Pensando em qualidade de vida, saúde e bem estar a Clínica Núcleo Equilibrium oferece um Programa de Tratamento para acelerar o metabolismo e o emagrecimento, aumentar o vigor físico, melhorar a circulação e flexibilidade muscular, melhorar a funcionalidade imunológica e a qualidade do sono e aumentar a capacidade de força física.
O Programa é composto com as seguintes terapias: Oxigenoterapia associado a exercícios resistidos com Power Plate.
Os radicais livres de oxigênio são produzidos naturalmente em nosso organismo, através de processos metabólicos oxidativos e, muitas vezes, são de extrema importância, como nas situações em que há necessidade de ativação do sistema imunológico, na desintoxicação de drogas e na produção do fator relaxante derivado do endotélio, o óxido nítrico, extremamente importante nos processos que desencadeiam o relaxamento dos vasos sanguíneos. Os radicais livres de oxigênio (RLO) são formados pela redução incompleta do oxigênio, gerando espécies que apresentam alta reatividade para outras biomoléculas, principalmente lipídios e proteínas das membranas celulares e, até mesmo o DNA. As injúrias provocadas por estresse oxidativo apresentam efeitos cumulativos e estão relacionadas a uma série de doenças, como o câncer, a aterosclerose e o diabetes.
O exercício físico aplicado em Power Plate, em função do incremento do consumo de oxigênio, promove o aumento da formação de (RLO). No entanto, o treinamento físico é capaz de gerar adaptações capazes de mitigar os efeitos deletérios provocados pelo (RLO). Estas adaptações estão relacionadas a uma série de sistemas, dos quais os mais importantes são o sistemas enzimáticos e o não enzimático. Tais adaptações promovem maior resistência tecidual e desafios oxidativos, como aqueles proporcionados pelo exercício de alta densidade e longa duração.
Estudos demonstram que a suplementação de oxigênio (O2) durante o exercício físico promove aumento da Saturação Sanguínea de Oxigênio (Sat O2), redução da dispneia, aumento no tempo de execução do exercício físico, redução na produção de Ácido Lático, menor resposta inflamatória, uma recuperação da frequência cardíaca mais acelerada, aumento da atividade do Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático e redução da atividade do Sistema Autônomo Simpático. O Programa funciona com suplementação de O2 durante o exercício produz uma série de alterações benéficas, promovendo um ambiente mais seguro e com melhores resultados durante a execução do exercício físico aeróbio e resistido, com importante papel na prevenção e controle de diversas doenças, como câncer de cólon e possivelmente câncer de mama e de próstata, diabetes e hipertensão, dislipidemia e aterosclerose, entre outras.