No site oficial da ONU, temos a agenda 2030, que, de maneira genérica e, como exposta pela própria organização, é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
Junto a essa agenda, foi organizado 17 objetivos para transformarmos o mundo, com um momento de ação global para as pessoas e a própria Terra.
“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”
Objetivo 2 - Agenda 2030 - ONU - Organização das Nações Unidas
http://www.agenda2030.org.br/sobre/Assim, acreditamos que a fitossanidade é a chave para a intensificação saudável da agricultura, e desenvolvê-la com a ajuda de técnicas genéticas e outras tecnologias é imprescindível para o homem. Como os povos nativos indígenas faziam há milênios, precisamos encontrar novas dinâmicas com a natureza, com as terras, com as águas e as plantas numa sociedade global em que se preza somente o lucro e a exploração capitalista.
No caso do Brasil, onde biomas inteiros estão sendo ameaçados pelo extrativismo, a fitossanidade é ainda um assunto que carece de pesquisa e ação.
“Plantas saudáveis são a base da vida no planeta e protegê-las demanda compromisso, mobilização social e ações globais. Devo dizer que as sementes já foram lançadas e o solo é fértil. Caberá, agora, concentrar esforços para colher os bons resultados.”
Para finalizar nosso trabalho, preparamos essa ilustração feita pela aluna Giovanna Martins da turma F91.
De tudo o que pesquisamos e falamos em nossa apresentação, o que queremos que fique como lição é: se tivermos com a Natureza o respeito que os povos indígenas tinham e, se usarmos os conhecimentos científicos guiados por esse respeito, certamente o que vamos conseguir é garantir a saúde das plantas e do nosso planeta.
O desenho ao lado representa exatamente nosso pensamento: o índio simbolizando o respeito com a natureza, o arco em formato de DNA representando o conhecimento científico e dando a ele o seu devido local que é o de ser manejado pelas mãos de quem respeita o que maneja. E a flecha em formato de ramo, mostrando que queremos atingir o alvo que é a manutenção da vida com a vida vegetal.