NA CABECEIRA

A OBRA QUE ESTARÁ EM NOSSA CABECEIRA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ: 

"O centauro no jardim", de Moacyr Scliar.

SINOPSE

  Se, em O Menino de Areia, acompanhamos a trajetória de um(a) protagonista que precisou de um embuste, desde seu nascimento, para ser socialmente aceito(a) e gozar de prestígio e poder, encontraremos em nossa próxima leitura um anti-herói cuja experiência será quase o avesso: ao nascer, ele será imediatamente rotulado como uma aberração e crescerá solitário, apartado das vivências afetivas. Porque nascerá e viverá, em grande parte da narrativa, como uma criatura metade humana, metade equina. Um inexplicável centauro.

  Estamos falando de Guedali, filho de imigrantes judeus russos, ascendência aliás idêntica à do autor. E, assim como este, será moldado tanto por suas raízes estrangeiras e religiosas quanto pelo cenário das terras e da cultura gaúchas. Alcançando a maioridade, deixará a vida provinciana para buscar seu lugar no mundo, inicialmente em Porto Alegre, depois em São Paulo e, nesse périplo - o qual evoca, com evidente ironia, as jornadas heroicas das epopeias greco-romanas como as de Ulisses ou Eneias -, sua aventura se estenderá ao exterior, onde tomará a decisão crucial da trama: submeter-se-á ou não a uma cirurgia corretiva para adequar-se ao padrão do corpo humano? Por obra e graça dessas travessuras do destino, esse momento-chave se dará no Marrocos, o país de Ahmed. Enquanto este surge no seio de um teatro montado para sua adequação social e do qual luta para evadir-se, Guedali trilha o caminho inverso, em sua busca incessante para livrar-se de sua condição excêntrica e refugiar-se na “normalidade”.

CONTEÚDO EXTRA

Aqui você encontra outros conteúdos relacionados à obra em formato de vídeo, artigos e entrevistas, a fim de complementar sua experiência.

 Depoimento concedido pelo escritor à TV Educativa, em 1999, ao longo do qual discorre sobre seu processo de criação para os contos, os romances e as crônicas que produziu em sua carreira literária. Aborda também questões biográficas, como a religiosidade judaica, a experiência matrimonial e o impacto dos prêmios nacionais e internacionais com os quais foi laureado.