O submódulo permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de Tarifas. O cadastro da Tarifa deverá ser feito individualmente, sendo composto pelo nome da Tarifa, um valor de Tarifa técnica e um subsídio quando aplicável. O valor do subsídio, quando aplicado, será subtraído do valor da Tarifa técnica, resultando no valor da Tarifa pública que deve ser exibido de modo que demonstre seu o cálculo. A Tarifa pública será o valor cobrado dos Passageiros e onde incidirá a Política Tarifária. Ao criar ou alterar uma Tarifa, o sistema permite a associação desta Tarifa a uma ou mais Linhas.
Cada Tarifa poderá ter diferentes valores conforme o Método de Captura de Transação utilizado, sendo eles, mas sem se limitar a: dinheiro, cartão de transporte, QR Code, EMV (cartões bancários). É possível a distinção do emissor do Método de Captura de Transação e a aplicação e a aplicação de um valor diferente por emissor dentro de cada Método de Captura de Transação.
Tarifa Básica
Em uma operação comum (não seccionada), geralmente trabalha-se com uma ou duas tarifas (sendo a segunda vale-transporte) e os descontos se dão por meio de políticas tarifárias vinculadas aos perfis.
Em uma operação seccionada, todas as tarifas deverão ser cadastradas separadamente, como no exemplo abaixo. Recomenda-se nomear as tarifas conforme os trechos para ser mais fácil de visualizar. É possível fornecer descontos por meio de políticas tarifárias vinculadas a um perfil.
No próximo módulo (7. Linhas), ensinaremos a como criar linhas seccionadas e vincular as tarifas a elas.
Selecione o módulo "Bilhetagem";
Selecione o sub-módulo "Tarifas";
Clique em "+ Criar Tarifa";
Preencha com;
Nome da Tarifa;
Detalhes da Tarifa;
Valor Tarifa Técnica;
Subsídios;
Selecione os meios de pagamento aplicáveis e complete com;
Acréscimo / Decréscimo;
Dinheiro / Porcentagem;
Valor.