Premissas do Programa Ensino Integral
Escola Estadual PEI Prof. Raul Cardoso de Almeida
Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio
Diretoria de Ensino Região Centro Sul
Escola Estadual PEI Prof. Raul Cardoso de Almeida
Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio
Diretoria de Ensino Região Centro Sul
Premissas do Ensino Integral: Compromisso e Excelência
Dentre as premissas do Ensino Integral, a escola destaca-se pelo Protagonismo Juvenil. Para atender a essa premissa, o ambiente e as ações da escola devem ser cuidadosamente pensados para dar oportunidades concretas aos alunos de conquistar a autoconfiança, autodeterminação, autoestima e autonomia, elementos essenciais ao gerenciamento de suas habilidades e competências.
Outra premissa importante a considerar é a Formação Continuada, entendida como o educador em processo permanente de aperfeiçoamento profissional e comprometido com seu autodesenvolvimento na carreira. A educação à distância tem se revelado uma forma eficaz de adquirir conhecimento, podendo complementar sua formação, além de ser um forte componente na replicabilidade do modelo, abrangendo novas escolas. As novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a formação dos jovens, contudo, não substituem o professor quando envolvem o processo de reflexão e formação propriamente dita. A grande força do educador reside no exemplo e na capacidade de despertar nos educandos o gosto pelo estudo e por ser um irradiador de referências (Pedagogia da Presença). Diante da complexidade de seu papel e da velocidade com que as inovações acontecem, os professores precisam familiarizar-se com os avanços da tecnologia da informação e comunicação, rever o que ensinam e como ensinam, daí a importância de garantir as melhores condições que o regime de dedicação exclusiva oferece ao trabalho docente.
Destaca-se que a Escola de Ensino Integral está voltada para o alcance de resultados das aprendizagens de seus alunos em suas diversas dimensões, utilizando de forma competente as ferramentas de gestão, o que implica em buscar a realização de mais uma premissa, ou seja, a Excelência em Gestão.
A escola deve ser formadora de cidadãos éticos, aptos a administrar suas competências e habilidades; eficiente nos processos, métodos e técnicas; eficaz nos resultados, superando as expectativas da comunidade, tendo o estudante como protagonista da construção de seu projeto de vida e os pais como educadores familiares e parceiros, conscientes de suas responsabilidades na formação de seus filhos. A comunidade escolar e os parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determinam outra premissa importante, a Corresponsabilidade, que é mais um fator de sucesso escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados da escola.
Tendo em vista a perspectiva fundante da universalização dos direitos à educação, a Replicabilidade é uma premissa que sustenta a aplicação das inovações que advêm das Escolas de Ensino Integral em outras escolas da rede, no sentido de transferir tecnologias para a melhoria da qualidade de ensino da rede.
Fonte: Diretrizes do Programa Ensino Integral - Secretaria da Educação de São Paulo