Queimadas na amazônia

As Famosas Queimadas

Entre janeiro e agosto deste ano, as regiões brasileiras registram o maior número de foco de incêndios neste período desde 2019.

A maior floresta tropical do mundo está mais ameaçada do que nunca. ’’E pior que isso ocorre em um momento em que o desmatamento está em tentação de crescimento, a Amazônia está próxima do ponto de colapso ecológico’’ afirma Virgílio Viana, superintendente geral da fundação Amazônia sustentável, O.N.G (Organização Não Governamental).

Nem pense que só a Amazônia sofreu com esse ‘’acontecimento’’ de última hora. Alguns estados do Brasil também foram atingidos pelo desmatamento e pela poluição, inclusive a população indígena. Pense só o quão terrível seria se sua plantação, tão linda e saudável, fosse queimada em rios de fogo por um humano maldoso? É claro que nem sempre podemos colocar a culpa em alguém, mas isso tem que acabar o mais rápido possível. A população indígena sofreu muito por causa da fumaça e de alguns fragmentos de fogo.

Além da população indígena, o povo dos ribeiros também vem sofrendo como outros grupos indígenas. Com toda aquela fumaça, várias plantas e animais tiveram ferimentos graves e outros até morreram na tragédia. Esperamos que isto acabe o mais rápido possível.

Um relatório sobre um impacto humano na natureza foi divulgado recentemente e concluiu que o ritmo de extinção das espécies de animais e plantas está acelerando numa velocidade nunca vista antes. Os incêndios florestais já aumentaram 83% neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o instituto nacional de pesquisas espaciais, existem ativos 72.843.00 focos de incêndios.

Jhulya Helena, Lana Maria , Ruan Riquelme e Tamyres Santana

Desmatamento na Amazônia

Em uma segunda feira dia 19 de agosto de 2019 “Tarde Vira Noite” em alguns estados e países que foram atingidos segundo o “G1’’. Foram atingidos com nuvens de fumaças florestais.

As terras indígenas e as áreas protegidas e localizadas na Amazônia mais afetadas pelas queimadas registradas nos estados, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram os estados: Rondônia, Acre, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Em São Paulo moradores que coletaram a água perceberam que o líquido estava preto.


Bernardo Pinheiro, Rayssa do Amparo, Victória Ferreira e Vinícius Silva.

Mas Afinal,

O que está acontecendo na Amazônia!

Bom, isso tudo aconteceu quando 88% dos desmatamentos da Amazônia aumentaram.

Quilômetros quadrados de área desmatada a cada ano.


Exemplo de ariranhas filhotes.

Os estados mais atingidos são: Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Acredita-se que as queimadas estão ocorrendo por causa do agronegócio, como eles precisam de espaço, queimam as florestas em busca de lugar para plantio e gados. Esse não seria o único motivo para os desmatamentos, também pode ter ocorrido o ´´dia do fogo`` (passa por investigações) no qual os suspeitos são os fazendeiros e as ONGS, segundo o presidente Jair Bolsonaro.

Os principais prejudicados são as comunidades ribeirinhas e os povos indígenas da região, que sofrem com violência rural e conflitos fundiários. Os animais também estão sendo prejudicados pelas queimadas e os principais animais são: gato-maracajá, peixe-boi-da-Amazônia, gavião-real, ariranha, onça-pintada, mamíferos e aves.

Aline Trindade, Fernando Fernandes, Isadora Furquim e Matheus Vieira