Os alunos do 6ºA da Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho participaram, com sucesso, no Programa Eu confiante, uma iniciativa da Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, em parceria com a DOVE e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
“Atualmente, a aparência física é a maior causa de preocupação dos jovens nos países desenvolvidos. Em Portugal, mais de metade dos adolescentes revelam estar insatisfeitos com a sua imagem corporal, sendo que nas raparigas este número aumenta para 7 em cada 10, levando a que possam desenvolver distúrbios alimentares, deixar de socializar e diminuir o seu rendimento escolar.”
O Programa Eu confiante tem o objetivo geral de melhorar, a curto e a longo prazos, a autoestima dos jovens portugueses.
Ao longo do Programa, foram dinamizados pelo professor de Matemática, Raul Sousa, seis workshops na turma, onde os alunos tiveram a oportunidade de participar em diferentes atividades, procurando estimular a reflexão sobre a origem dos ideais de beleza e desenvolver um sentido crítico em relação a estes ideais veiculados pela sociedade. Procurou-se, também, compreender a importância que a aparência física ocupa na interação com os outros, promover a consciência sobre as consequências negativas da insatisfação corporal e estimular uma postura ativa na aceitação da diferença física e, consequentemente, prevenir o bullying e o ciberbullying.
Os alunos demonstraram, sempre, grande entusiamo e interesse nas tarefas propostas, participando, muito ativamente, em todas as sessões implementadas. Estão de Parabéns pelo compromisso demonstrado e pelos seus planos para futuro, enquanto promotores da autoconfiança corporal na sua comunidade.