Repórteres: Débora Alves nº3, Lara Barreiro nº12, Nicole Araújo nº22.
AEMM
Repórteres: Débora Alves nº3, Lara Barreiro nº12, Nicole Araújo nº22.
Nós, Nicole Araújo, Débora Alves e Lara Barreiro decidimos ficar a cargo da disciplina de português pois esta tem como função desenvolver com fluência as habilidades do ler, falar, ouvir, escrever e interpretar.
O objetivo mais importante é sem dúvida conhecermos uma parte do passado de Portugal, as evoluções que foram ocorrendo na nossa língua, entre uma diversidade de assuntos.
Deste modo esperamos ampliar o nosso conhecimento com a grande ajuda da nossa professora e também realizar trabalhos que ajudem na nossa evolução.
O estudo da Língua Portuguesa é extremamente importante para o nosso futuro pois envolve todas as capacidades do ser humano, isto é, a forma como nos expressamos oralmente, como escrevemos e também como interpretamos.
Com este projeto queremos transmitir-vos todos os conteúdos lecionados e importantes que sejam realizados e mencionados nas nossas aulas de português.
Aguardem ansiosamente pelo nosso regresso!
" Foi sempre pelos olhos dos nossos poetas que o português viu mais longe e mais fundo." Eugénio de Andrade
Até breve! :)
Como forma de promover as atividades organizadas pelo AEMM foi-nos proposto realizar reportagens sobre uma atividade à nossa escolha, independentemente de se termos participado ou não. Seguidamente iremos deixar as reportagens realizadas em grupo pela nossa turma.
Membros do grupo:
Diogo Lobato
Tiago Conde
Membros do grupo:
Leonor Guerreiro
Leonor Saraiva
Mara Santos
Membros do grupo:
Anna Mykytyuk
Marisa Dias
Lara Barreiros
Membros do grupo:
Diogo Lopes
Érica Rodrigues
José Vargas
Membros do grupo:
Débora Alves
Nicole Araúju
Este documento é a entrevista realizada a uma das psicólogas que participaram na atividade coberta pela alunas Anna, Marisa e Lara.
Campeonato Glossário da Lírica Camoniana
Após a proposta da realização de um glossário relativamente a lírica de Camões a professora de português, Clara Vitorino, preparou uma atividade surpresa de forma ser nos possível colocarmos em prática os nossos conhecimentos relativamente a este tema.
Sendo também uma atividade que permitiu uma interação e um momento de convívio entre os alunos.
Para a realização desta atividade foi necessário serem realizados grupos de forma aleatória, uma vez constituídos os grupos, escolheu-se um porta-voz cuja função era gerir os trabalhos. Cada aluno teve de consultar o seu glossário e escolher quatro palavras que lhe parecessem importantes ou difíceis, contudo a mesma palavra não poderia ser repetida no grupo. Posteriormente as palavras selecionadas e as respetivas funções foram copiadas e devidamente enumeras nas folhas coloridas presentes na mesa desse grupo. Existindo um total de 20 palavras por cada grupo.
Sendo assim este campeonato foi dividido em três fases:
Na primeira fase:
Uma vez realizada a tarefa referida anteriormente, o porta-voz deslocou-se para outra mesa, levando a folha do seu grupo. Todas as mesas mudaram de porta-voz. Na nova mesa o porta-voz leu a definição da palavra para que o colega identifique a palavra a que se refere. Assim sendo, o porta-voz dá a palavra ao seu colega que tem de eleger um número de 1 a 20. O porta-voz lê a definição que coincide com o número escolhido pelo colega e esse tenta identificar a que palavra o porta-voz se refere. Ficando essa palavra eliminada.
Cada aluno tem direito a quatro participações, existindo a possibilidade de ganhar dois pontos se responde a uma definição que o colega que o precedeu errou e passa a palavra ao colega ao lado.
Numa das folhas coloridas que se encontram na mesa, cada aluno escreve o seu nome e aponta o número que pediu e se acertou na resposta.
Passa à segunda fase o aluno que apresenta mais pontos.
Na segunda fase:
Os vendedores de cada grupo formam um único grupo e os porta-vozes fazem outro e repete-se o procedimento da primeira fase, restando assim dois vencedores.
Terceira e última fase:
Ocorre o duelo final em que os dois alunos respondem a 5 perguntas feitas pela professora, ganham dois pontos se corrigem uma resposta errada do colega, chegando assim ao GRANDE VENCEDOR!
Desta forma gostaríamos de deixar aqui o nosso grande agradecimento a professora Clara, por nos ter proporcionado este momento de conforto, alegria, convívio, aprendizagem e sabedoria. Pois no convívio, na amizade e na alegria também é possível ensinar!
Para isso iremos publicar, aqui, algumas fotografias desta atividade de forma a sempre que quisermos rever o quanto podemos ser felizes entre alunos e alunos e entre alunos e professores termos onde recorrer!
Atentamente,
Repórteres: Débora Alves, Lara Barreiro, Nicole Araújo