Atividades

As escolas podem contribuir substancialmente para a saúde e bem-estar dos alunos e todos os aspetos da vida da comunidade escolar são potencialmente importantes para a promoção da saúde. Daí a necessidade de se fazer mais do que apenas dar aulas de educação para a saúde no âmbito dos programas escolares, se quisermos que as escolas desenvolvam todo o seu potencial de promoverem a saúde de todas as crianças e jovens. 

Diversas políticas promovem a saúde e o bem-estar, como, por exemplo, as que proporcionam práticas de alimentação saudável na escola ou as que minimizam o bullying. 

O ambiente físico para as atividades refere-se aos edifícios, terrenos, espaços de recreio e equipamentos no recinto escolar e à sua volta: a conceção e a localização do edifício; o acesso à luz natural e a sombra adequada; a existência de espaços para a atividade física; e instalações adequadas para as aprendizagens e para alimentação saudável. Refere-se também às instalações básicas: a manutenção do edifício e das práticas de higiene sanitária para impedir a transmissão de doenças; a disponibilidade de água potável e de ar fresco; a ausência de contaminantes ambientais, biológicos ou químicos, prejudiciais para a saúde. 

O ambiente social da escola é uma combinação da qualidade das relações entre funcionários, entre alunos e entre uns e outros. É também influenciada pelas relações com os pais e com a comunidade mais vasta. 

Abrangem o currículo formal e informal e as atividades que lhe estão associadas, através das quais os alunos, em função da idade, adquirem conhecimentos, habilidades e realizam experiências que lhes permitem desenvolver competências para a ação com vista a melhorarem a sua própria saúde e bem-estar e das outras pessoas da comunidade, o que melhora os seus resultados escolares. 

As atividades abrangem os serviços de saúde locais e regionais, da própria escola ou ligados a ela, que são responsáveis pelos cuidados de saúde e da promoção da saúde das crianças e adolescentes, através da prestação direta de serviços aos alunos (incluindo os que têm necessidades especiais).