Eu aprendi que quando você é criança, deve cuidar da sua vida, porque se você comer muita bobeira, pode ficar obeso. Tem que se cuidar desde de criança para não ter problemas quando crescer.
Você deve cuidar da sua vida como a Maria do Carmo Gerônimo. Ela viveu 129 anos, até apareceu no Guinness Book e é uma referência para nós. Ela foi escrava por 17 anos e foi empregada doméstica por 50 anos. Ela viveu tantos, tantos anos, que tem uma rua em Itajubá com o nome dela.
Alice Ramos Pedroso
Aprendi que longevidade é ter uma vida longa. Para viver bastante, precisamos comer alimentos saudáveis, tomar bastante água, fazer exercícios, não fumar, não beber bebidas alcoólicas. Se você quer viver bastante é importante respeitar tudo isso.
Antônio Protazio
Para ter uma vida longa é importante cuidar da sua saúde, não ficar muito tempo nas telas, comer alimentos saudáveis, fazer atividades físicas, ter uma vida religiosa e respeitar os outros.
Arthur Carvalho Lopes
Nosso projeto começou quando fomos chamados para um teatro, nós vimos duas crianças, mas o modo de vida delas não era igual.
Conhecemos uma pessoa muito importante, a Maria do Carmo Gerônimo, ela foi a pessoa mais velha do Brasil pelo Guinness Book .
Itajubá é uma cidade fácil de ser morada, pois aqui tem uma variedade de lugares para fazer esportes.
Bernardo Bueno Chiaradia
Durante o projeto, eu aprendi que temos que nos divertir, praticar esportes, não ficar muito na tela, cuidar da saúde, nos alimentar bem, ficar com a família, ter amor no coração, ter sonhos, pensar em coisas positivas, não nos preocupar tanto.
Aprendi sobre a Maria do Carmo Gerônimo, que viveu 129 anos! Sim, 129 anos! Também fiz uma entrevista com o tio Vidal, que nos ensinou que é importante praticar esportes.
João Otácio Maia Silva e Almeida
Aprendemos que é muito importante nos alimentar de forma saudável, comer frutas e verduras.
Descobrimos que Itajubá tem lugares para se exercitar, praticar esportes e ter momentos de lazer, como o Clube Itajubense e o parque da cidade.
Aprendemos sobre a Maria do Carmo Gerônimo, que foi escravizada até os 17 anos. Considerada a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book, edição brasileira de 1994.
João Pedro Vilela Pagan
Nós aprendemos o que é longevidade, fizemos uma entrevista com o nosso amigo Vidal e também com nossa família.
Aprendemos sobre uma senhora, chamada Maria do Carmo Gerônimo, ela foi escrava por 17 anos, depois disso, a princesa Isabel criou uma lei que não teria mais a escravidão e Maria do Carmo começou a trabalhar como empregada de uma casa e viveu até seus 129 anos. Foi eleita pelo Guinness Book, a mulher mais velha do Brasil.
Em Itajubá, temos diversos lugares para os idosos viverem uma vida saudável e feliz.
Julia Rodrigues Lorentz
Durante o projeto da feira do conhecimento, eu aprendi bons hábitos para nossa vida, como brincar e praticar esportes, que ajudam a ter longevidade, uma vida longa e saudável.
Fizemos entrevistas com nossos parentes e com o tio Vidal, que nos contaram segredos para ter uma vida longa e saudável, aprendemos sobre vários lugares de Itajubá e conhecemos mais sobre a Maria do Carmo Gerônimo.
Laís Vieira Ramos Perches
Eu aprendi que não devemos mexer muito nas telas e que fazer esportes é fundamental para ter saúde.
Há muitos lugares em Itajubá para idosos e pessoas de qualquer idade, trabalharem e praticarem esportes etc. Também aprendi que beber água é muito importante.
Laura Manfrinato Braga
Aprendi que para ter uma vida longa, saudável e feliz é preciso comer alimentos saudáveis, praticar esportes, viver junto com a família e não ficar muito nas telas.
Na nossa visita ao parque da cidade, descobrimos que esse é um espaço onde os idosos podem fazer exercícios.
Luísa Alves Fraga
Na aula passeio no parque, observamos quiosques, que são bons para os idosos descansarem e também vimos várias quadras, para vôlei de praia e futebol.
Fizemos uma entrevista com o tio Vidal e ele pratica corrida, isso é muito bom para a saúde.
Eu aprendi que usar muita tela, fumar e beber bebidas alcoólicas faz mal. É muito importante beber água e é bom pensar positivo.
Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha
Eu aprendi que há lugares de Itajubá que as pessoas podem praticar esportes e outras atividades. Os idosos disseram que Itajubá é um lugar muito bom para morar. Fizemos entrevistas com eles e aprendemos hábitos importantes para nossa vida, como brincar, comer, desenhar e etc.
Samuel de Barros Rodrigues
Eu aprendi que para ter uma vida longa e saudável tem que dormir bem, se alimentar de forma saudável e brincar.
Eu também aprendi que Itajubá é uma cidade fácil de ser morada e há vários lugares para os idosos fazerem esportes, futebol, exercícios físicos, danças, capoeira, natação.
Sophia Penteado Garcia
Durante as pesquisas da Feira, eu descobri que há lugares de Itajubá em que podem ser realizadas atividades físicas, como o Arena Park e o parque.
Nós entrevistamos o tio Vidal e a pessoa mais longeva da nossa família. Descobrimos a história da Maria do Carmo Gerônimo e achei a história dela muito legal. Aprendi várias outras coisas, como beber água, ter uma alimentação saudável, ter uma religião, amar a si próprio etc.
Theo Lorena Serafim
Aprendemos que se comermos com o celular, não temos noção do quanto comemos.
Fomos ao parque e notamos o espaço que ele fornece para atividades físicas, como quadra para vôlei, futebol e basquete.
Cada criança da sala fez uma entrevista com uma pessoa com mais de 60 anos, eles falaram que Itajubá é uma cidade boa de ser morada e a maioria deles pratica atividades físicas.
Thiago Rodrigues Leite