Outras Consequências

Lavouras: preparação de terreno para o sementeira. Pastos: ervas para o alimento De gado Via Dinamizar: ativa a economia de lá.Paragonais: É um município do estado do Pará. Santarém: é um nome de uma cidade do município do Pará.Hectares: representa símbolo (conhecido como hectômetros quadrados, uma unidade de medida área a 100 (cem) áreas ou á 10.000 (dez mil) metros quadrados.

Causas e Consequências da Amazônia

Atualmente, é grande o desmatamento na floresta amazônica, que vem cedendo espaço para lavouras e pastos, provocando diversos impactos ambientais.

A floresta amazônica ocupa hoje uma área 6,5 milhões de km, revestindo nove países da América do Sul (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) com a maior floresta tropical do mundo.

A principal causa do desmatamento da Amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo que visa dinamizar e economia da região Norte.

Atualmente, o povo indígena Bacajá está sofrendo pela perda de suas terras, agora há entre 600 a 690 pessoas indígenas. Paro Xikrin diz que os expulsaram de suas terras e pedem ajuda: "Agora, falam que a terra não é de ninguém". Cinco mil Brasileiros urbanos, tentaram desmatar pelo "dia do fogo", segundo o presidente, que insiste em questionar os depoimentos, frases e pensamentos indígenas.

A floresta nativa, a que nunca sofreu poluições, explorada, ou influenciada, está sofrendo! Era dos índios, mas foram forçados a se retirar de lá.

Na Amazônia, os pesquisadores coletaram amostras e encontraram espécies de pássaros besouros, plantas, abelhas e formigas em 335 locais da floresta. Mais regiões de Paragominas e Santarém, no Pará, em total de 3 milhões de hectares.

Cabeça-de-prata, onça pintada, cervo do pantanal, macaco aranha, ariranha, tamanduá bandeira. Todos esses animais sofrem com o desmatamento da Amazônia.

Os presidentes dos países Chile, França, Canadá e Estados Unidos ofereceram dinheiro para o Brasil combater o fogo da Amazônia.

Rafaela Domingues, Raphaela Braz, Richard Martins e Rodrigo Quirino

Desmatamento da Amazônia causa problemas aos seres vivos

Vamos proteger os animais dos desmatamentos, cuidando deles, proibindo queimadas e outros.

Principalmente aos animais silvestres, que estão fugindo dos seus habitats naturais atrás de comida.

O desmatamento da Amazônia causou problemas ao Brasil. Neste ano as queimadas aumentaram muito.

As chuvas diminuíram e por conta disso duraram mais as queimadas.

Populações indígenas sofrem com o desmatamento e queimadas, que complicaram o seu dia-dia.

Com as queimadas, os animais fogem e os povos ficam sem comida.

Jair Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás das queimadas.

O governo brasileiro anunciou uma série de medidas para conter a situação.

Alice Vitória, Ana Clara Nascimento, João Vitor e Vitor Rodrigues

Amazônia

Os animais estão sofrendo por causa do desmatamento e a fumaça. A saúde e a vida dos animais estão em risco. Os animais estão indo a cidade em procura de abrigo e alimento. E isso pode prejudicar as pessoas.

O programa de monitoramento de queimada do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), mostra que houve redução de mais de 25 mil km da floresta Amazônica, em 2004, para cerca de 60.200 mil km, em 2015, embora os números sejam positivos, os focos de incêndios somaram 87 mil no mesmo ano os estados mais prejudicados são AL, AM, AC, MT, GO, PS, PR, PE, PI, RN , SP, SE, e TO.

A Rede Amazônia Sustentável (RAS), aponta um dado preocupante. Cerca de 78% das espécies de plantas e animais sofrem redução após uma área ser atingida pelo fogo

Somando a uso há ainda, a eliminação média de 40% de estoque de carbono da mesma área, o que “contribui significativamente, para o efeito estufa”, afirmam os pesquisadores.

Segundo o levantamento, há uma redução média de 94% das espécies de plantas, 54% de aves e 86% de besouros.

Nos últimos cinco anos, 43% dos 576 entrevistados sofreram alguma perda financeira devido a queimadas.

Cerca de 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos .

Consequências

Árvores liberam muito vapor que formam as nuvens e sem chuva de vegetação, chove menos.


Ana Clara Bacelar, Angelica Talarico, Larissa Cristina e Stephanny Nicole