Durante nossas pesquisas, descobrimos que atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional são essenciais para alcançar a longevidade.
Listamos algumas atividades voltadas para o público longevo que podem ser realizadas na cidade de Itajubá: andar de bicicleta, caminhar, nadar, dançar, cantar, praticar algum esporte, fazer yoga e artesanato, praticar uma religião, ler.
Recebemos a visita especial da professora de yoga, Helena Vilela, mãe do colega João Pedro. Ela nos ensinou que yoga é muito bom para qualquer idade e tem benefícios importantes para os idosos: melhora a qualidade do sono, relaxa o corpo, fortalece os ossos e os músculos, melhora a postura, ajuda a controlar a ansiedade, acalma, melhora a respiração e fortalece os pulmões. Descobrimos que, durante as aulas de yoga, é interessante ficar descalço, colocar uma música, borrifar um cheirinho gostoso no ar e utilizar um tapete para exercícios. A meditação, o relaxamento, os movimentos com todo o corpo e os exercícios de respiração fazem parte da prática de yoga. Os idosos podem fazer sentados na cadeira se for necessário. Durante a aula é importante fazer silêncio e se concentrar nos movimentos, mas nem todos os colegas conseguiram. Temos certeza que o yoga ajuda a alcançar a longevidade. Ao final da aula dizemos “Namastê!” que significa: que tudo de bom que há em mim chegue até você.
Durante nossas pesquisas, descobrimos que existe um Centro municipal de convivência para pessoas idosas na cidade. Fizemos uma aula passeio para conhecer o local e as atividades destinadas ao público longevo. Fomos de ônibus, cantamos músicas, nos divertimos e demos tchau para várias pessoas que estavam passando nas ruas. Fomos recebidos com muito carinho. Participamos de uma aula de dança, pudemos observar lindas peças de artesanato feitas pelos idosos e fizemos um lanche com eles. O local é amplo, tem área verde e oferece atividades diversas para que os idosos estejam ativos e possam conviver com outras pessoas. Conhecemos uma idosa com 86 anos que anda a cidade toda a pé. Ela contou que passa todos os dias no Centro de convivência. Nossa visita foi muito boa e gostamos de saber que há lugares na cidade que acolhem tão bem os idosos.
Itajubá, é uma cidade fácil de ser morada!