Conheça os meliprodutos, visite nosso site!
Iraí (Nannotrigona testaceicornis)
É uma abelha que mede cerca de 4 mm de comprimento, apresenta antenas avermelhadas, seu corpo é preto com pelos claros e olhos verdes. Uma colônia de Nannotrigona testaceicornis tem em torno de 2 a 3 mil abelhas. A entrada do ninho é construída com cerume amarronzado, com estrutura semelhante à renda e ela é fechada durante a noite.
Há registros de ocorrência nos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Além do Brasil, a Iraí também é encontrada na Argentina e Paraguai.
Os potes de alimento da Iraí são pequenos, podem atingir 1,5 cm de altura e elas tendem a acumular mais pólen do que mel. Seu mel tem sabor diferenciado, bem fermentado e de cor alaranjada.
Devido à pequena produção de mel esta abelha não é muito criada com este objetivo. Contudo, seu pequeno tamanho, comportamento manso e rusticidade a tornam uma boa opção para quem deseja empregá-la como agente polinizador em estufas ou pequenas plantações, ou mesmo para quem tem interesse em manter um enxame apenas pelo contato com a natureza ou para decoração de uma varanda ou jardim. Uma característica desta abelha que é interessante neste caso é que as operárias fecham a entrada da colmeia à noite, e assim não são atraídas pelas luzes artificiais da residência.