A EUROPA NA ESCOLA
Espaço dedicado à divulgação da Acreditação Erasmus+ e dos projetos desenvolvidos neste âmbito, do Agrupamento de Escola Sá de Miranda.
Os projetos de mobilidade de alunos e docentes têm contribuído para abrir a ESCOLA à Europa e ao mundo. Estes proporcionam a oportunidade de contactar e aprender com colegas de diferentes latitudes, colocando-nos no lugar do outro de forma a compreender melhor as diferenças culturais, históricas, religiosas e permitindo olhar para o mundo de forma mais esclarecida e tolerante.
Na sequência de um longo percurso de projetos Comenius e Erasmus+ o AESM assumiu a Acreditação do Agrupamento para mais facilmente promover os projetos e aumentar o número de alunos e professores envolvidos.
A candidatura baseou-se nos 4 PRINCÍPIOS DE QUALIDADE do Programa Erasmus+:
Inclusão e diversidade
Sustentabilidade e responsabilidade ambiental
Educação digital
Participação ativa na rede de organizações Erasmus+
Os objetivos da Acreditação Erasmus+ para o Ensino Escolar do AESM são também 4:
OBJETIVO 1
Construir pontes para o Futuro:
aumentar o nº professores com proficiência em inglês, garantir o funcionamento de pelo menos 1 turma CLIL do 5º ao 9º ano, valorizar práticas de ensino inovadoras.
OBJETIVO 2
Avaliar para a melhoria da qualidade das aprendizagens, com vista à melhoria das taxas de sucesso e médias do ensino secundário.
OBJETIVO 3
Construir uma Escola aberta para o mundo, aumentando o número de projetos internacionais em 50% e envolvendo, no mínimo, 5% do pessoal docente/Staff e alunos dos diferentes níveis de ensino.
OBJETIVO 4
SustentARTE - Conseguir que 5% dos alunos participem em projetos internacionais relacionados com a arte, a educação ambiental e STEAM
Agência Nacional Erasmus+
Promove e gere o Programa Erasmus+ 2021 -2027, em Portugal, nos domínios da educação e formação, assegura a gestão e a execução das atividades ainda em vigor dos programas precedentes e a Iniciativa Europass.
Apoia a internacionalização da educação e formação profissional de modo a incentivar a constituição e participação em redes europeias de instituições de ensino e de formação profissional, designadamente em harmonia com os objetivos da Iniciativa «Universidades Europeias», bem como a reforçar a atratividade internacional das instituições de ensino e de formação profissional.