Os indicadores têm o propósito de testar o progresso da organização em direção aos Objetivos Estratégicos. O princípio é simples: se não há medição, não há controle, e, se não há controle, não há gerenciamento.
Visando o fortalecimento e a transformação dos esforços da organização num processo sistemático de gestão estratégica, faz-se a escolha dos objetivos institucionais concentrando o esforço de mensuração em poucos, porém fundamentais, indicadores para a tomada de decisão das lideranças.
Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem elo entre as diretrizes da organização e seu referencial estratégico, além de traduzir, após consideradas as demandas e expectativas dos clientes, os desafios a serem enfrentados pela organização num determinado período .Os indicadores de desempenho têm o propósito de testar o progresso da organização em direção aos objetivos estratégicos.
Cada indicador é detalhado em atributos para garantir sua compreensão e operacionalização. Para garantir o gerenciamento do indicador e o alcance do objetivo, são definidas metas que comunicam o nível de desempenho pretendido (valor) para um determinado período de tempo. Uma meta estratégica pressupõe comunicar um desafio futuro que promova um salto no desempenho de um indicador. Ou seja, as metas estratégicas não podem se limitar a representar, no futuro, uma projeção incremental do desempenho histórico. Com efeito, estabelecer metas pressupõe a mobilização de esforços que motivam as pessoas a superar resultados já alcançados.