Graduada em Enfermagem (1992) e em Farmácia (2003) pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutora em Ciências -Área Enfermagem Fundamental- e Pós-Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP (2014). Bolsista produtividade CNPq- Nível E. Trabalhadora da Saúde Mental. Professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Saúde Mental no ensino , assistência, pesquisa, extensão e gestão. Pesquisa políticas e práticas socioeducativas em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador; Violências; Álcool e Outras Drogas .
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Titular em Antropologia no Departamento de Ciências Sociais (UFPI); pesquisadora da Universidade Federal do Piauí e lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS - CNPQ - CCHL - UFPI. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: religiões, espiritualidades, gênero, emoções e suicídio. Docente do Programa de Pós-graduação em Sociologia (linha de pesquisa: Gênero, Sexualidade e Geração); Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Antropologia Pré-Histórica - NAP - CNPQ - CCN - UFPI e Azânia-Unilab-CE.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Piauí. Atua principalmente nos seguintes temas: relações intergeracionais, envelhecimento, educação gerontológica, universidade aberta para a terceira idade, sociologia da saúde, sociologia do cinema, sociologia da religião.
Doutora em Educação (2020) pela UNICAMP, São Paulo. Mestre em Ciências Socais (2006) pela UNESP, Marília, São Paulo. Graduada em Ciências Sociais (1995) pela antiga Fundação Santo André. Concursada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 14/01/2010. Atualmente, concursada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de 08/02/2023, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFC. Pesquisadora do NETSS (Núcleo de Estudo Trabalho, Saúde e Subjetividade), da UNICAMP/SP, Faculdade de Educação. Pesquisadora do NUPEEAH (Núcleo de Pesquisa em Educação e Ensino-Aprendizagem em História), da UFPI/Picos. Pesquisadora do GEPGE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão Educacional e Formação de Professores), da UFC/CE. Estudo e Pesquisa: Marxismo, Leninismo, Trabalho, Estado, Política, Transição Comunista, Cooperativismo, Organização Popular, Luta de Classes, Ontologia, Educação, Emancipação Humana, Pedagogia Socialista, Educação do Campo, Políticas Públicas-Estatais Educacionais, Capitalismo e Educação, Movimentos Sociais e Educação.
Possui Licenciatura Plena em Letras - Português (2004-UFPI), Especialização em Literaturas Brasileira e Portuguesa (2006-UNESC), Mestrado em Letras (2009-UFPI) e Doutorado em Letras (2024-USP). Atuou como professora de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. É Professora Assistente III, em exercício, trabalhando em regime de Dedicação Exclusiva, lotada na Coordenação de Letras-Português da Universidade Estadual do Piauí no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, na cidade de Parnaíba, onde assumiu a coordenação do referido curso de janeiro de 2017 a janeiro de 2020. Foi Coordenadora do Subprojeto de Letras-Português, Letras no Delta, do PIBID, de janeiro de 2015 a fevereiro de 2018. Foi docente orientadora do Programa Residência Pedagógica, de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Atua também como Professora Formadora do Núcleo de Educação à Distância da UESPI desde 2021. Pesquisa na área de Semiótica Discursiva.
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Doutora e mestra em Políticas Públicas, linha de pesquisa Cultura e Identidade pela Universidade Federal do Piauí. Professora efetiva (Adjunta nível II) do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba-PI. Trabalha: 1) a relação voluntariado, políticas públicas, identidades sociais e câncer de mama, pelo prisma da análise poliocular do Estado e do terceiro setor brasileiros; e 2) a socioantropologia política do corpo, da saúde, da doença e da morte. Atualmente, estuda a obra de Hannah Arendt, com foco no conceito de banalidade do mal para a compreensão da política de enfrentamento à pandemia da Covid-19, no Brasil. Atua também nas disciplinas voltadas para Economia Política, Ciência Política, Antropologia do corpo e da saúde, e Estágio Curricular.
Professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi, campus Parnaíba). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica, sociologia do conhecimento, cultura científica; tecnologia; sociologia da religião; sociologia da literatura e análise de redes sociais.
Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2023). É integrante da Rede de pesquisa "Observatório das Nacionalidades", inserida na linha de pesquisa "Construtores da nacionalidade brasileira", na qual desenvolve pesquisas enfatizando a relação da música popular no processo de construção da Nação. Tem experiência como socióloga nas seguintes áreas: consultoria, pesquisas e serviço público.
Professor adjunto II da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, campus Parnaíba. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UESPI). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da educação, Sociologia do esporte, Sociologia política e Antropologia do espaço. Pesquisador/colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Sociologia da Saúde - NIPESS.
Doutor em Sociologia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará(2009), mestre em Sociologia (2004) e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Professor Associado I DE na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS (2007-2008), Foi graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial (Univasf). Tem experiência na área de Sociologia: com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica ; Antropologia Política atuando principalmente com processos eleitorais, movimentos sociais e participação; Patrimônio Arqueológico e Identidade: arqueologia náutica, arqueologia industrial, modelismo naval, embarcações tradicionais. Coordenador do Núcleo de Cultura, Política Patrimônio.
Possui Graduação em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em didática e práxis do ensino de Filosofia, ética e política, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis do ensino de Filosofia, didática, amizade política, justiça, massificação, Hannah Arendt e Aristóteles. Professor Adjunto I DE da Universidade Estadual do Piauí.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí, é especialista em gestão de segurança pública pela Faculdade Intervale, mestre em sociologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, Ciências Humanas, Direitos Humanos e Segurança Publica; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES - UFPI) e do grupo de pesquisa COMGÊNERO: Interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos (UFPI / UNIVERSIDADE LA SALLE). Idealizador e Coordenador do projeto Socializando Num Minuto. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria sociológica, Polícia militar e métodos de policiamento, Violência e violência simbólica, Gênero e Sexualidade, Educação, Ensino de sociologia, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), juventude, rock
Doutorando em Políticas Públicas pelo programa de Pós-Graduação em Políticas públicas da UFPI. Mestre em Ciência Política pela UFPI, especialista em gestão e organização da escola; graduado em Ciências Sociais pela UESPI e História pela UNOPAR. Trabalha como professor na rede pública e privada do Piauí, ministrando as disciplinas de sociologia e história.Colaborador na área de Ciência Política do projeto de Extensão Socializando Num Minuto, que se propõe a divulgar conhecimento das ciências humanas através das redes sociais (Instagram, Youtube, Podcast).Associado a ABCP- Associação Brasileira de Ciência Política.Membro do grupo de pesquisa Sobre Criança, adolescentes e Jovens- NUPEC.Membro do grupo de pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença.Atua nas linhas de pesquisa Estado, políticas públicas e movimentos sociais; Democracia, comportamento político e Juventudes, com interesse na análise do comportamento político das juventudes, políticas públicas voltadas para as juventudes e marcadores sociais que permeiam a questão geracional.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Clássica e Literatura Portuguesa. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no período de 2018-2020, com duração de dezoito meses. Atuou como pesquisadora voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica - PIBIC, como membro voluntário do grupo de pesquisa Fênix-Estudos de Retórica e Poética, sob direção de Shenna Rocha, pela Universidade Estadual do Piauí, no período de 2019-2020, onde pesquisou Poesia de Imitação em Camões e Horácio, publicando o resultado final dessa pesquisa no livro Florilégio, sob organização de Shenna Rocha. Pesquisou a Filosofia Estoica na obra Infortúnios Trágicos da Constante Florinda, de Gaspar Pires de Rebelo, no período de 2021-2022. Foi residente voluntária do Programa Residência Pedagógica, pela Universidade Estadual do Piauí, no período de 2020-2022. Participa como membro voluntário do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Sociologia da Saúde (NIPESS), pela Universidade Estadual do Piauí. Atua como revisora, mentora e consultora acadêmica freelance. Foi professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura em Colégio Gênesis, na rede privada de ensino, em Parnaíba-PI. Sou pós-graduanda em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).
Possui graduação em Ciências Sociais (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia (2005) e doutorado em Ciências Humanas - Antropologia (2011), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e possui experiência na área de Antropologia Urbana, Sociologia Urbana, Teoria Antropológica, Sociologia da Juventude e Sociologia da Educação. É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e pesquisador do Grupo de Estudos em Cidadania, Educação e Violência (GECEV-UESPI) e do Grupo de Estudos sobre Justiça, Simbolismo e Sociedade. Tem interesse em pesquisas sobre juventude, violência, teoria antropológica, teoria sociológica, sociologia urbana, relações raciais, gênero, masculinidade e práticas policiais. Recentemente desenvolve pesquisas sobre masculinidade, violência, justiça, cultura no Brasil.
Doutor em Antropologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Turma 2014) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2000). Aprovado em concurso público para o cargo de professor efetivo da Universidade Federal do Piauí, em regime de dedicação exclusiva (DE), Campus Ministro Reis Veloso (CMRV) em Parnaíba, Piauí. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos étnicos e raciais, identidade indígenas, ideologia do desaparecimento étnico, índios do Piauí e organizações indígenas.
Doutorando em Saúde Coletiva pela UECE. Mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA. Enfermeiro. Foi docente temporário do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência em tutoria de residências multiprofissionais nas áreas de saúde da família/atenção básica, gestão em saúde e oncologia. É membro do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/UECE) na linha de Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde com temáticas voltadas a saúde mental e trabalho e Núcleo de pesquisa EDUCAÇÃO E CUIDADO EM ENFERMAGEM: um enfoque sobre a Saúde do Idoso (NUPECE/UFMA) na área de concentração: saúde das populações, vinculado à linha de epidemiologia clínica e promoção da saúde com temáticas: atenção primária à saúde, epidemiologia e enfermagem.
Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC/SP (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2010), Especialização em Educação Infantil (UFPI) e Docência do Ensino Superior (FAP). Possui graduação em Pedagogia (2003-UFPI). Atuou como membro da equipe gestora da Secretaria de Educação de Parnaíba (2009-2011) - setor, gerência de Educação Infantil, coordenando formação continuada para professores. Foi docente concursada da rede publica municipal (Educação Básica) e também na rede privada. Coordenou o subprojeto do Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia UESPI Edital Capes/2020 e atualmente coordena o subprojeto no edital Capes/2022. Integra o grupo de pesquisa Linguagem Aplicada em Contexto Escolar-LACE/PUC/SP). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Atividades e Múltiplas Linguagens (EdIAML/UESPI). É professora Adjunta III da Universidade Estadual do Piauí, lotada no curso de Pedagogia, e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) no Campus Prof Alexandre Alves de Oliveira. Tem experiência na área de Educação, especialmente, nos seguintes temas: Educação Infantil, Prática pedagógica, Formação de professores, Currículo, Linguagem e Múltiplas Linguagens.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Leciona na graduação de Ciências Humanas/Sociologia do Campus São Bernardo, é membro permanente na Pós-Graduação (mestrado) do Departamento de Filosofia/PPGFil - Campus Bacanga- São Luís. Pesquisa na área de filosofia contemporânea nas linhas de Ontologia, Estética e Ética, com ênfase nos seguintes autores: Deleuze, Foucault e Spinoza. Coordena o Grupo de Pesquisa NEO-BIO: Ontologia, Corpo e Biopolítica (CNPQ), participa do projeto de pesquisa A questão da Liberdade na ÉTICA de Benedictus de Spinoza (UECE) vinculado ao GT Benedictus de Spinoza (ANPOF) do qual, atualmente, é coordenador. Membro do Laboratório de Tradução Especializada em Filosofia - LETRAFIL - , com atividades de pesquisa vinculadas à tradução especializada de textos de Filosofia, sejam de autores (filósofos) ou de comentadores, de preferência mas não exclusivamente , inéditos em língua portuguesa.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou nos anos de 1993-1995 como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP); foi professora, gestora e técnica da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Fortaleza (2001-2017). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira desde 09/2017. Atuou na Coordenação de Área e na Coordenação Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, no subprojeto de Pedagogia/Unilab/Ceará (Agosto/2018 - Junho/2019-Janeiro/2020); Atua na Coordenação de Área do subprojeto Pedagogia no Programa Residência Pedagógica/Unilab/Ceará (Novembro/2020 - aos dias atuais). Assumiu a Sub-chefia do Setor de Promoção da Igualdade Racial na Unilab (2019-2020). Coordena o Grupo de Estudos Gênero e Raça na perspectiva da Luta de Classes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas educacionais de assistência aos pobres, crise estrutural do capital, alfabetização, letramento, políticas de formação de professores, Lei 10639/03 e lei 11.645/08.
Bacharelado e licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1998), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutor em educação pela USP (2020). Atualmente sou professor efetivo do Instituto Federal de Roraima no campus Boa Vista Zona Oeste. Também estou professor permanente do Programa de Pós-graduação no mestrado profissional em História da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Sou professor do Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Polo IFRR atuando na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI-Campus Boa Vista Zona Oeste-IFRR), Pesquisador do Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional e líder do Grupo de Pesquisa Observatório do mundo do trabalho. Tenho experiência na área de História e de Sociologia, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de história, IFRR, Povos indígenas, Educação indígena, ensino de história e Direitos Humanos