PCNP de Convivência
Helen Paiva Consalter
e-mail (Meet/Google): helenpaiva@prof.educacao.sp.gov.br
e-mail (Teams/Microsoft): helen.consalter@educacao.sp.gov.br
telefone DE: (14) 3402-8250
Helen Paiva Consalter
e-mail (Meet/Google): helenpaiva@prof.educacao.sp.gov.br
e-mail (Teams/Microsoft): helen.consalter@educacao.sp.gov.br
telefone DE: (14) 3402-8250
O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.
O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.
O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.
Objetivos principais:
● Estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e dirigentes no processo ensino-aprendizagem;
● Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor;
● Contribuir para a melhoria de indicadores de permanência de aproveitamento escolar;
● Promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual;
● Articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental.
08/05/20 - Secretaria da Educação - AÇÕES CONVIVA SP
14/10/20 - Secretaria da Educação - Lançamento do PROGRAMA CONVIVA
RESOLUÇÃO SEDUC 48 de 01-10-2019 - Institui o CONVIVA SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar no âmbito da rede estadual de educação e dá outras providências
Resolução SEDUC 49, de 3-10-2019 altera o artigo 10 da Resolução SE publicada em 03-10-2019. O artigo 10 da Resolução publicada que instituiu o CONVIVA SP, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Artigo 10 - Ficam absorvidas pelo CONVIVA SP – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar os projetos e ações em andamento e a ele aderentes, em especial a função do Professor Mediador Escolar e Comunitário, do Sistema de Proteção Escolar - SPEC."
Índice do material postado - Hn Paiva
1 - PLACON - Plataforma SED/CONVIVA: Sistema de informação de registros escolares
2 - CONVIVA: Escola + segura - videomonitoramento, espelhamento das câmeras e instalação de alarmes.
3 - PVSE - PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA ESCOLAR
4 - SIMED: sistema de informação e monitoramento da educação para Covid-19 e assuntos relacionados a sáude mental.
5 - CONVIVA: A escola contra o abuso sexual infantil: orientações a profissionais de ensino.
6 - CAMPANHA "não se cale" - parceria do Tribunal de Justiça de SP com a rede de proteção escolar.
7 - CONVIVA: Sáude mental e bem-estar
8 - Conviva & Instituto AME SUA MENTE
9 - GAMEE - Grupo de apoio multidisciplinar emergencial da educação
10 - MMCE - método de melhoria de convivência
11 - POC - Professor coordenador de Convivência
12 - Conviva & Grêmio estudantil
13 - PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO - SED/Psicologia viva
14 - CONEXÃO SOLIDÁRIA
15 - REDE PROTETIVA
16 - COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
17 - CONVIVA no CMSP - diversos vídeos/lives Conviva & afins
TUTORIAL SED/Conectados: como abrir uma ocorrência no portal de atendimento
PLACON - sistema de integração de registros escolares
Prezado (a) Vice-Diretor (a) e Professor (a) Orientador (a) de Convivência
Solicitamos que a UNIDADE ESCOLAR não deixe de realizar ação no sistema PLACON.
Lembramos que o principal objetivo do sistema é a melhoria do clima e convivência escolar, bem como proteção de alunos, funcionários, professores, gestores e comunidade escolar como um todo, a partir da análise dos dados e controle das ocorrências com vistas a planos de melhoria e ações integradas.
As informações são absolutamente confidenciais e protegidas nos termos da lei, não cabendo a qualquer integrante da equipe repassar informações ou registros para outros órgãos ou instituições. Lembrando que a cada escola é permitido apenas a visualização dos registros de sua própria Unidade e à Diretoria de Ensino é permitido a visualização de todas as escolas de sua jurisdição.
Eu, PCNP de Convivência/CONVIVA, me coloco à disposição para eventuais dúvidas e colaboração necessária. Caso estejam com dificuldades no cadastro/PERFIL da plataforma SED/PLACON, entrem em contato comigo que tentarei auxiliar junto aos responsáveis pelo Sistema.
Atenciosamente, Helen Paiva.
COMUNICADO CONVIVA 24.10.2019 - tipos de ocorrências e seus desdobramentos em um número variável de naturezas identificadas + ocorrências criminais (B.O.)
COMUNICADO CONVIVA 04/20 - 18.03.2020 - dúvidas frequentes e cuidados no registro
SEE/CONVIVA - Com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário e acolhedor, a Secretaria Estadual da Educação lança o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP.
PLACON - sistema de integração de registros escolares
PLACON - Os registros devem ser diários
PLACON - sistema de integração de registros escolares
COMUNICADO CONVIVA SP Nº 05/2020 - 20/03/2020 - medidas preventivas de segurança
CONVIVA + REDE PROTETIVA = ESCOLA + SEGURA
O CONVIVA SP atua juntamente com a Polícia Militar, através do GISPEC – Gabinete Integrado do Sistema de Proteção Escolar, através da Resolução SE 48/2019, que se compõe por projetos e ações articuladas e interdependentes, considerando, especialmente, a dimensão Segurança Escolar, conforme Artigo 2º, inciso IV:
Segurança Escolar: projetos e ações que prioritariamente zelem pela integridade física dos alunos, servidores da rede estadual de ensino e da comunidade escolar, bem como pela conservação e proteção do patrimônio escolar.
PVSE = ESCOLA + SEGURA
PVSE - PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA ESCOLAR
Trata-se de uma rede de contatos, via whatsapp, que conta com os vizinhos do prédio escolar (inclusive comércios), gestores, funcionários, pais de alunos, ocupante de zeladoria e Polícia Militar para, juntos, ajudarem a zelar pelo patrimônio público, pela segurança da escola e do entorno.
O PVSE é uma iniciativa da PMSP que tem entre seu objetivos, manter a comunidade escolar (funcionários, diretores, professores, pais e estudantes) integrada na cooperação quanto à segurança escolar.
31/03/21 CMSP - CONVIVA: Escola + segura PPT
Orientações para configurações dos equipamentos de videomonitoramento para espelhamento de câmeras das unidades escolares no CICC – Centro Integrado de Comando e Controle
COMUNICADO SPEC 02.10.2019 - Sistema de proteção escolar - videomonitoramento e alarmes - As Unidades Escolares poderão realizar Manutenções nas câmeras e alarmes, diretamente, através de contratação de empresas especializadas.
COMUNICADO CONVIVA/CITEM 03.03.2020 - videomonitoramento - ações/providências imprescindíveis para a adequada instalação dos equipamentos DVR.
COMUNICADO CONVIVA 03/03/2020: Hotline – Seduc SP e Polícia Militar - Padronização de procedimento para contato com os Centros de Operações da Polícia Militar (COPOM)
COMUNICADO CONVIVA 14/04/2020: Medidas de prevenção para o período de suspensão de atividades devido ao quadro atual (COVID-19 - Coronavírus) – AQUISIÇÃO DE ALARME SONORO ATRAVÉS DA VERBA PDDE PAULISTA
COMUNICADO CONVIVA/CITEM/DA de 09/07/2020: Videomonitoramento nos prédios das Diretorias de Ensino
CONVIVA SP - CITEM videomonitoramento
IMPORTÂNCIA DO ESPELHAMENTO dos equipamentos no COI (Centro de Operações Integradas) - principal centro de planejamento de operações integradas do Estado, é o órgão responsável por realizar a integração entre as Forças de Segurança Pública e as demais estruturas do Estado, do Governo Federal, dos Municípios e da iniciativa privada, com foco no planejamento e na execução de operações interagências, visando a preservação da ordem pública e as ações de proteção e defesa civil. Nele, a sala de crises estadual pode ser utilizada por órgãos públicos quando da necessidade de gestão de operações complexas, bem como as 15 agências ali instaladas trabalham em sinergia para administrar crises e ocorrências de gravidade em todo o Estado, bem como integração nacional, se necessário; e a Secretaria de Estado da Educação faz parte deste centro monitorando as unidades escolares.
SIMED - Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19
A Secretaria Estadual da Educação lançou na terça-feira (22/12/20) o Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 que vai monitorar os casos suspeitos e confirmados de coronavírus entre alunos, professores e funcionários das unidades escolares de todo o estado de São Paulo.
O objetivo é consolidar os dados e informações relativos à incidência de Covid-19 na comunidade escolar e contribuir com as estratégias de prevenção e controle da doença dentro da escola. Ele também permitirá registrar casos de problemas ligados à saúde mental.
SIMED - Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19
O uso e atualização do SIMED são obrigatórios para as todas as escolas da rede estadual de ensino, e para as escolas municipais e particulares vinculadas ao Sistema de Ensino Estadual, conforme Decreto Estadual nº 65.384/2020 e Resolução SEDUC nº 11/2021.
CMSP 14/04/21 - ATPC - A escola contra o abuso sexual infantil: Orientação a profissionais de ensino
CMSP 13/14/15 de Abril de 2021
ATPC – A ESCOLA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO para reflexões de como IDENTIFICAR, ACOLHER e NÃO SE OMITIR diante de casos de violência e abuso sexual infantil. Embora seja um tema delicado e de difícil encaminhamento, é um TEMA que não pode ser ignorado, pois a ESCOLA também faz parte da rede de segurança/proteção do estudante.
Guia de orientação aos profissionais de Ensino
ATPC – A ESCOLA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL: orientações a profissionais de ensino. DOCUMENTO ORIENTADOR: Cartilha: A escola contra o abuso sexual infantil
Dra. Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça SP; Soraya Saide, Atriz e Palhaça - Fundadora do Palhaços Sem Juízo; Roberta Calza – Atriz e palhaça no projeto Palhaços Adriana Cardoso - Formadora EFAPE
BOLETIM COPED n.10 - Campanha "não se cale" parceria do Tribunal de Justiça de SP com a REDE DE PROTEÇÃO
BOLETIM SEMANAL SUBSECRETARIA n. 323 (05.05.2021) - Campanha "não se cale" parceria do Tribunal de Justiça de SP com a REDE DE PROTEÇÃO - 2º ENCONTRO 10/05/21
CMSP 10/05/21 - É preciso falar sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - 2ª LIVE CAMPANHA NÃO SE CALE
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR
Jornada de desenvolvimento humano e profissional
A SEDUC, por meio do CONVIVA-SP, em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, realizará a partir de 19/04/2021, encontros com especialistas das áreas de saúde e educação para discutirem sobre Saúde Mental e Bem-Estar.
A iniciativa objetiva a promoção da Saúde Mental dos profissionais da Educação através de orientações sobre estratégias de enfrentamento que visem auxiliar no suporte ao processo de instabilidade e sofrimento que a pandemia nos traz
PERCURSO FORMATIVO
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR
Guia prático de sáude mental em tempos de Covid-19
https://www.amesuamente.org/post/guia-pratico-de-saude-mental-em-tempos-de-covid-19
CMSP 19/04/21 - CONVIVA: Saúde mental e Bem-estar
Haroldo Corrêa Rocha – Secretário Executivo; Rodrigo Bressan - Instituto Ame Sua Mente - Parceiro; Mário Augusto - Gestor Conviva
CMSP 26/04/21 - CONVIVA: Saúde mental e Bem-estar
03/05/21 - CMSP - Mesa temática: Saúde mental na prática: um antídoto para a ansiedade
PERCURSO FORMATIVO - SAÚDE MENTAL: O PAPEL DA ESCUTA NO ACOLHIMENTO EMOCIONAL
10/05/21 - CMSP - O papel da escuta no acolhimento emocional
PERCURSO FORMATIVO - SAÚDE MENTAL: O autocuidado enquanto ferramenta de acolhimento emocional. Dra Isabel Weiss
24/05/21 - CMSP - SAÚDE MENTAL: O autocuidado enquanto ferramenta de acolhimento emocional. Dra Isabel Weiss
OBJETIVOS - GAMME: Grupo de apoio multidisciplinar emergencial da Educação
1 - Compreender a situação de emergência;
2 - Acolher, as equipes que estão sob impacto emocional;
3 - Promover a reorganização emocional por meio da escuta ativa;
4 - Promover em situações emergenciais os primeiros cuidados com as equipes;
5 - Orientar a equipe e dar encaminhamentos;
6 - Atender equipes dos Órgão Centrais, Diretorias de Ensino e Unidades Escolares
2020 PLANO DE MELHORIA DA CONVIVÊNCIA
MMCE - método de melhoria da convivência escolar
Necessidade de um plano de melhoria da convivência na escola - Problemas de convivência como as indisciplinas, incivilidades e as transgressões às regras são muito comuns nas escolas e interferem diretamente no cotidiano de professores e estudantes. Acrescentamos, também, não aleatoriamente, os problemas de automutilação, de pensamentos suicidas e outros sofrimentos emocionais vividos pelos alunos e que mesmo não acontecendo dentro da instituição escolar, atingem duramente sua estrutura. Intimidações, menosprezos, manifestados sobre a forma de bullying e cyberbullying, podem ser a causa ou consequência desses sofrimentos muitas vezes escondidos aos olhos das autoridades nas escolas. A Lei Antibullying prevê, desde 2015, medidas de contenção, combate e prevenção ao bullying e a promoção da cultura da paz. Esta lei foi recentemente incorporada à LDB1 e é reiterada pela BNCC que aponta a necessidade do desenvolvimento de competências para se resolver conflitos de forma assertiva, aprendendo-se a conhecer e valorizar a si e ao outro.
POC - PROFESSOR ORIENTADOR DE CONVIVÊNCIA
CMSP 20/04/21 - Orientação técnica POCs e Vice-Diretores
CONVIVA & GRÊMIO ESTUDANTIL
COORDENADOR DE RELAÇÕES SOCIAIS DO CMSP & CONVIVA
GRÊMIO ESTUDANTIL DOCUMENTO ORIENTADOR PARA O PROCESSO ELEITORAL DE REPRESENTANTES
CMSP - 30/04/21 - Grêmio estudantil - COORDENADOR DE RELAÇÕES SOCIAIS DO CMSP e CONVIVA
TUTORIAL GRÊMIO ESTUDANTIL
TUTORIAL GRÊMIO ESTUDANTIL
1 - AÇÕES e PROJETOS
2 - Quantitativo Geral ATAS
3 - Quantitativo Geral Grêmio
4 - Relatório de ATAS
5 - Relatório TEMAS por PROJETO
6 - Relatório vínculo aluno ao Grêmio
Coordenadores de Relações Sociais CMSP e Conviva
Grêmio estudantil: ESTATUTO
COORDENADOR DE RELAÇÕES SOCIAIS CMSP & CONVIVA
CONVIVA + GRÊMIO ESTUDANTIL
CGPED - Grêmio Estudantil – SEDUC
Calendário das LIVES do Grêmio estudantil no CMSP
Calendário das LIVES do Grêmio estudantil no CMSP - transmitidas, sempre, das 13h às 14h, em todos os canais do EF e EM, além do YouTube e TV Cultura.
16/04: Equipe de Coordenação Gremista e suas funções
23/04: Organização das Eleições do Grêmio Estudantil, na UE
30/04: O Coordenador de Relações Sociais CMSP e Conviva
07/05: Grêmio e o Novo EM
14/05: Protagonismo Estudantil na pandemia
21/05: Grêmio e Conviva
28/05: Sou Gremista, e agora?
2021 - Grêmio estudantil: Modelos de Atas
CMSP 16/04/21 - Grêmio Estudantil - “Equipe de Coordenação Gremista e suas Funções”
CMSP 23/04/21 - Grêmio e o NOVO Ensino Médio
CMSP 30/04/21 - Grêmio Estudantil - O Coordenador de Relações Sociais CMSP e Conviva
CMSP 07/05/21 - Grêmio Estudantil - Organizando as eleições do grêmio estudantil na sua escola.
CMSP 21/05/21 - Grêmio Estudantil - Grêmio e CONVIVA SP - PPT
CMSP 21/05/21 - Grêmio Estudantil & CONVIVA
PLATAFORMA SED/PSICOLOGIA VIVA
CMSP 15/04/21 - Live - Psicólogos na educação
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO: REALIZAÇÃO DE ENCONTROS
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO: resoluções rápidas
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO - PASSO A PASSO
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO - USO DA PLATAFORMA ZOOM SALA DE ENCONTRO
NOVIDADE - PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO (uso do app ZOOM para a sala de encontro com o intuito de melhorar a conexão. O agendamento continua pela SED/PSICOLOGIA VIVA)
Pensando em proporcionar a você e às escolas uma melhor experiência com a sala de encontros, foi feita a migração para a sala do Zoom que acaba por possuir uma maior qualidade para encontros com um número maior de integrantes, sem perder a segurança.
A seguir enviamos todos os detalhes sobre essa mudança: Com a alteração para o Zoom nenhuma configuração que garanta a segurança aos encontros foi alterada, você e os demais participantes continuam completamente seguros ao realizar os encontros em nossa plataforma.
Quando um encontro for autorizado, todos os participantes receberão um e-mail contendo as informações do encontro da mesma forma como sempre foi feito. Nada muda!
Segue também um passo a passo que orienta vocês a baixarem o aplicativo para o celular ou para o computador.
Qualquer dúvida pode contar conosco também no chat, que pode ser acessado dentro do seu cadastro ou em nosso WhatsApp no número 31 99154-8292. Estamos disponíveis em nossos canais de atendimento sempre de Segunda a Sexta de 07h às 22h50.
PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO - PASSO A PASSO
CONEXÃO SOLIDÁRIA
CONEXÃO SOLIDÁRIA
CONEXÃO SOLIDÁRIA: OBJETIVOS
CONEXÃO SOLIDÁRIA
Convite à rede para criar e intensificar grupos virtuais de interação e compartilhamento de ideias e soluções criativas. Os grupos têm o intuito de ajuda mútua entre pares e podem ser um espaço aberto para troca de experiências em geral, ou mais direcionado a um foco (dicas de atividades físicas, literatura, artes, receitas, meditação, etc). O grupo deve ser espontâneo com o objetivo de conectar uns aos outros, ajudando e recebendo ajuda.
REDE PROTETIVA
REDE PROTETIVA
A Rede de Proteção envolve a ação de várias instituições/áreas governamentais ou não, que visam atuar em questões sociais de extrema complexidade, definindo estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de risco.
Quem faz parte da Rede de proteção?
A escola é uma instituição que integra a Rede de Proteção e tem a responsabilidade, junto aos outros agentes da rede, de identificar, notificar, atender e manter uma atitude vigilante, de acordo com a necessidade e gravidade do caso, com a proposição de ações preventivas.
Além da área da educação (escola), também fazem parte da Rede de Proteção as áreas da saúde, da assistência social e da segurança pública, que, por meio de seus atores, articulam ações no sentido de combater a violência contra a criança e o adolescente, bem como garantir os seus direitos.
Governo de SP vai realizar mapeamento inédito sobre competências socioemocionais para servidores da educação. Iniciativa visa auxiliar Secretaria da Educação a desenhar política de formação de educadores, além de fomentar o autoconhecimento dos profissionais da educação.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), anunciou nesta quinta-feira (20/05/21) que vai realizar um mapeamento inédito sobre o desenvolvimento socioemocional com os 250 mil servidores da Secretaria da Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). O objetivo é preparar e formar cada vez melhor os profissionais da rede estadual paulista para as novas demandas educacionais.
O estudo trará informações de autoavaliação sobre prática profissional e qualidades instrucionais, além de temas relacionados à organização, foco, persistência, assertividade e respeito, e será desenvolvido por meio de parceria entre a Seduc-SP, o IAS e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos profissionais da Educação do Estado (Efape).
A coleta de dados ocorrerá por meio de uma plataforma de pesquisa online a partir desta quinta-feira (20) para os professores e posteriormente para os demais profissionais da rede e que poderá ser acessada pelo portal da Efape.
Socioemocional dos estudantes
Nesta semana, a Seduc-SP e o IAS apresentaram dados da pesquisa inédita sobre a percepção dos estudantes da rede pública estadual sobre o desenvolvimento socioemocional. O questionário foi respondido por 110.198 alunos, em novembro de 2019, e trouxe, entre outros pontos, informações relacionadas ao processo de aprendizagem e fatores educacionais, como melhoria do desempenho escolar, fortalecimento da saúde mental e redução dos riscos de evasão e violência escolar naquele momento específico de vida.
Os estudantes do 5° e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio se autoavaliaram como pouco, medianamente, bastante e muito desenvolvidos em 17 competências – divididas em cinco macrocompetências: amabilidade, engajamento com os outros, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional. “A ciência mostra que as competências socioemocionais têm impactos muito relevantes tanto na vida presente do aluno em sua aprendizagem, quanto na sua vida futura. As informações estão relacionadas às características individuais, que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos”, comentou Viviane Senna, presidente do IAS.
Prefeituras que manifestarem interesse em realizar o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) vão poder inserir os estudantes na próxima pesquisa socioemocional, prevista para o final deste ano.
Socioemocional dos estudantes
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi elaborada estabelecendo como pilares 10 competências gerais que irão nortear o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares
A BNCC aponta para a necessidade de os alunos serem capazes de utilizar os saberes que adquirirem para dar conta do seu dia a dia, sempre respeitando princípios universais, como a ética, os direitos humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental. Ela também indica que as escolas promovam não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o social, o físico, o emocional e o cultural, compreendidos como dimensões fundamentais para a perspectiva de uma educação integral. Isso as diferencia das habilidades, que são mais focadas no desenvolvimento cognitivo.
10 competências da BNCC
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
10 competências da BNCC
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.
1.Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
3.Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Objetivo: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5.Cultura Digital — Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo de autoria.
6.Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Objetivo: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
7.Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8.Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10.Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.
https://revistaeducacao.com.br/2018/10/05/bncc-competenciasgerais/
Instituto Ayrton Senna: Uma viagem pelos caminhaos da educação
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A educação integral defendida pelo Instituto Ayrton Senna ultrapassa a ideia de “educação em tempo integral”, na medida em que não se limita à ampliação da jornada escolar, mas pressupõe uma mudança de visão sobre o processo educacional. Essa visão considera o desenvolvimento de competências cognitivas (como saber ler, escrever e calcular), mas também, e intencionalmente, as chamadas competências socioemocionais.
EDUCAÇÃO INTEGRAL & COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam em pensamentos, sentimentos, comportamentos e atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Essas competências são maleáveis, ou seja, podem ser desenvolvidas através de experiências formais e informais de aprendizagem – mas, para isso, é crucial que exista intencionalidade. Estudos indicam que elas são importantes impulsionadoras de realizações ao longo da vida, como na saúde e no bem-estar de cada um, na qualidade de relações sociais e também nos processos de aprendizagem. Na prática, não acontecem de forma separada dos aspectos cognitivos, portanto sua definição visa gerar mais clareza sobre suas especificidades e relevância. Entre outros exemplos dessas competências, estão a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender.
Instituto Ayrton Senna: Uma viagem pelos caminhos da educação - EDUCAÇÃO INTEGRAL & COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
CMSP - CANAL GESTÃO, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
20/10/20 - Conviva - Introdução ao desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores. EDUCADORES - Educação integral
Juliana Santos - Instituto Ayrton Senna; Helena Faro - Instituto Ayrton Senna; Sandra Fodra - Conviva SP; Deise Gouvea - Conviva SP; Haroldo Corrêa Rocha - Secretário Executivo da Educação
03/05/21 Reunião de Trabalho: integração das competências socioemocionais
CMSP - Canal GESTÃO - 03/05/21 - Reunião de Trabalho: Integração das competências socioemocionais - Aprender Sempre Vol. 2 - LP e MAT (PPT)
CMSP - 07/05/21 - Marcas da VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA e suas consequências
CMSP - 07/05/21 - Marcas da VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA e suas consequências - PPT
CMSP - 07/05/21 - EQUIDADE RACIAL NA ESCOLA: conhecer para agir
CMSP - 07/05/21 - EQUIDADE RACIAL NA ESCOLA: conhecer para agir - PPT
CONVIVA - DOCUMENTO ORIENTADOR: PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
PPT - CMSP 11/05/21 ATPC Preconceito e Discriminação - CINC e Conviva
CMSP 30/03/21 - ATPC Competências Socioemocionais na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Parte I
PPT - CMSP 30/03/21 ATPC Competências Socioemocionais na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Parte I
CMSP 11/05/21 ATPC Competências Socioemocionais na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Parte II
PPT - CMSP 11/05/21 ATPC Competências Socioemocionais na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Parte II
CMSP 07/04/21 ATPC AFETIVIDADE E COMUNICAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
PPT - CMSP 07/04/21 ATPC AFETIVIDADE E COMUNICAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
CMSP 28/04/21 ATPC EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O APOIO À APRENDIZAGEM
PPT -CMSP 28/04/21 ATPC EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O APOIO À APRENDIZAGEM
CMSP - 30/04/21 - VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: A importância da Linguagem inclusiva: aspectos e consequências
Rodrigo Borba Professor Adjunto UFRJ
Silene Kuin - Formadora EFAPE
CMSP - 21/05/21 - Violência psicólogia e violência doméstica
CMSP 31/03/21 - ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: APRENDER SEMPRE
Edna Borges - Especialista Instituto Ayrton Senna
Leticia Avelino da Silva - Formadora EFAPE
PPT CMSP 31/03/21 - ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: APRENDER SEMPRE
CMSP 12/05/21 - APRENDER SEMRE VOL 2 RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO: INTEGRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: LÍNGUA PORTUGUESA
PPT CMSP 12/05/21 - Integração das Competências Socioemocionais - Aprender Sempre Vol 2 - Língua Portuguesa
CMSP 12/05/21 - APRENDER SEMRE: INTEGRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: VOL 2 MATEMÁTICA