A campanha “Pelejando por uma eleição mais justa” surgiu em 2018, e foi relançada agora, em uma nova versão, para engajar os eleitores e eleitoras de Pernambuco nas eleições municipais de 2020, estimulando sua participação na fiscalização do processo eleitoral e promovendo o voto responsável e consciente.

Usando os personagens “promotor rochedo”, “candidata legal” e “eleitor sabido”, as peças da campanha trazem versos rimados, com vocabulário típico de Pernambuco e elementos gráficos característicos da literatura de cordel, muito popular em nosso estado. Valorizando a arte e a linguagem de nossa região, o MP Eleitoral procura dialogar com os cidadãos e cidadãs de maneira informal e bem humorada.

Em Pernambuco, “pelejar” significa lutar, brigar, batalhar. E essa campanha é mais um dos instrumentos que o MP Eleitoral utilizará em sua constante empenho de trabalhar por uma eleição mais justa.

Criação

Não houve destinação de recursos públicos para a realização da campanha “Pelejando por uma eleição mais justa”. A iniciativa foi fruto do trabalho das Assessorias de Comunicação da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5) – órgão do MPF aos qual está vinculado o procurador regional eleitoral de Pernambuco – e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o apoio da Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República e a valiosa colaboração de voluntários.