Uso do Google Earth no
Ensino de Geografia
Uso do Google Earth no
Ensino de Geografia
Geografia digital para o conhecimento.
Propiciar aos alunos do 9º. ano do ensino fundamental, utilizar o Google Earth como ferramenta de ensino e inclusão digital para leitura cartográfica e interatividade com os conteúdos teóricos abordados no aprendizado de geografia.
Reconhecer e aprender o uso de comandos básicos de navegação e interatividade no Google Earth para a leitura cartográfica, pesquisa e comparação de dimensão de distância entre pontos geográficos e os tipos de relevo;
Identificar e reconhecer as estruturas e paisagens no espaço geográfico e as possibilidades de pesquisa de pontos de localização e mapeamento;
Permitir aos alunos o uso de ferramentas que despertem e incentivem ao conhecimento interativo.
Nesta atividade, serão abordados os conceitos básicos de espaço geográfico e projeções cartográficas, tipos de mapas e pesquisarão um mapa planisfério político no qual poderão escolher uma região do globo, para buscarem as características do local escolhido e verificarem a forma dimensional apresentada pela ferramenta digital Google Earth , bem como a utilização do software para a visualização das características teóricas abordadas.
O uso de ferramentas digitais utilizado no aprendizado com interatividade instiga ao conhecimento dinâmico do conteúdo e o acesso a tecnologia e informação. De acordo com a teoria epistemológica por Jean Piaget e referenciada por Maltempi (2005), as pessoas constroem conhecimento na medida em que agem sobre o objeto de conhecimento e sofrem uma ação deste objeto. E no Construcionismo, Papert (1986) teoriza que o conhecimento é ativamente construído pelas pessoas e propõe que educar consiste em criar situações para que os aprendizes se engajem em atividades que alimentem este processo construtivo. Portanto, o uso da ferramenta Google Earth propícia a construção de conhecimento.
◀ Primeiros Passos Google Earth. ▼
◀ Atalhos de teclado para navegar no Google Earth. ▼
Referências:
MALTEMPI, M.V. (2005). Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM). Porto, Portugal, 17 a 22 de julho. Anais em CD, 2005.
PAPERT, S. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, The Epistemology and Learning Group. Proposta para a National Science Foundation, 1986.