1º JOB-SHADOWING

Belfast - REINO UNIDO

Job-shadowing desenvolvido pelas professoras Dóris Teixeira e Margarida Silva, entre 1 de dezembro e 15 de dezembro, na Ligoniel Primary School, na cidade de Belfast no Reino Unido.

Objetivo principal do job-shadowing:

  • Tomar conhecimento sobre o funcionamento do ensino do 1º ciclo numa escola do Reino Unido.


Objetivos específicos do job-shadowing:

  • Melhorar as competências para usar vários métodos e técnicas de ensino inovadoras centradas no aluno do 1º ciclo, incentivando a resolução de tarefas reais do mundo real e desenvolvendo competências transversais.
  • Aumentar as competências no uso de recursos abertos e digitais, apoiar o desenvolvimento de competências digitais e literacia dos média, aumentar a capacidade de desencadear mudanças em termos de modernização usando as TIC.
  • Gerar materiais e ideias prontos para apoiar o desenvolvimento escolar ou organizacional no campo da educação inovadora no que diz respeito à abordagem do ensino no 1º ciclo.
  • Obter técnicas para trabalhar com salas de aula heterogéneas do 1º ciclo, apoiando a inclusão de várias minorias na educação convencional baseada em valores democráticos, promover a participação ativa na sociedade.
  • Desenvolver competências relevantes, de alto nível, como criatividade, pensamento crítico, metacognição e outras competências-chave através de métodos de ensino inovadores, que melhorem a qualidade da educação.
  • Aprender a motivar, orientar e avaliar efetivamente para reduzir a baixa conquista em competências básicas, promover a troca de pares e a participação ativa dentro da educação.
  • Desenvolver competências pessoais e profissionais, criar confiança na promoção de pedagogias inovadoras e ativas que respondam à diversidade social e cultural.
  • Conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da UE, participar em experiências de aprendizagem intercultural, trocar ideias e criar uma rede para cooperação internacional futura.
  • Obter uma compreensão mais ampla das práticas, políticas e sistemas de educação de diferentes países, promover o respeito mútuo, a consciência intercultural e incorporar valores educacionais e formativos comuns.
  • Enriquecer as competências de comunicação, melhorar as competências em línguas estrangeiras, ampliar o vocabulário profissional e promover a ampla diversidade linguística da UE.

1º dia da atividade de Job-shadowing - 01/12/2018

Os dois primeiros dias em Belfast foram dedicados a atividades de âmbito cultural, por forma a familiarizarmos-nos com a cidade que nos acolheu. No primeiro dia do Job-shadowing, sábado, resolvemos participar no Events Belfast City Council - Belfast Chritmas Market. Junto da Câmara Municipal encontrámos uma feira de Natal com uma variedade de produtos onde imperavam os gastronómicos e bens regionais.

2º dia da atividade de Job-shadowing - 02/12/2018

No dia 2 de dezembro fizemos uma visita cultural por Belfast podendo desfrutar dos principais pontos turísticos, nomeadamente: Titanic Belfast, Parliament Buildings, St. George's Market, Intetnational Wall Murals, Falls Road, Queens University, Shankill Memorial Garden, através do City Sightseeing. Para além disto passamos um tempo considerável na Livraria Waterstones onde tivemos a possibilidade de encontrar alguns livros que fazem parte da Literatura Infantil Portuguesa.

3º dia da atividade de Job-shadowing - 03/12/2018

Iniciámos hoje, dia 3 de dezembro, na Ligoniel Primary School, o trabalho com alunos. A Dóris esteve na sala P2 com a professora Miss Hampton ( alunos de 5/6 anos) e a Margarida esteve na sala P3 com o professor Mr. Read (alunos de 7 anos) até às 14 horas. Das 14 às 15 horas estivemos na sala P5 com a professora Miss Paterson. Após as atividades letivas, das 15 as 17 horas, participámos numa ação de formação sobre autismo.

4º dia da atividade de Job-shadowing - 04/12/2018

Hoje, dia 4 de dezembro, estivemos nas mesmas turmas e pelo mesmo motivo só eu tenho fotografias. Na turma P2, iniciaram-se as atividades com estudo de vocabulário-palavra "immense", seus significados e antónimos, divisão silábica de palavras, tal como nós fazemos. Seguiram-se previsão de histórias a partir de imagens, atividades de cáculo mental e numeração. Deu-se continuidade à atividade do dia anterior, unidades de medida utilizando desta vez uma medida padrão.

Na turma P3, deu-se início ao estudo fonológico da letra "l", que em inglês tem três sons diferentes consoante se apresenta na palavra: - late; - wall;- table. Os alunos identificaram e pintaram as palavras com a referida letra e viram a correção feita no quadro interativo. De seguida tiveram TIC. Nesta aula deram continuação a uma aula anterior em que reuniram os dados para fazem um gráfico, sobre as bebidas e jogos preferidos pela turma. Ambas as turmas, após o almoço tiram ensaio para a festa de Natal.

5º dia da atividade de Job-shadowing - 05/12/2018

No dia 5 de dezembro, a Dóris esteve a trabalhar na turma P4 com a Prof. Mrs Yong. Após a sua apresentação à turma, os alunos tiveram oportunidade de lhe fazer algumas questões relacionadas com a sua escola e o seu país. As atividades letivas foram iniciadas com o estudo da fonologia da letra "l".

De seguida os alunos foram divididos por diferentes grupos de trabalho, onde foram realizadas várias atividades de leitura. Dais quais constaram compreensão, leitura orientada, leitura recreativa, ativdades de previsão de uma obra.

Após esta atividade os alunos foram chamados a refletir sobre o que aprenderam com esta atividade. Houve também lugar para a realização de atividades natalícias.

Um dos pontos altos desta aula, foi o momento de relaxamento, a que os alunos a partir de uma determinada idade fazem. Um aluno vai ao centro, lê as instruções e os restantes seguem-nas.

Hoje tivemos também a oportunidade de assistir à atividade de open-day, realizada pela instituição com o propósito de se promover e assim conseguir cativar novos alunos. Os pais interessados em matricular novos alunos, deslocam-se à escola, percorrem as instalações e vivenciam na primeira pessoa todo o ambiente que ali se vive.

Continuando, a Margarida começou o dia com a turma P6, com a professora Miss Gamble, desta feita no salão polivalente com um momento de relaxamento.

Uma vez na sala iniciou-se o momento de LITERACY...turma dividida em grupos, cada um fazendo uma cousa diferente: leitura de antecipação de uma obra, leitura silenciosa, leitura recreativa e leitura compreensão. Foi neste grupo que me integrei para interagir a pedido da professora.

A seguir veio NUMERACY e o ponto alto do dia. O objetivo foi trabalhar os ângulos e fui surpreendida pela abordagem simples e eficaz. Miss Gamble começou por apresentar um círculo dividido em quatro partes iguais e solicitou que decorassem a gosto. Feito isto, pediu que retirassem um quarto, com a tesoura e...tinham o " transferidor" feito. Deu uma explicação sobre ângulos, frisando que o agudo é menor que o reto e que o obtuso é maior. Acrescentou que externamente se encontrava o ângulo "reflexive". De seguida saírem para os corredores à procura de ângulos munidos dos seus "transferidores", de folhas de registo fornecidas pela professora e de ipad para rehistar em foto. De novo na sala, procedeu-se à correção, com recurso ao quadro interativo. Para finalizar, foram apresentadas algumas figuras geométricas e procedeu-se ao cálculo dos seus ângulos internos e externos.

O dia terminou com a pintura de estrelas de Natal.

6º dia da atividade de Job-shadowing - 06/12/2018

A Dóris esteve na sala P1 com Mrs McClintock. A turma é constituída por 22 alunos de 5 anos. Além dos ensaios para a Festa de Natal, houve a oportunidade para desenvolver a oralidade e a literacia a partir do livro O LEÃO E O RATO. Como sempre, foram divididas as tarefas por grupos e eu fiquei a orientar os alunos que iriam desenhar um dos animais da história.

A Margarida esteve na P2, com Miss Hampton. Os alunos trabalharam a palavra WATERFALL: tipo de palavra (classe); fizeram uma frase com ela(oralmente); disseram onde se pode encontrar. De seguida trabalharam o caso dos SS e ZZ. A professora leu ainda um livro de poesia sobre os animais da selva, mas antes, tentou que antecipassem de que animais falaria a obra. Mudaram de área e foram para NUMERACY e aqui, à laia de brincadeira, de desafio, a professora pedia a um aluno que se sentava à frente para começar a contar e, de repente, ela dizia STOP...para a criança parar. Trabalharam ainda as formas e colocaram as mesmas nos diagramas de Caroll e TREE DIAGRAM.

Hoje o dia não se cingiu à atividade letiva...prolongou-se noite dentro, dando-nos a possibilidade de assistir a um Concurso de Coros de Escolas de Belfast, na City Hall ( Câmara Municipal). Uma das escolas participantes foi a Ligoniel Primary School, onde estamos a fazer Jobshadowing e de cuja atuação, deixo aqui uma parte.

7º dia da atividade de Job-shadowing - 07/12/2018

No dia 7, a Dóris esteve na sala P5 com a Mrs Stuart. A turma é constituída por 25 alunos de 9 anos. Como já dissemos anteriormente mais uma vez se fez jus ao Natal com a realização de Christmas Craft. Posteriormente acompanhamos os alunos para os ensaios da festa de Natal.

A Margarida esteve na sala P1 com a professora Mrs McClintock. Ajudou a caracterizar as crianças para o ensaio geral e esteve presente no mesmo.

Hoje também se realizou a Feira de Natal na Ligoniel Primary School, na qual foram vendidos a toda a comunidade educativa, trabalhos realizados pelos alunos, com ajuda dos seus professores e nossa também.

8º dia da atividade de Job-shadowing - 08/12/2018

Hoje visitámos outro ponto de interesse desta cidade - Crumlin Road Gaol, uma antiga cadeia onde foram enforcadas 17 pessoas como punição pelos seus crimes. Agora é um museu e ostenta, pendurados do teto, os laços de corda que serviram para as execuções.

9º dia da atividade de Job-shadowing - 09/12/2018

Hoje participámos na Giant's Causeway Tour. Neste périplo tivemos a oportunidade de fotografar o Carrickcerhus Castle. O ponto chave desta visita foi testemunhar, in loco, a Oitava Maravilha do Mundo - Giant's Causeway, bem como tomar conhecimento das sua lenda. Durante a viagem fomo-nos apercebendo do tipo de relevo da ilha e do tipo de cultivo que nela se faz, assim como, tivemos ocasião de ver muitos rebanhos das conhecidas ovelhas irlandeses.

10º dia da atividade de Job-shadowing - 10/12/2018

Dia 10 de dezembro. Mais um dia de Jobshadowing na Ligoniel Primary School. A Margarida esteve, novamente, na sala P1, crianças de 5 anos de idade, com Mrs. McClintock e hoje, também com Mrs. Lawson. A aula iniciou com Mrs. Lawson a trabalhar a fonética. Assim, colocou mo chão três arcos, cada um com uma letra H, O, S e T; escreveu essas letras num quadro branco; recordou com as crianças o som das letras. De seguida pediu às crianças, uma de cada vez, que fosse a um cesto que tinha a seu lado e tirasse um objeto e, de acordo com a primeira letra/som do seu nome o colocasse no círculo correspondente e de imediato circundasse a mesma letra/som no quadro branco. Sendo que já havia trabalho suficiente com o som, passaram ao traçado da letra. Numa "lousa" branca traçaram a letra depois da professora ter traçado. Passaram ainda para a letra I e C. Os ajudantes do dia arrumaram as "lousas" e os marcadores. O resto do material foi arrumado pelos alunos que o iam fazendo à medida que a professora um ou dois objetos começados pelo som tal.

De seguida, após o intervalo, procedeu-se a mais um ensaio de Natal.

A Dóris esteve na turma P5 com a Mrs. Paterson. A professora iniciou a aula premiando os alunos pelo desempenho que tiveram ao longo da semana passada. Os três alunos premiados receberam um prémio, um chocolate de diferentes tamanhos, consoante fosse o primeiro, segundo ou terceiro lugares.Passou-se à aula de literacia onde foi estudado a definição de da palavra "accidentally". Após terem referido alguns sinónimos da palavra, e estudo o seu radical, escreveram a mesma cinco vezes, para assim a memorizarem e no final escreveram uma frase para o emprego da mesma. Posteriormente os alunos fizeram um pequeno teste, um ditado de dez palavras e dez operações onde tiveram que utilizar a tabuada do três. Antes do almoço, houve ainda lugar para mais um ensaio para o "Carol Service". Ao longo da aula, a professora ia registando um ponto para a mesa que estava a ter um comportamento mais ajustado, para no final da semana receberem a sua recompensa.

Após o almoço, Dóris e Margarida acompanharam as turmas P4, 5 e 6 na realização do CAROL SERVICE. Isto é a apresentação de cânticos de Natal à Comunidade Escolar, numa igreja.

11º dia da atividade de Job-shadowing - 11/12/2018

Terça-feira, 11 de dezembro e o Projeto Jobshadowing aproxima-se do fim.

A Dóris esteve na sala P3, alunos de 6/7 anos de idade. A aula iniciou com o estudo dos diferentes dos diferentes sons que o S pode ter na Língua Inglesa. O exercício pretendia que os alunos identificassem as palavras com esses diferentes sons e as sublinhassem. Passaram, de seguida, à leitura, na qual se formam grupos com diferentes tarefas ligadas à leitura: Leitura orientada pelo professor, atividades de previsão de leitura, compreensão/interpretação e leitura silenciosa.

Na aula de Matemática passou-se ao valor posicional do algarismo utilizando Material Cuisenaire.

Antes do almoço, ainda houve tempo para mais um momento de relaxamento " Take five" do qual já falamos anteriormente. Uma das práticas comuns nesta escola é o exercício chamado GIVE ME 5. É utilizado sempre que os alunos se excedem, quer seja em movimento ou em ruído. Procedendo-se desta forma:- a professora diz : " Give me 5, give me 4, ... give 1" mostrando o número de dedos que está a pedir e os alunos, ao ouvi-la, acompanham-na nos gestos e acalmam-se. Ao pedir 5, a professora pede-lhes que a olhem, que a oiçam, que mantenham a boca fechada, as mãos no colo e estejam sentados convenientemente.

Na sala P4, sala da Mrs. Young esteve a Margarida que viu iniciar a aula com Literacy. Como é costume nesta escola, a turma é dividida em grupos aos quais se atribuem tarefas diferentes - dois grupos estavam a ler e a fazer a compreensão de um texto, outros dois estavam a trabalhar no computador construindo frases a partir de palavras e pesquisando verbos, um grupo preencheu uma ficha de leitura e outro estava com a professora a ler e a escrever sobre as sua personagem preferida.

Enquanto arrumavam as mesas, desenvolveram um momento de relaxamento para se prepararem para a parte seguinte do trabalho, ainda na mesma área. Passaram, então, aos diferentes sons que S apresenta na Língua Inglesa. Mrs. Young leu umas frases e, sempre que se ouvisse o S, nos diferentes sons, as crianças colocavam as mãos nos ombros. Posteriormente, foram para as mesas e, num caderno de exercícios, sublinharam, numas frases, as palavras com o som do S que tinham ouvido antes.

Entretanto, passaram para a planificação de um Texto Informativo (Non- Chronical Report) fazendo algumas perguntas que seriam necessárias para a sua elaboração e que já não eram desconhecidas das crianças.

Como a altura do ano sugere, fez-se mais um ensaio da festa de Natal.

Na área da Matemática, todos de "lousa" branca e marcador na mão prontos a enfrentar o desafio que se aproximava. Eram 10 perguntas e a resposta tinha que ser dada em 7 segundos. Depois verificavam as respostas comparando com as soluções que aparecem no final.

Antes de ir almoçar, ainda houve tempo para mais um desafio.

Após o almoço, ambas estiveram a ajudar a caracterizar as crianças da sala P1 que apresentaram, juntamente com a sala P2, a sua representação de Natal aos Encarregados de Educação, tendo assistido à mesma.

12º dia da atividade de Job-shadowing - 12/12/2018

Mais um dia de Jobshadowing Project na Ligoniel Primary School, dia 12 de dezembro.

A Dóris, pelo segundo dia consecutivo, esteve na sala P3, com o professor Mr. Read. Nesta aula deram continuidade ao que trabalharam na aula anterior: os diferentes sons do S - o pofessor distribuiu um envelope pelos alunos com palavras que continham os sons em questão e eles deviam lê-las e separá-las de acordo com os seus diferentes sons.

De seguida foram para as atividades de leitura, procedendo, como já foi referido, anteriormente, à constituição de grupos e distribuição de tarefas diferentes pelos mesmos.

Dentro desta área trabalharam, também a sinonímia e antonímia das palavras "WORRIED" e "PERFECT". Para trabalharem os antónimos, o professor realizou um jogo: - Dois alunos de costas voltadas um para o outro, tentavam responder o mais rápido possível, com o antónimo da palavra que o professor lançava.

Para trabalhar os sinónimos, o professor partiu do Jogo "Quem é Quem?" para levar os aluno a compreenderem quão importante é a descrição das personagens usando diferentes palavras para não se repetirem. Após esta atividade foi elaborado um texto coletivo para descreverem uma personagem, já do seu conhecimento, através de um texto já trabalhado. Foi feita a recomendação para o uso de conetores e de sinónimos. No final foi feita a revisão do texto.

Para finalizar a parte da manhã, os alunos tiveram uma aula de Educação Física na qual desenvolveram os Jogos: O GELO E O SOL e TUBARÃO.

A Margarida esteve também, pelo segundo dia consecutivo, na sala P4, com a professora Mrs. Young e seus alunos de 8 anos de idade. Num primeiro momento houve uns minutos dedicados à troca de postais de Natal entre alunos. Posto isto, passou-se à apresentação da resolução de "problemas"seguindo a sigla: R(read) U(understand) C(choose) S(solve) A(answer) C(check).

De seguida procedeu-se ao já conhecido desafio "Daily 10" - responder a 10 questões tendo apenas, desta vez, 10 segundos para responder. As "lousas" foram divididas em 10 partes e deu-se início ao desafio. Terminado o tempo, passou-se à correçao, que aparece no final. Para se consolidar a matéria, jogou-se mais uma vez.

Logo que terminaram e verificaram os seus resultados, ainda no campo da Numeracy, passaram a outro jogo no qual se adicionava 11, não sem antes a professora lhes ter recordado/perguntado que a maneira mais fácil é saltar para a próxima dezena, em primeiro lugar e depois adicionar um.

Fizeram ainda, nas mesas uma série de operações, seguindo o mesmo raciocínio.

À medida que iam concluindo a tarefa, podiam utilizar o Ipad e "brincar" matematicamente.

Saíram da área da Matemática e ainda houve tempo para uma pequena abordagem ao tipo de casas consoante o clima.

Para terminar o período da manhã, apareceu Mr. Steven, professor de Artes que instigou os alunos, a pedido de uma criança, a ilustrarem um conto. Cada grupo deveria criar um. Um aluno criava uma página passava a outro que continuava a história de acordo com as suas ideias, este passava ao do lado e assim sucessivamente até terminar o conto.

No perído da tarde Dóris e Margarida estiveram a assistir à NATIVITY das salas P3 e P4, respetivamente. Estas turmas apresentaram os seus números para os seus Encarregados de Educação.

13º dia da atividade de Job-shadowing - 13/12/2018

Antepenúltimo dia. Dia 13 de dezembro - Dia da Camisola de Natal. A Dóris esteve, mais uma vez, a acompanhar os alunos da sala P2, com a professora Miss Hampton. A aula iniciou com a palavra MAGNIFICENT: os seus significados, o número de sílabas (batendo palmas por sílaba), a construção (oral) de frases com a palavra.

De seguida, passaram ao estudo do som CH, passando à procura de palavras com esse som e soletraram as mesmas. Houve, então, um momento de descontração em que cada criança pode escolher a atividade a desenvolver.

Posto isto, iniciaram as atividades de Literacy - identificaram palavras que se encontravam no quadro. Mais tarde, foram divididos por grupos e realizaram as tarefas da leitura- leitura orientada, ilustração sobre o livro que leram no dia anterior, identificação/escrita das mesmas palavras que encontraram no quadro e atividades de compreensão. Neste nível estão a conhecer os sons e a grafia das letras, isoladamente.

Após esta atividade, a professora leu-lhes uma história:"Ridiculous".

A seguir ao intervalo, trabalharam Numeracy, mais precisamente, a adiçõo- quando se deve usar a adição, outras palavras para adição. Para esta atividade a professora usou um fantoche - Mrs. Adition e, a partir desta forma lúdica, as crianças verificaram se as adições que estavam no quadro interativo, estavam corretas, usando para isso uma reta graduada.

No período da tarde, desenvolveram uma atividade de cálculo mental na qual a professora pedia que lhe mostrassem um determinado número com os dedos da mão, bem como algumas decomposições. Também foram realizadas contagens decrescentes a partir de números sugeridos pela professora. Houve ainda tempo para o cálculo do dobro usando ainda os dedos e, se não chegassem, usavam os do colega do lado.

A Margarida, neste dia esteve na sala P5 com o professor Mr. Kirkwood e com os seus alunos cuja idade ronda os 8/9 anos. A aula foi iniciada com Literacy e com os habituais grupos a realizarem atividades diferentes, neste caso, a concluirem as do dia anterior.

Desta atividade partiram para uma outra que também já tinha sido abordada no dia anterior - A CIVILIZAÇÃO EGIPCIA. Nesta parte da aula o professo explicou que tinha selecionado 7 pequenos filmes que falavam da Civilização Egípcia e nos quais se encontravam as respostas para as perguntas que apresentou aos alunos. Queria com isto verificar o quão atentos eram capazes de estar. Salientou, ainda, que um deles ia ser apenas ouvido.

Depois de entregar as questões (uma folha para cada dois alunos) passou à exibição dos filmes (todos eles eram parte de um só filme). Passava um----questionava, passava outro----questinava, ...e assim sucessivamente.

No final foi feita a correção oral, com recurso aos filmes, se de todo fosse necessário. (A parte dos filmes rodava à volta a construção das Pirâmides).

Seguidamente, foram para Numeacy, desta feita com o DAILY 10, mas na multiplicação. Foram 10 perguntas de tabuada para responder em 10 segundos cada. No final, aparece a correção e os alunos corrigem.

De seguida, ainda na mesma área, foram para outro jogo com uma ligeira nuance, em vez da tabuada teriam que dizer o valor relativo do algarismo destacado e, no final, verificavam a correção.

Após o Almoço de Natal, os alunos tiveram PE (Physical Education) na sala polivalente.

Depois da Educação Física e antes da saída, houve ainda tempo para a Ciência. O professor disse à turma que iam fazer PLASTIC MILK. Encetaram a atividade por procurar o que é plático e/ou omo fazer plástico no Ipad. Enquanto uns iam procurando, outros iam, com ele, iniciando a reação que provoca o Plastic Milk .

Eis os dados: Colocam-se 2 chávenas (de chá) de leite a aquecer no microondas até fumegar. (Não pode ferver). Tira-se e verte-se para uma taça. Ao leite adicionam-se 2 colheres de sopa de vinagre branco e mexe-se, delicadamente. Alguns segundos após inicia-se a reação e o leite começa a coalhar. Deita-se para um coador e espreme-se o máximo que for possível, usando até o papel de cozinha. Com a pasta obtida (que parece plástico) fazem-se, neste caso peças de Natal, para decoração, usando-se moldes adequados esperando que seque.

Algum tempo passado, o professor questionou os alunos sobre a pesquisa que fizeram e, se a resposta fosse a adequada, esse aluno seria o próximo a provocar e a testemunhar a reação que estavam a trabalhar.

14º dia da atividade de Job-shadowing - 14/12/2018

14 de dezembro, penúltimo dia de Joobshadowing na Ligoniel Primary School. Hoje o dia começou com a ASSEMBLY (reunião de todos os alunos no salão polivalente na presença de um Ministro Protestante) - Palestra sobre o Natal e entrega de prémios pelo desempenho e comportamento dos alunos.

A turma P4 que estava destinada a receber as professoras Dóris e Margarida, tinha já agendada uma Visita de Estudo a um Museu da 1ª Grande Guerra Mundial, sediado numa Igreja Presbitariana. Nesta visita, os alunos e professoras tiveram a oportunidade de interagir e recriar cenas vividas pelos soldados aquando da 1ª Grande Guerra Mundial.

De regresso à escola era hora do merecido almoço!!!!! Findo o qual, ainda houve tempo para uma atividade à qual os alunos já se habituaram: SHOW AND TELL", que tem por objetivo o desenvolvimento da oralidade. Um aluno traz de casa um objeto à sua escolha e, na sala, mostra, fala e responde a questões sobre ele.

Após a conclusão desta atividade sobrou tempo para um espaço de desgaste de energias no salão polivalente. Realizaram-se 3 jogos - O SEMÁFORO, FORMA O CONJUNTO e AGARRA O SAPATO (que neste caso era uma caixa).

15º dia da atividade de Job-shadowing - 15/12/2018

Hoje foi o último dia do projeto Job-shadowing em Belfast, mais propriamente na Ligoniel Primary School , onde fomos muito bem recebidas. Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, tanto no campo profissional como pessoal. Foi um projeto que ficará, para sempre, na nossa memória. Neste último dia, apesar da chuva e do frio intenso, realizamos com empenho e dedicação a tarefa a que nos propusemos: visitar o MUSEU TITANIC, com acesso ao SS NOMADIC e visita à VICTORIA SQUARE.