2019-2020

No âmbito do projeto CULTURA É EDUCAÇÃO, o artista José Grossinho orientou uma residência artística com a turma do 7.º B 2019/2020. Nesta residência os alunos foram desafiados a gravar com a sua família uma música da sua infância e/ou da sua cultura. Em residência produziram sons e efeitos sonoros que foram misturados com os sons gravados com a família. Da mistura de todo o trabalho resultou um disco que nos leva a viajar pelas diferentes culturas que estavam agregadas nesta turma. Aceda aqui ao CD que resultou do projeto.

Os Mininós

Trabalho elaborado pelos alunos do 5.º A de 2019-2020 no âmbito da residência artística "MININU" desenvolvida pela artista plástica Margarida botelho...

Esta residência fez parte do programa CULTURA É EDUCAÇÃO, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de São Bruno e a Fábrica das Artes / CCB. Após os alunos verem o espetáculo Mininu no CCB, as artistas Margarida Botelho e Ana Sofia Paiva vieram à nossa escola trabalhar com o 5.º A e 5.º C. O 5.º A trabalhou com a artista plástica Margarida Botelho. Em conjunto aprenderam as técnicas de construção de pequenos AVATARs em metal e papel, a construção de adereços e cenários e todas as técnicas necessárias à realização de um filme em StopMotion. Este filme em StopMotion é o resultado de todo o trabalho realizado. Muito agradecemos à Margarida Botelho o excelente trabalho desenvolvido. Parabéns a todos os envolvidos!

Com Ana Sofia Paiva.

Após irem ver o espetáculo Mininu, os alunos do 5.º B de 2019-2020 participaram numa Residência Artística do CULTURA É EDUCAÇÃO com a artista e contadora de histórias Ana Sofia Paiva. Veja aqui algumas das fotos desta residência.

No âmbito do projeto CULTURA É EDUCAÇÃO, uma parceria Fábrica das artes / CCB e Agrupamento de Escolas de São Bruno, o grupo Caótica trabalhou em residência artística com as turmas do 4.º A SB e 7.º C (2019-2020). Após a residência artística, fez-se uma apresentação pública dos caminhos explorados. Este espetáculo é o seu resultado. Uma coprodução Fábrica das Artes / CCB, Caótica e Agrupamento de Escolas de São Bruno. Filmagem e montagem Manuel Moreira. 

Apresentação pública Residência Caótica Encontro da Memória

No início do projeto CULTURA É EDUCAÇÃO, as artistas das Sopa de Pedra ficaram responsáveis pela primeira Residência Artística. Este vídeo é uma mostra dos processos e etapas desta Residência. Acede aqui ao vídeo produzido.

No âmbito do projeto CULTURA É EDUCAÇÃO, os professores de São Bruno que foram selecionados realizaram uma formação imersiva, numa lógica de residência artística. Estiveram 27 professores inscritos e três companhias de artistas: As Sopa de Pedra, Os Caótica e A Companhia de Musica Teatral. Foi uma experiência muito enriquecedora e fundamental para o comprometimento dos professores com o projeto. Aceda aqui ao vídeo síntese.

Em julho de 2019, a escola de São Bruno e a Fábrica das Artes desenvolveram uma ação de formação em parceria com a Rede de Comunidades de aprendizagem. Aceda aqui ao vídeo com as fotografias da ação.