a turma do 5.º B foi ver o espetáculo a Balada das Vinte Meninas Friorentas da artista Margarida Mestre. Depois do espetáculo, a artista veio passar cinco dias com os nossos alunos, construindo com eles um objeto de comunicação artística. Este vídeo sintetiza os processos da Residência e a comunicação pública dos objetos artísticos construídos.