As plantas são a fonte do ar que respiramos e da maioria dos alimentos que ingerimos. Contudo, sua saúde é frequentemente ignorada. Estima-se que até 40% das culturas alimentares são perdidas anualmente devido a pragas e doenças vegetais. Isso deixa milhões de pessoas sem o alimento necessário à subsistência e prejudica seriamente a agricultura, principal fonte de renda para as comunidades rurais.
A Organização das Nações Unidas proclamou o ano de 2020, o ano da saúde vegetal, e diante desse cenário, nos sentimos encorajados a levantar questões que nortearão algumas reflexões relacionadas ao passado, presente e futuro do nosso país, o qual detém grande parte da flora mundial e terras férteis para o plantio em quase toda sua extensão.
Para entendermos um pouco mais sobre a importância da flora, precisamos refletir sobre a realidade das plantas e dos outros seres vivos à nossa volta. Para isso, leiam um trecho do texto “A Arte de Ser Feliz”, de Cecília Meireles.
No início do nosso texto, podemos perceber que o narrador em questão tem um vida refletida no pequeno jardim que é visto da janela de sua casa. O jardim, por conta da época de estiagem, tem a terra esfarelada e parece morto.
Logo depois o texto mostra que esse pobre homem acreditava que a vida poderia ter mais felicidade, e por isso, todas as manhãs, ele fazia questão de molhar as plantas, não para regá-las, como o texto já diz, e, sim, para manter vivo aquele resto de vida que ainda havia naquele jardim.
Mais adiante o texto explica que as pequenas felicidades estão presentes nas coisas mais simples como as gotas de água que deixavam aquele jardim vivo. E que precisamos aprender a ter um olhar com mais simplicidade para enxergar detalhes que nos fazem um pouco mais felizes. E apesar de nem todos verem, eles estão lá, basta saber enxergá-los.
Com a ajuda do texto podemos perceber como as plantas são importantes para a vida na Terra e como devemos dar valor à sua existência. Dessa forma, a fitossanidade é algo importante a ser discutido, já que se trata da saúde das plantas de nosso planeta.
No texto, Cecília Meireles deixa evidente a influência humana para a saúde das plantas. Um exemplo disso, é a aplicação da manipulação genética a favor da fitossanidade, um dos assuntos que será retratado durante nossa apresentação.
No sentido etimológico da palavra, existem dois termos:
“Fito” que vem do grego “Phytos” e significa “planta”. Dessa forma, várias áreas da Agronomia, particularmente aquelas que se relacionam diretamente ao cultivo de plantas, utilizam este prefixo, como, por exemplo, a fitotecnia, a fitopatologia e a fitossanidade.“Sanidade” vem do Latim “Sanitas” que significa “saúde”, qualidade ou virtude do que é são. Então, podemos concluir que a palavra fitossanidade refere-se à saúde da planta.