4ª Formação

DO - JOY Why craft still matters in a digital world?

Formação dinamizada pelo HELEA entre os dias 18 e 22 de março de 2019, em Oulu, na Finlândia. Professoras participantes: Helena Botelho, Helena Duarte, Fernanda Pereira e Irene Ramos.

Objetivos principais do curso:

    • Comparar na prática, através da Internet, o artesanato virtual com o artesanato real feito pelas próprias mãos;
    • Melhorar as competências do professor para implementar artesanato tradicional finlandês (também conhecido noutros países), conhecer mais sobre o processo e o produto e também usá-lo para desenvolver a identidade e incentivar a integração;
    • Ganhar experiência de boas práticas sobre artesanato, materiais, ideias e segurança na sala de aula, aprendendo a adequar o ofício feito em curso a diferentes níveis na escola;
    • Adquirir conhecimentos sobre o currículo finlandês e sobre o artesanato como um processo inteiro, horas semanais / anuais utilizadas, objetivos, exemplos e promoção da igualdade de género;
    • Conhecer mais sobre a Finlândia e a cultura e a natureza finlandesas como fonte de criatividade;
    • Conhecer como os alunos na Finlândia têm uma conexão viva com o artesanato pela educação e compreender como criar materiais pelas próprias mãos pertence à cultura finlandesa;
    • Incentivar a aumentar as habilidades no idioma inglês;
    • Dinamizar formas diversas para uma cultura mais sustentável, aumentando a capacidade de compreender mais sobre o meio ambiente e reutilização;
    • Vivenciar os efeitos do artesanato: a auto-estima positiva, o sentimento de criar algum trabalho, o relaxamento, a possibilidade de abrir a mente para novas ideias, aprender sobre nós mesmos e o mundo, aprender técnicas, obter equilíbrio entre a mente e o corpo, ter experiências sobre materiais e cores e sentimento de trabalho significativo;
    • Desenvolver a dimensão europeia e a globalização, cooperando em curso com professores de diferentes países europeus e diferentes níveis escolares. Ter atividades de cooperação aprendendo a usar o eTwinning para entrar em contato e iniciar novos projetos internacionais após o curso.

17/03/209

Hoje, foi dia de chegada a Oulu, cidade de serena e fria brancura. A neve começa a derreter sob uma chuva miúda, observada por milhares de esguios pinheiros do norte e de outras tantas despidas e pacientes árvores, que fazem companhia à cidade. É domingo, e soube bem esta tranquila serenidade!

Ao nosso encontro, em bicicletas azuis, vieram o Rui Botelho e o Pedro Peixoto, que nos deram as boas-vindas. E que bom foi ver caras conhecidas e amigas em terras estranhas! Almoçámos juntos e, logo de seguida, eles levaram-nos a passear através de uma longa rua pedonal (Aquecida, vejam lá! Por isso, não tinha nem neve nem gelo!), que ia desembocar no mar! Entretanto, era hora de eles seguirem para uma visita a um museu, enquanto nós nos preparámos para o encontro com a Paula Sanio, responsável pelo centro de Formação que nos acolherá durante a semana. Foi surpreendente a saudação calorosa com que nos presenteou! Conhecemos também as professoras / formandas vindas do Reino Unido e da Eslovénia, porque a portuguesa Cláudia, docente na Escola de Castelo da Maia, já a havíamos conhecido no Porto, sendo, desde aí, nossa companheira de viagem e de descobertas.

Com este meeting, teve lugar o arranque de uma semana de trabalho, que se espera de aprendizagem, de crescimento e de partilha.

18/03/2019

O primeiro dia de formação foi muito enriquecedor. Cada um dos grupos fez a sua apresentação, seguindo-se uma mostra de algum do artesanato característico do local de origem de cada um dos participantes. O grupo de Cinfães levou consigo uma das riquezas do artesanato montemurano: a capucha de burel. Esta peça e respetiva contextualização agradaram bastante a todos os presentes. Foi um grande momento de partilha e de divulgação do património local.

A formação continuou no período da tarde com uma reflexão subordinada ao tema: “PISA 2021 towards creativity”.

19/03/2019

O segundo dia de formação começou com uma visita ao Museu Oulun Museo, onde pudemos apreciar os trabalhos dos artistas finlandeses Helena Kaikkonen e Outi Pieski.

Mais tarde, no Handicraft Center Taito, participámos num workshop de “himmeli of glass”, um trabalho típico da Finlândia, feito em vidro proveniente da República Checa. Na sequência desta tarefa, e recorrendo à técnica do origami, construímos uma caixa para transportar a peça realizada no workshop.

Ao início da noite, tivemos oportunidade de ouvir um magnífico concerto de música clássica na Catedral de Oulu.

Foi um dia dedicado à cultura finlandesa, durante o qual pudemos ficar a saber mais sobre este povo e sobre a sua identidade artística e cultural.

20/03/2019

O terceiro dia de formação foi dedicado à cultura e identidade do povo finlandês.

A Finlândia é um país que valoriza sobremaneira o saber ancestral, sendo a escola um dos principais veículos de transmissão desse mesmo saber. Um dos exemplos é o tradicional tapete finlandês que professores e alunos executam em contexto escolar e que, hoje, tivemos oportunidade de conhecer e apreciar.

Durante a tarde, numa breve ida à praia de Nallikari, foi-nos proporcionado o contacto direto com os pescadores que, sobre um Báltico totalmente congelado, ainda aplicam técnicas de pesca dos seus antepassados.

Constatámos, assim, que um dos países mais desenvolvidos do mundo continua a defender e a preservar valores e tradições que os diferenciam de outros povos, o que contribui para o elevado índice de felicidade que estudo recentes lhe atribuem.

21/02/2019

O quarto dia de formação levou-nos à floresta finlandesa, onde pudemos apreciar o equilíbrio entre a Natureza e o Homem conseguido através do respeito que os finlandeses demonstram, quer pela fauna, quer pela flora. Este cuidado relativamente à Natureza é fortemente fomentado não só pela sociedade em geral, como também pela escola em particular, constituindo este um exemplo que todos deveriam seguir.