"o Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais para a automação do Judiciário brasileiro. O objetivo principal é manter um sistema eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais em todos os ramos do Judiciário (Federal, Estadual e do Trabalho). O PJe foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011. Desde 3 de fevereiro de 2014, o CNJ está utilizando exclusivamente o PJe para o trâmite de novos processos." (fonte: <https://www.tjpe.jus.br/web/processo-judicial-eletronico>)
Aqui você encontra materiais atualizados e informações sobre o PJe no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco:
https://portal.tjpe.jus.br/web/processo-judicial-eletronico/manuais
Para EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL ou RENOVAÇÃO DE TOKEN, o/a promotor/a ou procurador/a deverá formular pedido via SEI, encaminhando o processo para a Coordenação Ministerial de Tecnologia de Informação (CMTI), informando o nome, CPF e o Município de emissão.
Ressaltamos, ainda, que apenas membros podem obter a certificação digital.
Após essas informações, a equipe encaminhará o voucher e orientará quanto aos próximos procedimentos.
O sistema avisa ao usuário, via e-mail funcional, 30 dias antes da expiração do certificado, via e-mail funcional, no caso de necessidade de renovação.
Para resolver eventuais problemas com Certificado Digital, tais como problemas no funcionamento do Certificado, não reconhecido do certificado ou dificuldade com assinatura, o usuário poderá entrar em contato com a CMTI pela Central de Serviços ( 0800 942 7011 ); ou, se preferir, poderá registrar os seus chamados através do Citsmart: www.mppe.mp.br/citsmart, a fim de que a demanda seja atendida preferencialmente via atendimento remoto e, na impossibilidade de solução remota, via agendamento de visita técnica;
"O PJeOffice é um software disponibilizado pelo CNJ para assinatura eletrônica de documentos para o sistema PJe. O objetivo do aplicativo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos, além de substituir o plugin Oracle Java Runtime Environment no navegador de internet e tornar a utilização do sistema mais prática." (fonte <https://www.tjpe.jus.br/web/processo-judicial-eletronico/pje-em-pernambuco/certificado-digital>
Para fazer sua instalação, basta seguir as orientações constantes abaixo, obtidas através do site do Tribunal de Justiça de Pernambuco:
O/a Promotor/a ou Procurador/a pode solicitar o cadastro de seus servidores para que eles tenham acesso ao PJE, a fim de auxiliá-lo/a no cadastramento de processos e elaboração de minutas de peças. Para tanto, deve ser encaminhado e-mail para cadastropje@mppe.mp.br, com as seguintes informações do servidor:
Nome;
CPF;
e-mail funcional;
matrícula;
data de ingresso no MPPE;
Promotoria de Justiça a que deverá ficar vinculado no sistema.