Localizada no interior de São Paulo, na pequena cidade de Boracéia, a escola, inicialmente chamada como Unidade Integrada de 1º Grau (Grupo Escolar de Boracéia e Ginásio Estadual de Boracéia), iniciou suas atividades em fevereiro de 1937, obteve seu decreto nº 9.775, publicado no Diário Oficial de 01/09/1937, seção II. Cadastrada no CNPJ 49.112.964/0001-10, código CIE 025756 e código UA 043772.
Em 1976, o nome da escola foi alterado para “Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau de Boracéia (EEPSG)”, pela resolução SE de 22, publicada no dia 23/01/1976. Somente em 1979, segundo a Lei Nº 2.103, a escola recebe o nome de sua patronímica Edir Helen Sgavioli Faccioli e está situada na Rua Antônio de Freitas Pereira, nº 213, Centro, Boracéia - SP.
Desde então, a escola Prof.ª Edir Helen Sgavioli Faccioli, oferece o Ensino Fundamental II e também Ensino Médio e possui uma clientela heterogênea nos diferentes aspectos sociais e econômicos. A escola adota uma linha pedagógica em que a aprendizagem ocorre de forma dialógica e que permite a interação comunidade e escola, o que facilita o desenvolvimento e aplicação de qualquer atividade que venha fazer parte do universo educacional. Sendo assim, a escola pode funcionar como produção do conhecimento e construção do saber, por isso é conceituada pela comunidade, pois acreditam na aprendizagem que sempre foi oferecida pelos profissionais capacitados que aqui lecionam.
Para atender a classe trabalhadora, a escola oferece o Ensino Médio noturno, e também o Ensino Médio Técnico, uma parceria com o Centro Paulo Souza desde 2019, que promove a ascensão dos estudantes no mercado de trabalho a partir de um estágio remunerado. Assim, um dos maiores desafios da escola é adequar o trabalho escolar com as diferentes realidades e demandas locais.
No ano de 2021, além do ensino regular, a escola foi contemplada com o Programa de Ensino Integral (PEI) e com isso, os alunos podem aproveitar muito mais o ambiente escolar para realizar as mais diversas pesquisas e se aprofundar ainda mais nos estudos com seus professores, pois este programa oferece o total apoio em seu desempenho, pois adere, além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disciplinas que auxiliarão nos estudos e na vida profissional, as chamadas disciplinas Eletivas.
Aqui o aluno é visto como sujeito ativo que responde aos estímulos e age sobre eles, constrói e organiza seu próprio conhecimento. Nossa a missão é investir no desenvolvimento integral da pessoa humana, acreditando que garantir a realização do indivíduo no presente é prepará-lo para um futuro melhor.
A ação didática pedagógica tem como objetivo promover a formação integral do aluno a partir de sua realidade e de situações problema e assim propiciar mudanças de paradigmas tornando-os cidadãos ativos e protagonistas do meio em que vivem.
Atualmente, a escola conta com uma equipe de profissionais qualificados e empenhados, visando o melhor para os alunos e também para a sociedade. Esse time é dirigido por Andréia Regina de F. Scuteri e ao seu lado estão a Vice-Diretora Gislaine Maria P. Melo, Coordenadora Pedagógica Magda Cristina S. Veríssimo e 32 professores, dos quais 4 são efetivos, 6 são da categoria F e 22 da categoria O. Além disso, somam ao time 3 Agentes de Organização Escolar (AOE), a Gerente de Organização Escola (GOE) e também as responsáveis pela higienização escolar.
A escola Edir Helen Sgavioli Faccioli, a única escola estadual do município de Boracéia, que contempla o Programa de Ensino Integral (PEI) , trabalha sempre unida para que o sucesso de seu filho se torne uma realidade, tornando-o cidadão de bem dentro da sociedade que está inserido.